segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Microsoft libera convites para evento de lançamento do Windows 8

Como mostra o Engadget, a Microsoft já liberou os convites para a imprensa para um evento em Nova York no dia 25 de outubro.

Nesse evento, o Windows 8 será finalmente lançado para o público. Ele já passou por diversas versões DP (Developer Preview) e versão RC (Release Candidate), que é a versão mais "cotada" para ser a versão final, já está circulando por aí.

O Windows 8 terá basicamente duas versões: Pro e RT. A versão RT é uma versão mais leve adaptada para tablets (mas ela também possui a parte Aero do sistema) e a versão Pro é uma versão completa do Windows 8, adaptada para computadores.

O Windows 8 marca o início de uma nova era para a Microsoft. Ela conseguiu inovar e trazer um novo conceito de sistema operacional, principalmente em smartphones. O Windows 8 representa a unificação entre os sistemas de computador, smartphone e tablet. E claro, o Windows 8 consolida o ecossistema que a Microsoft está criando.

Eu já falei sobre isso nesse post aqui.

A Microsoft pediu para não chamarem a interface Metro de Metro, agora o nome é "Interface Windows 8", tudo por causa de alguns problemas judiciais.

A interface Aero continua disponível no sistema, claro. Os apps "Metro" chegarão aos poucos. Mas como é uma interface simples, ainda não permite que apps mais complexos possam ser disponibilizados nessa interface.

Ela é simples, porém vários problemas básicos de usabilidade foram sanados, porque ela é muito fácil de ser utilizada.

As maiores reclamações sobre o Windows 8 são: a falta de um menu iniciar e a experiência incompleta que a interface Windows 8 proporciona para desktops, já que desktops não possuem trackpads touch e poucos possuem uma tela sensível ao toque.

Vários usuários avançados estão vendo a falta do menu iniciar como um grande problema, por isso não irão atualizar. Quando o botão Windows do teclado é apertado, o sistema volta para a interface Windows 8. Usuários comuns também estão tendo problemas para transitar entre as duas interfaces, já que essa transição ocorre do nada e não está tão intuitiva assim.

Para solucionar esse problema, a Samsung adicionou o menu iniciar no Windows 8 instalado em seus dispositivos.


Eu creio que é uma questão de costume. E como estamos falando de software, é claro que o Windows pode ser atualizado para sanar esses problemas.

Sobre o problema touch: usuários alegam que usar o Windows 8 com um mouse não é tão "prazeroso". O Windows 8 é claramente feito para telas sensíveis ao toque. Por isso, a interface Aero ainda será amplamente utilizada, principalmente porque consegue comportar programas mais complexos.

Mas a melhoria da interface Windows 8 é uma questão de tempo.

Eu acho que usuários comuns deveriam atualizar para o Windows 8 para se acostumarem com o novo conceito promovido pela Microsoft. A interface Windows 8 melhora muito a usabilidade em vários aspectos. Já que é possível baixar apps, esses apps podem facilitar a vida de muitas formas.

Usuários avançados ainda não deverão atualizar para o Windows 8, já que há uma inconsistência no trânsito entre as interfaces e a interface Windows 8 ainda não consegue suportar programas tão complexos.

Vale lembrar que uma nova versão do Internet Explorer vai chegar com o Windows 8. E apesar de ser o Internet Explorer, essa nova versão está bem melhor, de acordo com usuários testando o Windows 8.

Enfim, o evento da Microsoft acontece dia 25 de outubro em Nova York e o Windows 8 finalmente chegará ao público. E você ficarão informados sobre o que irá acontecer nesse evento. Fiquem ligados!

Esse post não possui fins publicitários. A imagem utilizada pertence aos respectivos donos. Qualquer marca registrada mencionada no post pertence aos respectivos donos.

0 comments:

Postar um comentário