sábado, 25 de fevereiro de 2012

Prepare-se: a MWC vem aí!

Todo ano ocorre um evento em Barcelona chamado de MWC (Mobile World Congress). Como o próprio nome diz, é uma conferência mundial focada no mundo mobile.

Geralmente é nessa conferência onde as principais fabricantes de dispositivos móveis do mundo, principalmente de smartphones, lançam os seus produtos.

Por isso que smartphones não tão inovadores assim são anunciados na CES, apenas para constar na mídia que um smartphone foi lançado.

Os grandes lançamentos mesmo ocorrem na MWC.

O que poderemos esperar? Alguns ou vários smartphones com o processador Tegra 3 da Nvidia, que possui 4 núcleos e um ótimo processamento gráfico, por exemplo.

Apesar de a Samsung não ter se pronunciado, o smartphone Galaxy SIII poderá ser anunciado ou pelo menos comentado na MWC. Espera-se muito do Galaxy SIII, já que até hoje o Galaxy SII foi o único smartphone lançado após o iPhone que realmente brigou com ele a ponto de causar uma migração de várias pessoas da plataforma da Apple para a plataforma do Google.

Uma coisa é atrair novos clientes e outra coisa é fazer com que vários clientes "consolidados" de uma marca simplesmente migrem para outra. E isso foi o que o SII fez, por isso ele ganhou muita atenção da mídia no ano passado. Várias pessoas trocaram o tão idolatrado iPhone pelo SII, o que incentivou ainda mais pessoas a comprarem o SII.


A princípio, a Samsung não vai falar de SIII na MWC, mas vamos ver o que realmente irá acontecer. E a empresa não vende apenas a série S, ela certamente lançará vários smartphones.

Algumas empresas com medo da atenção que a Samsung terá no evento até já anunciaram seus dispositivos.

A LG anunciou o primeiro smartphone do mundo com editor 3D de vídeos integrado ao sistema operacional e anunciou 3 smartphones da série L. Além disso, anunciou o Optimus Vu, único concorrente do Galaxy Note até hoje.

A grande diferença do Vu para o Note é o formato. O Vu é na proporção 4:3, que é mesma do iPad, por exemplo. O Note é 16:9, ou seja, widescreen.

A Panasonic também anunciou seu smartphone, o Eluga. Isso é ótimo porque a Panasonic entrará no mercado de smartphones, proporcionando ainda mais concorrência. E esse lançamento abre caminho para que a fabricante lance mais smartphones ainda melhores. Esse é apenas o começo.

A Samsung confirmou um Galaxy Note de 10,1 polegadas, o que não faz sentido já que o propósito do Note é estar entre um smartphone e um tablet. Um aparelho com 10,1 polegadas é sem dúvidas um tablet.

A Motorola apresentará seus smartphones, assim como a Nokia também o fará.

Alem disso, a fabricante finlandesa revelou a tela ClearBack, que exibe cores fiéis mesmo no Sol e "pretos mais pretos".

A Sony já anunciou alguns modelos e há rumores de que a HTC lançará um smartphone com o Tegra 3, o processador quad-core da Nvidia anunciado no ano passado.

Enfim, poderíamos falar de vários aparelhos por aqui, porém é melhor esperar o evento acontecer para que possamos falar dos melhores aparelhos com mais detalhes.

Não é possível falar todas as especificações de todos os dispositivos lançados, são muitas informações! Após o evento, falaremos de algumas especificações importantes dos melhores smartphones lançados por lá.

Vale lembrar que as sensações dessa MWC em termos de hardware serão provavelmente os processadores quad-core, o 4G, câmeras de 8MP ou mais, telas melhores, baterias melhores e talvez o 3D.


Essas serão basicamente as especificações dos smartphones lançados. Esse ano não promete grandes revoluções, apenas melhorias de recursos já existentes, tais como bateria e câmera. É claro que alguém pode surpreender e lançar um novo tipo de tela ou algo nesse sentido. Em termos "brutos", as especificações serão bem parecidas entre si.

O 4G está sendo colocado nos smartphones de forma intensa desde o ano passado. Certamente teremos smartphones com 4G na MWC 2012, isso nem será uma surpresa.

Um ponto forte da MWC em termos de software será o Android 4.0. Esperamos que o sistema novo esteja presente em todos os aparelhos com Android anunciados no evento.

O Android 4.0 unifica o sistema de smartphones e tablets em uma mesma versão. Com isso, a inconsistência entre o Gingerbread e o Honeycomb deixará de existir, já que os desenvolvedores trabalharão com apenas uma versão do sistema. 

Isso unificará as interfaces e ao mesmo tempo trará mais apps para os tablets. O Honeycomb tem pouco mais de 1000 apps. A Android Market do Gingerbread possui quase tantos apps quanto a App Store da Apple. 

A unificação de interfaces terá ótimas consequências porque o usuário comum não ficará confundido ao usar o Honeycomb e o Gingerbread, que são bem diferentes entre si.

Com o Android 4.0, a diferença entre o sistema dos smartphones e dos tablets será notavelmente no tamanho. O ICS certamente sofrerá algumas adaptações de acordo com o dispositivo, como acontece atualmente com o iOS.

O que quero dizer é que o sistema em si será tão parecido entre smartphones e tablets que um usuário comum mal notará a diferença.

Enfim, o Ice Cream Sandwich (apelido do Android 4.0) certamente pretende trazer uma experiência melhor de uso e esperamos que todos os smartphones com Android anunciados na MWC venham na versão 4.0. 

A fragmentação do Android tende a reduzir um pouco, e finalmente tablets e smartphones com Android rodarão a mesma versão do sistema. Ou seja, nada mais de confusão entre as versões. Tudo rodará a mesma versão e pronto! Cada dispositivo terá suas funcionalidades exclusivas e cada fabricante modificará o Android como quiser, mas a um grosso modo, o sistema será o mesmo entre os aparelhos.

Contudo, o ponto que pode realmente surpreender na MWC é o Windows Phone. Não se sabe ao certo quais foram os acordos da Microsoft, mas especula-se que até a Sony lance smartphones com Windows Phone 7 no evento.

Resta-nos esperar. Vamos ver se o Windows Phone 7 realmente será a sensação do evento e se ele conquistará os consumidores. É um sistema bem estável e tem muito potencial. 

Ainda assim, sem usuários e principalmente sem desenvolvedores, nada fica legal. Agora até que estão chegando apps legais para o Windows Phone 7, mas quanto menos usuários, mais tempo demora para que os apps bons cheguem ao sistema.

A Microsoft realizou uma boa divulgação do Windows Phone 7 na CES, e espera-se que ela realize uma propaganda semelhante na MWC.

Após essas especulações, vamos aguardar o evento. Serão lançados smartphones importantes e interessantes! Após o término do evento, resumiremos os principais acontecimentos.

Esperamos ansiosamente pela MWC, que ocorrerá entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março. Finalmente conheceremos nossos gadgets de 2012!

A imagem pertence aos respectivos donos e foi utilizada para fins meramente ilustrativos. Qualquer marca registrada mencionada no post pertence aos respectivos donos e não foi utilizada para fins publicitários. Fonte da imagem.

0 comments:

Postar um comentário