quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O que está acontecendo na IFA 2012?

IFA é uma feira anual de tecnologia, assim como a CES, em que as principais empresas anunciam seus produtos. É basicamente a última chance do ano que as empresas possuem para anunciar um produto com uma certa visibilidade.

A IFA acontece em Berlin, e várias empresas anunciaram gadgets muito interessantes. A grande aposta das empresas são gadgets híbridos. Gadgets que sejam tablets e smartphones ao mesmo tempo ou que sejam tablets e notebooks ao mesmo tempo.

Esse post é grande, tenha paciência.

A Microsoft apresentou o Surface com a proposta de ser um tablet e um notebook ao mesmo tempo. Aproveitando que o Windows 8 será lançado em outubro, várias empresas seguiram a tendência lançada pela Microsoft e lançaram tablets-notebook que suportam o Windows 8.

Vamos começar com a conferência da Samsung. Antes de anunciar a linha ATIV para Windows, a empresa anunciou o Galaxy Note II. Ele tem uma S-Pen, tela de 5,5", processador 1,6GHz quad-core Exynos.

Galaxy Note II - Fonte da imagem
A tela tem uma resolução de 1280x720 e é Super AMOLED. A Samsung diminuiu a intensidade da matriz PenTile, mas a tela ainda não tem a qualidade de uma tela com IPS da LG ou da tela do HTC One X.

PenTile é uma "tecnologia" em que cada pixel apresenta apenas dois subpixels, e não 3 (RGB). Por isso, quando uma tela assim é vista mais de perto, a qualidade das cores não fica muito boa e a imagem não apresenta uma qualidade excelente no geral. O Galaxy SIII também tem PenTile.

Comparação entre a tela do Note II e do One X - Fonte da imagem
O Note II vem com uma câmera de 8MP, 2GB de RAM, bateria de 3100mAh e está disponível nas cores branco e cinza.

A Samsung anunciou também a Galaxy Camera. É uma câmera portátil que roda o Android Jelly Bean, uma tela de 4,8" HD, processador quad-core a 1,4GHz, Wi-Fi, 3G, 4G e suporta cartões microSD.

Ela aceita cartões SIM no formato Micro SIM. A câmera possui zoom óptico de 21x, 16MP e possui algumas coisas interessantes no software, que agrupa fotos em pastas, mostra as fotos ruins para serem deletadas, marca automaticamente as caras das pessoas. A câmera possui uma função que cria uma imagem única a partir de várias fotos de um grupo de pessoas. Nessa função, a câmera escolhe a melhor exposição da cara de cada pessoa e monta uma única foto.

Enfim, é uma câmera boa rodando um bom software, sendo alimentada por um bom hardware e apresenta uma boa conectividade.

Galaxy Camera - Fonte da imagem

A linha Ativ da Samsung é a linha para o Windows 8.

O Ativ S é um smartphone com uma tela de 4,8" HD (720p). Possui um processador dual-core operando a 1,5GHz, câmera traseira de 8MP e câmera frontal de 1,9MP. Mede apenas 8,7mm de espessura, 1GB de RAM, disponível em 16 ou 32GB e suporta cartão microSD. A bateria é de 2300mAh e o botão Windows é físico. A traseira é de alumínio escovado e ele tem NFC.

Samsung Ativ S - Fonte da imagem
A Samsung anunciou dois tablets com Windows 8: o Ativ Smart PC e o Smart PC Pro. Ambos os tablets possuem uma tela de 11,6", vêm com um teclado acoplável, suportam a S-Pen e o multitouch suporta 10 dedos. A tela de ambos é Full HD. O Smart PC virá com um processador Atom e o Smart PC Pro virá com um processador i5.

Samsung Smart PC Pro - Fonte da imagem
A Acer anunciou o Aspire S7, um ultrabook para rodar o Windows 8. A tela obviamente é sensível ao toque e é capacitiva. Ele possui uma resolução de 1920x1080 e tela de 11". Ele é muito fino e leve.

