segunda-feira, 23 de abril de 2012

Sony anuncia mídias ópticas que suportam até 1,5TB de dados

A Sony anunciou o Optical Disc Archive.

Esse produto consiste em um drive que se conecta no computador através de USB 3.0. A mídia física que entra nesse drive é uma espécie de "mini-disco" ou "cassete", que suporta de 300GB de armazenamento a 1,5TB.

Para concretizar um pouco, em 1,5TB é possível armazenar 30 discos Blu-Ray de 50GB cada.

A Sony não revelou preço nem velocidades de leitura e gravação. O produto possui data de lançamento prevista para o outono (no Hemisfério Norte) desse ano.

Esse produto é voltado para um certo nicho do mercado. Essas mídias não são muito práticas, mas para algumas pessoas vale a pena transportar um grande volume de dados nesse espaço. Esses cassetes seriam mais "robustos" que HDs externos. Por isso, algumas pessoas que colocam seus Pen Drives e HDs externos em risco deveriam considerar esse Optical Disc Archive. Além disso, esse produto é uma ótima forma de backup de dados como músicas e vídeos.


E é bem melhor gravar 30 Blu-Rays em uma coisa só do que gravar 30 Blu-Rays separadamente. Esses "cassetes" condensam uma boa quantidade de dados em um espaço teoricamente pequeno.

Enfim, saiba que não é um produto para qualquer um. Apenas pessoas com necessidades específicas precisam comprar isso. Na maioria dos casos, um bom HD externo de 1TB já resolve.

Caso você precise disso, aguarde um pronunciamento da Sony quanto à velocidade de leitura e gravação e quanto ao preço.

Estima-se que o preço será um pouco salgado. Mas esse produto é voltado para um nicho específico do mercado, e existem pessoas dispostas a pagar.

Vamos esperar por mais detalhes do produto. A princípio, ele deverá ser o mesmo fracasso que os MiniDiscs, já que ambos são produtos de nicho e não foram feitos para serem vendidos aos montes.

Qualquer dúvida, contate o Tecnologite!

A imagem utilizada no post pertence aos respectivos donos e não foi utilizada para fins publicitários. Qualquer marca registrada mencionada no post pertence aos respectivos donos e elas não foram utilizadas para fins publicitários. Fonte: aqui.

Um comentário: