A Lytro é uma câmera anunciada no ano passado, foi mostrada na CES desse ano e já começou a ser vendida.
Porém, ela não é uma câmera comum. Aliás, ela pode revolucionar completamente o segmento de câmeras digitais porque ela possui uma funcionalidade bem interessante.
Antes de mais nada, recomendo o entendimento da Língua Inglesa para entender o vídeo e os links presentes nesse post.
O propósito dessa câmera não é o de tirar fotos para impressão ou simplesmente visualização no computador. O que essa câmera propõe é o compartilhamento de fotos. De acordo com a empresa, essas fotos seriam "vivas".
Vamos explicar como a câmera funciona para que isso seja entendido melhor. A Lytro captura todo o campo de luz de uma imagem instantaneamente. Em outras palavras, toda a luz presente na imagem é capturada de todas as direções, e é justamente isso que permite alterar o foco depois que a foto foi tirada. Entenda um pouco mais sobre o funcionamento da câmera aqui.
Depois de tirar a foto, o usuário pode ajustar o foco onde ele quiser. O usuário pode colocar o foco em algo mais perto ou mais longe, e a foto fica com uma sensação real de profundidade.
A câmera não é espetacular em termos de lente ou até mesmo de megapixels, mas a capacidade de poder ajustar o foco em qualquer lugar da imagem é simplesmente sensacional. A fotografia fica realmente viva. Várias coisas acontecem em uma foto, e o foco normalmente está em apenas uma delas.
O foco continuará em apenas uma delas, mas ele poderá ser mudado para onde o usuário quiser. O foco não precisa necessariamente estar em algo estabelecido anteriormente. Se a foto mostrar mais de um acontecimento interessante, o foco poderá ser qualquer um deles.
Após a transferência da foto para o computador, o usuário poderá ajustar o foco antes de exportar a imagem como JPG e compartilhá-la no próprio site da Lytro ou em redes sociais.
Por enquanto, essa câmera só é compatível com Macs. Macs são computadores muito utilizados por vários fotógrafos e/ou amantes da fotografia e essa câmera é realmente voltada para essas pessoas. Ela ainda não tem o propósito de ser popular, por isso não é compatível com Windows.
É claro que existem fotógrafos ou amantes da fotografia que utilizam o Windows. Mesmo assim, uma boa parte desses profissionais utiliza Macs.
Mas a compatibilidade com o Windows existirá, de acordo com a própria empresa. É tudo uma questão de tempo.
A Lytro está disponível em 3 modelos. 2 deles possuem 8GB de armazenamento (350 fotos) e existem nas cores grafite ou azul. O modelo de 8GB custa US$399. O modelo de 16GB (750 fotos) está disponível na cor vermelha e custa US$499.
Como vocês observam pelo preço do produto, pela sua funcionalidade e até pela sua compatibilidade, é um produto realmente de nicho. Ainda não é algo para revolucionar o mercado em vários segmentos e etc. Acho que a empresa está fazendo uma experiência.
Se der certo, essa tecnologia poderá até mesmo ser licenciada para fabricantes de câmeras e/ou smartphones. É uma tecnologia bem interessante. Nas mãos de pessoas criativas, podem existir fotos realmente vivas.
O produto possui um "modo criativo". Nele existem opções avançadas com relação ao foco, para que as fotos fiquem ainda mais bem trabalhadas. A câmera também possui um slider de zoom que certamente ajuda em algumas fotos. O zoom é óptico de 8x.
A câmera possui uma tela sensível ao toque e não grava vídeos. Quando uma imagem é exportada como JPG, ela fica com pouco mais de 1MP. Por isso, essas fotos não servem para impressões ou trabalhos mais complicados de edição. O propósito dessas fotos está no compartilhamento com os amigos, seja por meio da câmera ou por meio das redes sociais. É possível realizar trabalhos realmente interessantes explorando o foco e a profundidade de campo.
A Lytro não possui flash. Essa tecnologia de absorver o campo de luz como um todo já foi difícil de implementar e a empresa não gosta de como o flash atua nas câmeras convencionais hoje em dia. Por isso, eles ainda não implementaram flash, mas trabalharão nisso.
Aos curiosos, o formato da foto é o LFP. Além da cor e da intensidade da luz, esse formato captura a direção da luz e converte essas informações todas em uma "foto 2D imersiva", sendo possível alterar o foco depois que o arquivo está pronto.
A empresa promete algumas melhorias bem legais. A melhor promessa é a capacidade de visualizar fotos em telas 3D. Essas fotos são naturalmente tridimensionais, já que a profundidade de campo é intensa. Mas isso é algo para tempos futuros, que será implementado nas câmeras com o tempo.
Essa câmera se tornará realmente importante com o tempo, e poderá revolucionar de fato o mercado de fotos digitais. Ela é certamente um grande passo na maneira como a interação com as fotos se dá atualmente. Tudo isso poderá mudar. As fotos poderão representar momentos mais vivos e não simplesmente estáticos, sem vida.
Confira algumas fotos da câmera aqui. É possível brincar com o foco para entender melhor a ideia.
Enfim, a Lytro parece ser uma excelente câmera. Nas mãos certas, fotos incríveis podem surgir. A câmera é vendida apenas nos EUA por enquanto, mas em breve ela deverá ser vendida em outros países.
Vamos aguardar pela popularização dessa câmera então. Enquanto isso, assista ao vídeo abaixo, mostrando uma breve utilização da câmera:
Esse post não possui fins publicitários. A imagem utilizada pertence aos respectivos donos e não foi utilizada para fins publicitários. O vídeo pertence aos respectivos donos e não foi utilizado para fins publicitários. Quaisquer marcas registradas mencionadas no post pertencem aos respectivos donos e não foram utilizadas para fins publicitários.
0 comments:
Postar um comentário