domingo, 18 de março de 2012

O que é MindFinder? Busca de imagens por desenhos

Você pode se perguntar: "Como assim pesquisar imagens desenhando?" E a resposta é muito simples, uma imagem vale mais que mil palavras. A nova ferramenta da Microsoft é uma inovação no quesito pesquisa e tem de tudo para dar certo.



A ideia por trás do MindFinder é que a pesquisa de uma imagem por meio de palavras pode se tornar muito ambígua, pois nem sempre aquilo que você está imaginando é o correspondente mais clicado no serviço de busca. Assim, tomando como base seus desenhos, é possível achar a imagem que você quer, especificando com rabiscos a sua silhueta.

O projeto atualmente conta com 2 milhões de imagens no banco de dados. A ideia é expandir e se tornar público, tornando-se um grande auxiliador na busca de imagens. Além disso, será um grande concorrente para o TinEye e a pesquisa por imagem do Google, pois será muito mais intuitiva e prática.

Tal ferramenta não existia por não conseguirem criar na máquina a capacidade de interpretação de rabiscos em imagens, em tempo real, como o ser humano é capaz de fazer.

O primeiro passo no caminho certo foi o lançamento do Sketch Match, o aplicativo que utiliza a ferramenta MindFinder em aparelhos com WP7 para pesquisar as imagens por meio de rabiscos feitos nas telas dos smartphones. É gratuito e vem com um jogo do gênero.


Além disso tudo, você poderá tornar sua pesquisa ainda mais precisa com a adição de palavras e seleção de cores para a foto, para que até a mínima ambiguidade existente suma.

Agora o projeto pretende chegar aos computadores, tornando a busca por imagens muito mais rápida e interativa, como vocês podem ver nesse vídeo (com legendas em inglês):




Você pode encontrar mais imagens e os responsáveis pelo projeto clicando aqui.

A imagem e o vídeo são de autoria da Microsoft. Quaisquer marcas registradas mencionadas no post pertencem aos seus respectivos donos e não foram utilizadas para fins publicitários. Este post é meramente informativo.

0 comments:

Postar um comentário