A HP anunciou o Envy x2. Ele é um híbrido entre notebook e tablet, possui uma tela de 11,6", câmera frontal HD, câmera traseira de 8MP, Beats Audio, NFC, SSD de 32 ou 64GB e suporta um stylus opcional. A tela tem uma resolução de 1366x768.

A Sony anunciou uma TV 4K, um novo tablet Xperia S, três novos smartphones Xperia, uma câmera mirrorless, um "computador-mesa" e um híbrido entre tablet e notebook.

O Xperia Tablet S roda Android 4.0 e é à prova d'água. Ele tem um processador Tegra 3. Ele pode ser usado como controle remoto universal. Ele tem um modo para convidado, onde é possível escolher quais apps e configurações estarão disponíveis. É possível comprar um teclado como o do Surface por US$99,99. Ele será lançado no dia 7 de setembro e está disponível em modelos de 16 32 ou 64GB.

Sony Xperia Tablet S - Fonte da imagem

A Sony também anunciou três novos smartphones Xperia. O Xperia T, o Xperia V e o Xperia J. O T possui uma tela de 4,6", processador dual-core a 1,5GHz, câmera de 13MP e roda Android 4.0.4 mas a Sony prometeu um update para o Jelly Bean. A Sony declarou que o Xperia T será o smartphone do James Bond no próximo filme.

Xperia T - Fonte da imagem

O Xperia V é resistente à água e possui a mesma câmera e o mesmo processador do Xperia T. O modelo V possui uma tela de 4,3".

O Xperia J é um modelo mais básico com uma câmera de 5MP e uma tela com resolução de 854x480.

A câmera anunciada pela Sony é uma mirrorless compacta (vou explicar sobre a tecnologia mirrorless em outro post) com Wi-Fi e 16.1MP, além de um sistema de foco aprimorado. É possível gravar vídeos 1080p a 60fps.

O Vaio Duo é um ultrabook híbrido (ou seja, a tela é sensível ao toque) com um teclado retroiluminado deslizável. Ele possui uma tela Full HD, opções de 4 ou 8GB de RAM e SSD de 128 ou 256GB. Ele suporta apenas o Windows 8 Pro e é possível escolher entre um i3, i5 ou i7.

O Vaio Tap 20 é um tablet com 20 polegadas que roda Windows 8. A tela tem uma resolução de 1600x900. Ela lembra um pouco a Microsoft Surface (a original mesmo, aquela coisa gigante). É possível escolher entre Intel i3, i5 ou i7, 4 ou 8GB de RAM, armazenamento até 1TB e a placa de vídeo é uma Intel HD Graphics 4000.

Sony Vaio Tap 20 - Fonte da imagem

Wow! Quanta coisa foi anunciada nessa IFA! As empresas estão realmente apostando em gadgets híbridos, parece que a Microsoft inaugurou uma boa categoria com o Surface, que pode ser muito explorada pelas outras empresas. E como a Microsoft estabeleceu que esse modelo híbrido é o modelo de tablet para o Windows 8, as fabricantes vão atrás e desenvolverão gadgets nesse sentido.

Foram muitos lançamentos e a IFA ainda não acabou, mas esses provavelmente são os anúncios mais importantes de toda a feira.

Certamente estamos babando por todos esses gadgets e loucos para vermos isso tudo pessoalmente. A maioria deles será lançada em outubro, já que o Windows 8 será lançado em outubro.

Esse é um outro fator a se observar: as empresas estão focando no Windows 8, já que é a próxima versão do sistema mais popular do mundo e está quase para ser lançado. Logo, ele precisa de gadgets adaptados a ele, já que o sistema prioriza uma experiência de uso baseada no toque e não simplesmente no mouse e no teclado.

Enfim, os gadgets anunciados até agora estão muito interessantes. Não vejo a hora de poder brincar com eles! De qual você mais gostou?

Esse post não possui fins publicitários. Qualquer marca registrada mencionada pertence aos respectivos donos. As imagens pertencem aos respectivos donos.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir