sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O fim do MSN

O MSN virou um fenômeno quase tão interessante quanto o fenômeno do Orkut. A diferença é que o MSN é amplamente utilizado nos dias de hoje, enquanto o Orkut quase não é mais utilizado.

O ponto é que o MSN está sendo bem menos utilizado, principalmente por causa de duas redes sociais: Facebook e Twitter.

Ainda existem muitas pessoas que utilizam o MSN, mas todos preferem utilizar o Facebook. Quando alguém utiliza o Facebook, além de a pessoa ver atualizações de amigos e visualizar fotos, por exemplo, ela pode conversar com qualquer amigo dela diretamente pelo chat do Facebook.

E adicionar no MSN é algo que pelo menos eu acho um pouco chato e trabalhoso. Nos dias de hoje, adicionar alguém no Facebook é muito mais intuitivo e direto, já que você sempre acessará o Facebook.

O Facebook foi o site mais acessado dos EUA no ano de 2010. Não sei quanto ao ano de 2011, mas também acho que foi mais acessado que o Google.

E essa tendência está se espalhando no mundo. Não chega a ser tão intensa assim, mas o Facebook está crescendo muito em outros países no aspecto "acessos diários".

Por causa dessa facilidade e dessa simplicidade proporcionadas pelo Facebook, é muito melhor conversar com alguém diretamente pelo chat do Facebook.

Se uma pessoa for conversar com outra no MSN, ela terá que "atuar" em 2 lugares ao mesmo tempo. Caso ela utilize o Facebook para conversar, ela usará apenas o Facebook e não precisará do MSN. E mesmo que o MSN tenha a função de colocar uma conta do Facebook nele, ainda assim a pessoa utilizaria 2 serviços.

Ou seja, o Facebook proporciona atualizações de todos os seus amigos, visualização de fotos, compartilhamento de conteúdo com os amigos e para completar, é possível conversar com eles, inclusive por vídeo!

Vale lembrar que no chat do Facebook, o que é mandado e recebido é reconhecido como mensagem. Se conversar pelo serviço de mensagens, é a mesma coisa de estar conversando pelo próprio chat do Facebook. O chat do Facebook nada mais é que o serviço de mensagens estruturado e bonitinho.

O Twitter também substitui o MSN. É claro que o serviço de mensagens privadas possui algumas discussões em torno da privacidade, pois os seus dados são armazenados nos servidores do Twitter. Existe a garantia de que esses dados não serão utilizados sem que você saiba disso ou que eles não sejam vendidos, mas vai saber, né?


Ainda assim, o próprio MSN também está envolvido nessas discussões sobre privacidade, mas esse assunto é para um outro post.

O foco aqui é que o serviço de DMs (Direct Messages - Mensagens Diretas/Privadas) é uma conversa que apenas você e a pessoa para qual você está enviando a mensagem podem visualizar. Ainda não existe DM em grupo, e quando isso existir será algo bem interessante.

Mas a DM atualmente funciona como uma conversa no MSN. O Twitter possui um limite diário para tweets e para DMs. Se muitas DMs forem mandadas, você ficará sem poder mandar DMs por algumas horas.

Ainda assim, é ótimo para conversar com alguém de maneira privada. Apenas você e a pessoa veem a conversa, a princípio.

Além disso, o próprio sistema de respostas a um tweet é muito dinâmico e fácil. Basta responder a algum tweet e pronto. Isso é mais público que uma DM, mas ainda tem como ser um pouco privado.

As respostas são ainda mais dinâmicas que o próprio MSN a meu ver. A partir do momento que outra pessoa não envolvida nos tweets vê o tweet, ela também pode entrar na conversa, enriquecendo-a. Ou não, mas vamos fingir que vivemos num mundo ideal. 

Essas respostas são bem dinâmicas. Você responde, e a pessoa recebe notificações no smartphone, tablet e computador dela. Ela verá a sua resposta, seja imediatamente, seja quando ela puder responder.

Mas é um processo bem rápido. Respondeu e pronto. É possível fazer uma verdadeira conversa apenas por tweets, mesmo que o limite seja de 140 caracteres ou que exista um limite diário de tweets.

O MSN está presente principalmente em computadores. Ocorre justamente o contrário no Twitter: ele está presente principalmente em dispositivos móveis. Ou seja, você sempre terá a conversa no seu bolso.

O Twitter chega a ser mais dinâmico que o próprio MSN. Geralmente, é só abrir o app e você já está no Twitter. Além disso, é possível utilizar apps que servem apenas para mandar tweets.

E além de tudo, é possível acompanhar sua timeline normalmente e compartilhar conteúdo com o mundo. Ou seja, enquanto você conversa com uma pessoa, pode-se fazer outras coisas sem sair da rede social. Isso também ocorre com o Facebook, como já falei lá em cima.

O MSN é essencialmente um serviço para se conversar com outras pessoas. O Facebook e o Twitter fazem muito mais coisas, e você pode inclusive conversar com pessoas.

Portanto, cada uma dessas redes sociais possui funcionalidades que substituem as do MSN, mas acima de tudo, possuem funcionalidades que o MSN não tem. E você faz tudo em um mesmo lugar, não precisa estar trocando de programas abertos, não precisa se preocupar em manter conversas em lugares distintos.

Principalmente essas duas redes sociais estão contribuindo para um menor uso do MSN. Elas reúnem várias coisas em um só lugar. E como são redes sociais, o que não falta é interação entre os usuários. Se você tem um contato no MSN que também tem Facebook e utiliza a rede social ativamente, certamente você conversa mais com esse contato no Facebook, já que tudo está ali.

Com o tempo, o MSN será utilizado quase nunca ou nunca, já que as redes sociais farão o papel de promover a interação entre os usuários e, acima de tudo, farão o papel de compartilhamento de conteúdo, já que são serviços que certamente não têm apenas uma utilidade!

Se as redes continuarem a promover esse nível de integração entre usuários, certamente o MSN está fadado a ser quase nunca utilizado, assim como acontece hoje com o Orkut. E acredito que esse é o futuro, visto que as redes são mais dinâmicas e oferecem mais possibilidades. Mas só o tempo para dizer o que de fato acontecerá.

Ainda assim, utilize redes sociais, é bem mais legal. Esse post não é uma contra-propaganda ao MSN, só para deixar claro. Utilizem o serviço que quiserem. Isso aqui é só uma análise da situação misturada com um pouco de recomendação.

Qualquer dúvida, contate o Tecnologite!

Qualquer marca registrada mencionada no post pertence aos respectivos donos e não foi utilizada para fins ilustrativos. A imagem utilizada no post foi utilizada apenas para fins ilustrativos e pertence aos respectivos donos.

0 comments:

Postar um comentário