Como a empresa havia prometido, o Windows 8 Consumer Preview seria liberado no fim de fevereiro. E isso realmente aconteceu
Consumer Preview é na verdade um nome sofisticado para "beta público". O sistema pode ser testado por qualquer consumidor para que bugs sejam encontrados a fim de que o sistema passe por ajustes antes do lançamento final.
A própria Microsoft declarou no blog oficial do Windows que o sistema ainda sofrerá modificações e isso é uma prévia aos consumidores para que eles já se acostumem com o novo sistema.
Em 24 horas, o software atingiu mais de um milhão de downloads. Ou seja, existem várias pessoas testando o Windows 8 para que ele seja liberado sem bugs graves.
O Windows 8 pretende mudar a maneira de utilização do Windows. A interface dos sistemas desktop e mobile será unificada. Com isso, uma pessoa não terá dificuldades ao usar vários aparelhos diferentes ao longo do dia.
Tudo começa com a interface Metro. Metro é a interface presente no Windows Phone 7 e consiste em vários blocos dinâmicos com informações.
Esses blocos podem mostrar informações sobre clima, novos emails, novos tweets, etc. Eles se modificam constantemente, dando ao sistema uma ideia de dinamismo.
Vale lembrar que a interface Aero (interface convencional do Windows 7) continua lá para quem quiser utilizá-la. A arquitetura do sistema não mudou, existe todo o Windows por trás. A "porta de entrada" ficou mais bonitinha para deixar o sistema mais amigável.
![]() |
Logo oficial do Windows 8. |
Além disso, alguns apps básicos podem ser usados na interface Metro, o que economiza um bom tempo. O usuário só precisa entrar na interface Aero para executar tarefas mais complexas. Existem apps específicos para a interface Metro, mas qualquer programa para Windows pode ser rodado normalmente pela interface Aero.
Os apps Metro no Consumer Preview são gratuitos, mas futuramente o usuário poderá comprar apps e até testá-los antes de comprar.
O sistema possui uma forte integração com o Bing. Os mapas, as informações de clima, de bolsas de valores e o próprio IE10 pegam os dados do Bing. O Google que se cuide, ele poderá perder muito mercado com isso!
O sistema vem com o Internet Explorer 10, que promete uma navegação na web realmente rápida e um ótimo suporte ao HTML5. Além disso, o Windows 8 possui um gerenciador de tarefas melhorado e um painel de controle aprimorado. Ele será atualizado automaticamente por padrão.
O Windows 8 possui diversos aprimoramentos na segurança e já vem com o Windows Defender.
Além disso, a Microsoft quis provar que ele pode ser usado em qualquer dispositivo. Por isso, durante a apresentação dele na MWC, a Microsoft mostrou o sistema rodando em diversos tamanhos de telas, inclusive em uma tela de 82 polegadas.
Enfim, o Windows 8 será um sistema muito bem-vindo, com boas melhorias em relação ao 7. Se você quiser baixar a nova versão beta do sistema, clique aqui. Faça um backup de seu computador antes e instale o Windows 8 em uma partição diferente da do seu atual sistema. Os requisitos mínimos são quase os mesmos do Windows 7:
- Processador com 1GHz, 32 ou 64 bits
- 1GB (32 bits) ou 2GB (64 bits) de memória RAM
- 16GB (32 bits) ou 20GB (64 bits) de espaço livre no HD
- Placa de vídeo compatível com DirectX 9 e WDDM 1.0
- Tela com suporte a multi-touch
O Windows continua sendo o Windows, a diferença é que a fachada dele está mais bonita e isso certamente oferecerá uma excelente usabilidade, simplificando muito algumas tarefas.
O Windows 8 será um sistema muito importante. Como falei, ele unificará a interface dos dispositivos. Isso quer dizer que tablets com Windows 8 podem sair até o fim do ano ou em 2013.
A interface Metro é feita para dispositivos com tela sensível ao toque. Algumas pessoas relatam que não é tão bom utilizar a Metro com um mouse e um teclado. Uma boa parte da experiência é perdida, já que a interface foi pensada para as telas sensíveis ao toque.
Ainda assim, existem os cantos da tela que proporcionam acesso fácil a algumas funções. Não deve ser tão ruim utilizar a Metro com um mouse e um teclado, tudo é uma questão de costume.
Clique aqui para ser direcionado ao site da Microsoft com um vídeo do Windows 8, o qual não é possível incorporar nesse post.
Esse post não possui fins publicitários. A imagem utilizada pertence aos respectivos donos e foi utilizada para fins meramente ilustrativos. Qualquer marca registrada mencionada no post pertence aos respectivos donos e não foi utilizada para fins publicitários.
0 comments:
Postar um comentário