quinta-feira, 5 de julho de 2012

NHK realiza primeira transmissão 8K no Japão

Como mostrado no Engadget, a empresa NHK conseguiu fazer a primeira transmissão bem sucedida de sinal de TV em resolução 8K no mundo.

Para quem não sabe, a resolução 8K é 7,680 x 4,320. O sinal em alta definição (HD ou Full HD) mal chegou no Brasil e no Japão já estão transmitindo em 8K!

O sinal foi transmitido por 4,2 kilômetros sem problemas, e a NHK usou dois canais UHF para realizar a experiência.

A empresa usa uma tecnologia conhecida como Super Hi-Vision e já fez outras experiências com esse tipo de sinal no ano de 2010. Na ocasião, o sinal foi transmitido do Reino Unido ao Japão a 24Gb/s.

Para essa tecnologia chegar ao Brasil ainda vai demorar muito tempo. TVs em 4K estão começando a aparecer agora nos países desenvolvidos, e elas certamente chegarão aqui por um preço muito alto inicialmente.

Se o 4K vai demorar para se popularizar, que dirá o 8K! No Japão a coisa acontecerá um pouco mais rápido, mas não pense em ver essas resoluções enormes tão cedo no Brasil.

Esse evento realizado pela NHK foi apenas uma experiência e vai demorar para a tecnologia chegar efetivamente ao mercado. Vale lembrar que algumas TVs 8K foram anunciadas na CES 2012, mas os preços são altíssimos e não há conteúdo disponível nessa resolução.

O 4K está bem mais acessível do que o 8K. Se você tiver um computador bem potente e uma velocidade de internet realmente rápida, você pode conferir nesse post antigo do Tecnologite alguns vídeos 4K existentes no YouTube. E se você pesquisar por 4K no YouTube é possível encontrar alguns outros vídeos nessa resolução.

Por enquanto, o mundo vive a era do Full HD. Porém, em breve essas resoluções maiores (4K e 8K) chegarão efetivamente ao mercado. Ainda vai demorar, mas aguardamos ansiosamente por isso!

0 comments:

Postar um comentário