terça-feira, 4 de setembro de 2012

Que droga, a Apple vai lançar o iPhone 5!

Como vocês devem saber, eu gosto muito da Apple e de seus produtos. Nada melhor do que meu avatar para exemplificar isso. Então porque eu estou reclamando do iPhone no título? Calma, vocês vão entender.

Antes de começar a falar sobre o convite liberado pela Apple hoje, vamos ter uma breve aula de matemática e também de história.

Vocês sabem contar, certo? Então vamos lá.

1, 2, 3, 4, 5, 6. Vou parar no 6 porque não precisaremos contar até mais que isso nesse post.

iPhone (conhecido como iPhone Classic ou iPhone 2G) - Primeiro iPhone, anunciado em janeiro de 2007. Vendas começaram em junho de 2007, depois da WWDC.

iPhone 3G - Segundo iPhone. Anunciado em junho de 2008, na WWDC.

iPhone 3GS - Terceiro iPhone. Anunciado em junho de 2009, na WWDC. Por curiosidade, Steve Jobs estava de licença médica.

iPhone 4 - QUARTO iPhone. Anunciado em junho de 2010, na WWDC. O iPad também foi anunciado nesse mesmo ano, em janeiro.

iPhone 4S - Quinto iPhone. Anunciado em OUTUBRO de 2011 em um evento realizado pela Apple em outubro.

Percebam os destaques que eu fiz. O iPhone 4 foi o quarto iPhone. Ele foi o único iPhone cujo nome coincidiu com a geração. Ele é a quarta geração do iPhone, e seu nome é realmente iPhone 4.

Destaquei também o outubro porque vale lembrar que o iPhone sempre foi anunciado na WWDC porque a Apple fazia um evento mais ou menos em março ou abril mostrando um pouco do novo iOS. Porém, em 2011, a empresa não fez esse evento. O software foi apresentado na WWDC e ficou em beta até o lançamento do iPhone 4S em outubro.

Os iPods sempre foram lançados em setembro, mas em 2011 a Apple lançou os iPods junto com o iPhone em outubro.

Porque ocorreu essa mudança de calendário? Porque o primeiro iPad foi apresentado em janeiro de 2010 e começou a ser vendido só em março. A Apple preferiu mudar o anúncio do iPad para março e começar as vendas no mesmo período. 

Por conta desse ajuste do calendário em 2011, não teve o evento do novo software em março. O iOS 5 foi apresentado na WWDC. 

A Apple acabou levando isso para 2012, e esse ano o iPad foi anunciado em março, o iOS na WWDC (em junho) e agora em setembro o novo iPhone será apresentado. Mas setembro sempre foi o mês dos iPods (menos em 2011). Por isso esperamos que a Apple apresente novos iPods em setembro.

Em alguns anos, a empresa fez um evento em outubro para apresentar novos Macs. Nesse ano, esse evento provavelmente será realizado para apresentar os novos iMacs com Ivy Bridge, a não ser que a Apple também apresente os computadores agora no dia 12, o que é improvável.

Continuando com o assunto do nome do iPhone, conheço muita gente que acha que iPhone 2G é o segundo iPhone, apenas por causa do 2. Ele é na verdade o primeiro.

E conheço pessoas que falam: "Ah, eu tenho o iPhone 3". Aí eu pergunto: "3G ou 3GS?". O iPhone 3 de verdade é o 3GS, mas existem pessoas que falam do iPhone 3 como sendo o iPhone 3G. Não existe iPhone 3, essa é a grande verdade.

O iPhone 4S é a quinta geração do iPhone. Ele é a quinta versão do aparelho, e inclusive foi lançado junto com a 5ª versão do iOS.

Logo, o próximo iPhone é a sexta geração. O nome de nenhum iPhone (com exceção do 4) foi correto, ou seja, coincidiu com a geração. Se o próximo iPhone se chamasse iPhone 6, a Apple poderia corrigir o problema da numeração e tudo estaria resolvido.

No início do ano, a Apple não lançou o iPad 3. Ela lancou o "The New iPad". Esperava-se que o iPhone seguisse esse mesmo caminho. O próximo iPhone poderia se chamar "The New iPhone" para acabar com a confusão.

Ninguém tem o MacBook 5 ou o iPod nano 4. As pessoas se referem a esses produtos pela geração (no caso dos iPods) ou pelo ano (no caso dos Macs).

O iPhone é o único produto realmente chamado pelo nome. Não sei porque, os usuários mais leigos simplesmente ignoraram o fato de que o iPhone 4S é o iPhone de quinta geração e chamam o próximo iPhone de iPhone 5.

E isso pegou. Olhe nos blogs de tecnologia, converse com pessoas ao seu redor. Desde o ano passado, quando a Apple não lançou o iPhone 5, todos esperam que o próximo iPhone seja o 5.

Se a Apple tivesse chamado o iPhone 4S de iPhone 5, tudo estaria resolvido. Falariam que as mudanças não foram tantas a ponto de mudar o número. Mas os nomes sempre foram "errados", começa por aí. O iPhone 4S é um iPhone 4 com umas mudanças aqui e ali, mas ele é a quinta geração do aparelho. 

