terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Como forçar vídeos em HTML5 no YouTube

Num dia desses eu estava com um pequeno problema em que o Flash não estava reproduzindo vídeos do YouTube. A minha solução primária foi reinstalar o Flash, porém tive que partir para um método mais drástico, desinstalar o Flash Player.

No começo foi uma beleza, depois do primeiro vídeo, vi que não valia a pena ficar sem Flash. è ótimo que os vídeos carregam mais rápido, as páginas carregam mais rápido e boa parte dos anúncios que enchem o saco somem. No entanto vários aplicativos online e funcionalidades que aceleram o processo de upload, por exemplo, se tornam trabalhosos e lentos.

Aí você pensa, como posso viver sem Flash e carregar vídeos do YouTube mais rapidamente? Simples, os métodos para tal feito estão logo em seguida!

Há três métodos para poder visualizar vídeos em HTML5 e certos requisitos. Os requisitos são possuir um navegador capaz de reproduzir HTML5, então é necessário ou Chrome, Safari, Firefox, Opera 10.6+, Internet Explorer 9+ ou Internet Explorer 6, 7 ou 8 com o Frame do Google Chrome instalado.


Há um post no Tecnologite explicando sobre o HTML5 no YouTube, mas ele é antigo. Mesmo assim, pode conter informações úteis. Aqui o link.

O primeiro método é bem simples: desinstalar o Flash. Basta ir em Desinstalar ou alterar um programa e desinstalar o Adobe Flash Player daquela lista de programas de seu computador.

Mas caso você não queira perder todas as funcionalidades do Flash Player, porém quer ver todos os seus vídeos em HTML5, isso é relativamente fácil. Basta você entrar neste link e aceitar o teste do HTML5, assim você poderá todos os vídeos nesse formato, além de ajudar a ampliar e melhorar o formato na internet.


Caso apenas queira ver um vídeo neste formato, para testar se vale a pena mesmo, por exemplo, você poder adicionar "&html5=True" ao final do link do vídeo, sem aspas. 

Veja esse exemplo para entender melhor como fazer: 

http://youtube.com/WYmK_UTf79A&html5=True (link)

Os vídeos nesse formato possuem muitas vantagens, como por exemplo, carregamento mais rápido, sem anotações e sem propagandas antes dos vídeos. Porém as desvantagens são que o vídeo as vezes é "descarregado", ou seja não poderá vê-lo várias vezes sem precisar carregar de novo, além de possuir um visual "menos belo" e algumas vezes não possuir vídeos compatíveis. 

Mas caso você acha que valha a pena o teste, eu recomendo, pois vários vídeos ficam melhores com este formato. 

Visualizar vídeos do YouTube em HTML5 é o futuro e testes com este formato são receomendados para melhorias na plataforma, então teste!

3 comentários:

  1. Estou tendo um problema com o Chrome, pois os vídeos sem suporte para html5 ficam cheio de pixels. Já instalei, desinstalei e reinstalei o flash. Continua da mesma forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem certeza que não é o vídeo que é de baixa qualidade? Vários vídeos no YouTube são de qualidade inferior (240p) e não importa que método é utilizado, não haverá benefício na qualidade.

      Excluir
    2. O Problema é o Renderizador por Hardware... Quando está ativo ele faz esses pixels no HTML5 procure na internet como ativar a Renderização por software no Chrome com seu Sistema Operacional

      Excluir