quinta-feira, 7 de junho de 2012

[EXCLUSIVO] Google revela Mapas em 3D - Brasília é uma das primeiras cidades

O Google realizou uma apresentação na quarta-feira mostrando as principais novidades do Google Maps. Agora o usuário pode ver as cidades através de imagens tridimensionais capturadas por aviões do Google e em breve o aplicativo terá um cache offline em smartphones.
Imagens: Google Maps

As imagens tridimensionais foram capturadas em 45º por aviões. O Google aprimorou o processo de renderização de imagens, o que faz com que as imagens fiquem realmente impressionantes. Por isso, o modo 3D atual no Google Earth também será substituído pelo novo modo tridimensional.

A empresa revelou que os carros usados para o Street View já percorreram mais de 8 milhões de quilômetros e eles já capturaram algo em torno de 20 petabytes de imagens. Isso é igual a cerca de 20 milhões de gigabytes. Nossa, quanta informação!

Sobre o cache offline: o usuário poderá carregar uma parte do mapa para usar quando não estiver conectado à internet. É semelhante a um aplicativo de mapas offline, mas o usuário não poderá colocar todo o mapa em cache, a princípio.

O Google Earth possui imagens em alta resolução de aproximadamente 75% da Terra. Além disso, o Google desenvolveu uma bolsa chamada Street View Trekker. Nessa bolsa cabe todo o equipamento utilizado na captura de imagens do Street View.

O Google ressaltou que esse serviço de mapas pode ajudar em vários casos. Um bom exemplo aconteceu quando o Google ajudou uma tribo indígena na Amazônia a mapear seu território para preservar sua cultura. A empresa colocou as batalhas dessa tribo nos mapas.

O programa Map Maker, que permite que os usuários editem os mapas, será expandido para o Egito e para a África do Sul.


mais interessante para os usuários é certamente a dos mapas em 3D. Em nossos testes, os mapas estão disponíveis em Roma. O leitor Andrei observou que eles também estão disponíveis em Brasília.
Imagens: Google Maps
Pelo nossos testes não existe o recurso 3D em New York, Tóquio, Paris, São Paulo, Rio de Janeiro, enfim! Porém o mais estranho é que existe em Brasília. Logo, o Brasil é um dos primeiros países a receber um recurso super legal!

Para conferir o recurso no Coliseu ou em Brasília, acesse o site do Google Maps.

A experiência é muito boa! Poder ver imagens tridimensionais do mundo é bem melhor, a noção de espaço fica muito mais aprimorada. Essas imagens são bonitas de se ver e certamente a tridimensionalidade em mapas é o próximo passo para a geolocalização em aparelhos eletrônicos no geral.

Veja mais informações sobre a apresentação do Google no TechCrunch.

Logo abaixo estão incorporados dois vídeos da empresa. No primeiro, a tridimensionalidade dos mapas é mostrada e o segundo vídeo mostra a importância dos mapas para a humanidade e os benefícios que a tecnologia traz para os mapas.



Esse post não possui fins publicitários. Qualquer marca registrada mencionada no post pertence aos respectivos donos e não foi utilizada para fins publicitários. Os vídeos incorporados no post pertencem aos respectivos donos e não foram utilizados nesse post para fins publicitários.

0 comments:

Postar um comentário