Um nome não importa, mas as pessoas insistem nisso e chamam o próximo iPhone de iPhone 5. Como se o número 5 fosse mudar a humanidade ou algo assim. Mas um nome é só um nome. Se a Apple quisesse chamar o próximo iPhone de iPhone 4SXII Professional Edition, ela poderia sem problemas. O iPhone continuaria sendo um aparelho incrível, apesar do nome bizarro.

Pessoas como eu sempre apostaram que o nome do próximo iPhone seria "The New iPhone", depois que a Apple lançou um iPad com esse estilo de nome.

Porém, eis que hoje a Apple liberou para a imprensa o convite do evento no dia 12/09.


Percebem o 5 refletido? Convites da Apple sempre apresentam ambiguidades e outras pistas malucas. O 5 poderia muito bem significar que o iPhone 5 vem aí. As pessoas chamam de iPhone 5 mesmo, todos esperam pelo iPhone 5. 

Se a Apple chamar o próximo iPhone de iPhone 5, será tudo o que as pessoas querem. O número "4" está na cabeça das pessoas. E como mostra a contagem no início do post, depois do número 4 vem o número 5.

Em termos de marketing, mesmo que o 4S seja o quinto iPhone, não faria muito sentido o próximo número ser um 6, já que as pessoas estão com o número 4 na cabeça. E nesse aspecto do marketing, as pessoas iriam adorar se a Apple lançasse o iPhone que elas esperam. Disso temos certeza: ele vai vender muito, estoques vão acabar, e aquela coisa toda que acontece todos os anos irá se repetir.

No início do ano de 2012, o iPhone fez 5 anos. Em junho, ele fez 5 anos do início das vendas. Ou seja, o iPhone está no 5º aniversário. Logo, o nome iPhone 5 é coerente nesse sentido.

Além disso, o 5 poderia indicar 5 anúncios. iOS 6, OS X 10.8.2 (adicionando integração nativa ao Facebook e correção de bugs), iPhone, iPod (o touch estará na 5ª geração) e iMac ou iPad Mini. Os novos fones comuns da Apple supostamente vazaram e isso poderia muito bem contar como um dos anúncios. Logo, o iPad Mini ficaria para um próximo evento.

Algumas lojas já reportam estoques baixos de iPods nano e iMacs. Logo, faria sentido a Apple lançar esses produtos agora. O iMac precisa ser atualizado para ter os novos processadores Ivy Bridge, lançados pela Intel no início do ano.

Estima-se que o iPod nano ganhe Wi-Fi e Bluetooth. E ele pode virar um relógio que controla algumas funções do iPhone, assim como o Pebble, um sucesso no Kickstarter.

E claro, o 5 poderia indicar também 5 novos recursos que o próximo iPhone teria.

Tudo isso que estou falando são rumores. Nada é certo, só o convite.

Várias imagens do iPhone vazaram por aí. Eu não falo de rumores aqui porque ficar especulando é chato e no fim não leva a nada. Bom mesmo é ver o produto final. Mas a princípio, o aparelho terá uma tela de 4" com a mesma largura da tela atual e terá uma traseira de metal com uma parte talvez de plástico nas antenas em cima e embaixo para minimizar a interferência (assim como aconteceu com o primeiro iPhone).

A entrada de fone ficaria na parte de baixo, o alto-falante aumentaria de tamanho e o  bom e velho conector de 30 pinos reduziria possivelmente para 9 pinos. Com isso, ficaria bem menor e todos os acessórios teriam que ser refeitos.

Enfim, esses são os rumores que circulam por aí mais prováveis e mais confiáveis. A princípio o iPhone será assim. Não se sabe qual será o processador dele.

Eu não vou ficar especulando aqui. O Tecnologite cobrirá o evento ao vivo, e que ele venha logo porque todos estamos bem ansiosos para ver o próximo iPhone.

O Brasil possui uma montadora da Foxconn. Ou seja, talvez o país esteja na primeira ou na segunda leva. As vendas se iniciariam nos EUA no dia 21/09 (a princípio) e ele poderia chegar no Brasil nesse dia ou em outubro. Mas uma coisa é certa: até o dia 24/11 o iPhone será vendido no país.

Vamos esperar por esse evento, que acontecerá no dia 12/09 às 10h no horário local (14h no horário de Brasília) no Yerba Buena Center for the Arts, em São Francisco. Como não será na sede da Apple e será em um lugar bem maior, vem coisa grande por aí! Estamos todos ansiosos! Dia 12, chegue logo por favor!

Fonte: The Loop. Esse post não possui fins publicitários. A imagem pertence aos respectivos donos.

2 comentários:

  1. alguem sabe onde encontro imagens de outros convites de eventos Apple? só pra dar uma olhada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no CNET tem uns bem legais: http://news.cnet.com/2300-27076_3-10011478-1.html

      Excluir