sábado, 19 de maio de 2012

IPO do Facebook não acontece com tanta euforia

No dia 18 de maio, o Facebook abriu o seu capital. Apesar de isso poder ser o início do que muitos acham ser a próxima bolha da internet, é um acontecimento importantíssimo até para o futuro de várias empresas.

Uma IPO geralmente é muito eufórica. As ações sobem muito.

O preço individual de uma ação do Facebook abriu hoje a US$38,00. O pregão fechou com a ação valendo US$38,23. Isso coloca o valor do Facebook em 104,6 bilhões de dólares.

Pelo que parece, o mercado passou a aprender com as crises e viu que não valia a pena causar essa bolha. Algumas empresas provavelmente vão falir daqui pra frente, mas acho que não será como a bolha de 2000. 

Ainda assim, é bom ter cuidado. E os investidores já aprenderam e essa IPO do Facebook foi calculada perfeitamente para que o 1º dia não fechasse em desvalorização e também para que a ação não valorizasse muito a ponto de preocupar alguém com uma possível bolha.

Não se sabe nem se essa bolha existe ou se ela irá estourar algum dia. Se ela existir, é claro que vai estourar, mas por enquanto o mercado segue "normal". As empresas menores que querem abrir o seu capital não foram desencorajadas e certamente estão mais otimistas com relação à bolha. É evidente que existe uma valorização, mas ainda não é uma bolha generalizada a ponto de causar uma boa crise no mercado.

A média de valorização das ações no dia da IPO é de 18%, de acordo com um professor que foi citado no Mashable. O Facebook valorizou 0,61%. Mas existem alguns motivos para isso, de acordo com o próprio Mashable.


O preço das ações foi estabelecido corretamente. Geralmente no dia da IPO o preço das ações é colocado lá embaixo para que ocorra uma valorização excessiva no primeiro dia, causando a entrada de mais investimentos nos outros dias. 

O preço foi o "correto", então é como se o Facebook operasse normalmente e não estivesse numa euforia sem controle. Por isso, o andamento das negociações foi moderado e parecido com o de empresas normais.

A própria NASDAQ também pode ser a culpa de uma valorização baixa. As ações começaram a ser vendidas 30 minutos depois do planejado, e no início do pregão os investidores tiveram dificuldades nas negociações.

Além disso, rumores sobre a saída da GM das publicidades do Facebook podem ter abalado um pouco o preço das ações porque os investidores tiveram mais cautela ao investir na empresa, já que a GM é uma empresa bem significativa em termos de receita.

As ações podem estar valendo mais do que realmente valem. E no ano de 2011, apenas 3 empresas de tecnologia que fizeram IPOs fecharam o ano com o preço acima do preço original de abertura. Essa informação também pode ter causado um certo pessimismo nos investidores.

Considerando esses fatores, foi uma abertura justa. Se as ações fechassem em queda logo no 1º dia seria um pouco preocupante. Também seria preocupante se elas fechassem em uma fortíssima alta. Poderiam ter subido mais um pouco, mas com tantos pessimismos, até que o Facebook se saiu bem em seu 1º dia de bolsa de valores.

E agora, como qualquer empresa, as ações iram cair, subir, supervalorizar, desvalorizar... e esse é o mercado de ações! O importante é que o Facebook irá receber uma série de investimentos. E a empresa precisa tirar receita de algum lugar, porque não é possível aumentar muito a receita apenas com publicidade.

O Facebook terá que procurar uma outra forma de gerar receita. Vamos aguardar para ver se ele encontra.

Enfim, a IPO do Facebook encorajará empresas menores a abrirem seu capital e o Facebook irá lucrar com sua abertura, certamente. Além disso, essa IPO pode significar o início de uma bolha, iremos descobrir com o tempo. Quando algo estourar, é porque a bolha existe!

Então vamos ficar ligados nas ações do Facebook e esperamos que uma bolha não surja, porque várias empresas de tecnologia que poderiam falir por causa dela são muito interessantes e importantes hoje em dia.

Eu só recomendo uma coisa: compre ações do Facebook. Mas não sou responsável por sua perda de dinheiro, caso ela aconteça.

Cuidado com o mercado de ações! Use-o com cautela. Se você souber aproveitar, pode lucrar muito. Mas podem ocorrer perdas substanciais de capital também.

Enquanto isso, quem está rindo pro mundo agora é o Zuckerberg...

Qualquer marca registrada mencionada no post pertence aos respectivos donos e não foi utilizada para fins publicitários.

0 comments:

Postar um comentário