Finalmente um post de games aqui no blog! E o primeiro deles vai ser sobre uma grande franquia de jogos: SimCity. Para quem não sabe, SimCity é um jogo em que você é um prefeito e tem que manter a ordem em sua cidade. Você promove o crescimento, a população aumenta e você tem que manter todos felizes.
Por essa ótica, o jogo parece bem fácil, no entanto as variáveis que são aplicadas no jogo podem mudar radicalmente sua jogabilidade. Por exemplo, você pode ter uma cidade sem rio ou mar, então você não conseguirá aumentar o número de exportações e ficará limitado em algumas ações. Ou você pode ter sua cidade em um terreno acidentado e será muito caro melhorar os aspectos de eficiência energética e transportes.
Na maior parte das vezes, o jogador é afetado pelo terreno. Porém, os desastres podem estragar seu jogo. Por exemplo: você tem uma cidade legal, totalmente baseada nos portos. Você joga sem preocupação, a criminalidade é baixa, há um grande volume de comércio, etc. Aí vem um tsunami e abala sua cidade. Se você não salvou, perdeu todo o seu progresso.
![]() |
SimCity 3000, uma cidade sob desastre |
A complexidade por trás desse jogo impressiona, principalmente porque até os mínimos detalhes influenciam. Você tem responsabilidades sobre cada ação em sua cidade. Da economia à criminalidade e até mesmo sobre a poluição. O nível de satisfação de sua população é muito importante também, pois somente com isso você poderá "avançar" no jogo. Mas o jogador sempre foi limitado ao que sua cidade poderia oferecer. E o que muda no novo jogo, que tem previsão de chegada em 2013, é justamente a falta de limites!
Uma das coisas que os próprios desenvolvedores falam é que o jogo sempre foi limitado em alguns aspectos da cidade em si. Se você enfrenta problemas de eficiência energética, não tem como avançar. Se você enfrenta problemas de terreno acidentado, não tem como avançar. E isso também ocorre porque você nunca poderia criar parcerias com outra cidade para poder melhorar em algum aspecto. A exemplo da própria realidade, em que o Brasil é parceiro com o Paraguai em Itaipu para a distribuição de energia.
Mas tudo isso muda, como você pode ver no vídeo acima. No trailer de anúncio, se você não prestar atenção, não irá perceber que na verdade são duas cidades que acabam enfrentando um problema energético (ou "apagão"). Os cidadãos vão às ruas reclamar, então você pensa: "como resolver o problema?" Simples! Cada cidade divide parte de seus recursos na criação de uma usina termonuclear que gera energia para as duas. Brilhante!
O jogo agora é multijogador!
Nesse vídeo comentado (em inglês), os próprios desenvolvedores explicam cada fator do jogo e que o aspecto multijogador pode influenciar no avanço de sua cidade. Você poderá realizar parcerias ou resolver desavenças com seus "colegas prefeitos", mas não poderá iniciar guerras, pois a ideia do jogo é que todas as cidades pertençam a um só Estado.
Como vocês podem observar, são as maiores mudanças que o jogo já sofreu. Agora, graças às possibilidades ilimitadas, a falência de sua cidade é praticamente impossível!
A previsão é que esse jogo chegue em 2013 e sua disponibilidade seja apenas na Origin, visto que o jogo só poderá ser jogado com uma conexão à internet para evitar pirataria e seu aspecto multijogador não seja perdido.
Para mais informações sobre o jogo, não esqueça de visitar o site oficial e ficar ligado aqui no blog, seguindo o nosso perfil no Twitter e curtindo nossa página no Facebook. E para coisas menos noticiosas e mais opinosas siga o meu perfil @MarcOlle no Twitter!
As imagens e vídeos pertencem aos respectivos donos e não foram utilizados para fins publicitários. As marcas registradas mencionadas no post não foram usadas para fins publicitários e pertencem aos respectivos donos.
0 comments:
Postar um comentário