sexta-feira, 25 de maio de 2012

O que é Li-Fi?

O Wi-Fi que você conhece acontece porque um cabo é conectado do modem ao roteador. O roteador então transmite o sinal da internet sem a necessidade de fios, e os computadores possuem receptores que reconhecem esse sinal. Com isso, seu aparelho se conecta a internet sem a necessidade de fios.

Como mostrado no Reg Hardware, alguns especialistas acreditam que o futuro da conexão sem fios seja o Li-Fi. "Li" tem a ver com light (luz).

Ou seja, o Li-Fi é uma conexão baseada na luz. Como isso funciona? Uma lâmpada seria ligada e desligada tão rapidamente a ponto de o olho humano não conseguir perceber o "pisca-pisca". Um detector transformaria essa luz em informações, e isso "geraria" a internet para os aparelhos. A imagem abaixo explica melhor como isso funcionaria:


Essas lâmpadas não poderiam ser lâmpadas comuns. Graças ao desenvolvimento tecnológico, hoje temos lâmpadas de LED. Como o LED suporta esse ligamento e desligamento excessivo de uma forma bem melhor que lâmpadas fluorescentes ou incadescentes, ele seria utilizado.

Em um futuro próximo, lâmpadas de todo o mundo serão LED. Além de consumirem menos energia, elas podem iluminar mais, dependendo da situação. A lâmpada do Li-Fi seria uma lâmpada LED um pouco adaptada. Inicialmente ela teria um preço alto, mas com a popularização dessa tecnologia, os preços iriam cair.

Se pensarmos que existem lâmpadas em praticamente qualquer lugar, poderia existir internet sem fio em qualquer lugar. Escolas, hospitais, aeroportos, aviões, casas, construções variadas, no meio da rua (por causa dos postes). Enfim, a internet poderia finalmente existir em quase qualquer lugar. A utilização dessa tecnologia poderia ser muito ampla.

E luz é luz, ou seja, não estaria submetida à regulação por parte de agências reguladoras dos governos de todo o mundo porque uma empresa não precisaria ocupar uma banda específica de frequência. Tudo seria apenas luz, e luz não ocupa uma frequência de rádio.

Enfim, a Li-Fi seria algo benéfico para todos. Ela é utilizada atualmente para fazer comunicações embaixo d'água. A Toshiba realiza alguns testes com essa conexão mas a velocidade mal chega a 1,2kbps.

Essa tecnologia ainda precisa ser aprimorada para ser utilizada amplamente no mundo. Mas ela já existe e está aos poucos recebendo investimentos. Em breve, ela provavelmente será a conexão sem fio padrão no mundo!

Confira um vídeo sobre a Li-Fi abaixo:



Esse post não possui fins publicitários. As imagens e vídeos utilizados no post não foram utilizados para fins publicitários e pertencem aos respectivos donos. Qualquer marca registrada mecionada no post pertence aos respectivos donos e não foi utilizada para fins publicitários.

0 comments:

Postar um comentário