terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Apple convida imprensa para evento no dia 07/03

Rumores desse evento já circulam há mais ou menos um mês na internet, e a data provável era realmente no dia 07/03.

E a Apple finalmente confirmou isso liberando esse convite para a imprensa hoje. Ela geralmente libera com uma semana de antecedência, mas acho que ela não aguentou mais os rumores e decidiu revelar o convite hoje.

De acordo com as fotos de supostas carcaças da próxima geração do iPad que estão vazando nas últimas semanas, o iPad 3 (ainda não há um nome oficial) será um pouco mais grosso que o atual.

O atual iPad é muito fino. O próximo iPad será um pouco mais grosso principalmente para caber um suposto chip LTE (4G) e uma provável câmera de 8 megapixels.

Lembrando que nada disso é confirmado, só saberemos no dia do evento.

Um chip 4G é realmente grande e ocupa muito espaço no aparelho, o que explica em parte o fato de que nenhum smartphone 4G com Android possui uma tela menor que 4 polegadas.

Além disso, a câmera atual do iPad é VGA para fotos e HD para vídeos. Não adianta nada o vídeo ser em HD se a lente não é boa. Além disso, a câmera frontal é VGA. A Apple talvez colocará uma FaceTime HD na frente e uma câmera com uma lente melhor atrás.

FaceTime HD é a câmera dos MacBooks. Ela é uma câmera comum, mas faz vídeo-chamadas com resolução HD, o que melhora muito a qualidade da chamada.

Dizem que a câmera traseira terá 8 megapixels. Eu não acreditaria muito nisso. Seria bom se a Apple colocasse algo assim, com certeza, mas a questão é que ninguém tira fotos frequentemente com um iPad, e uma câmera de 3 ou 5 megapixels já quebra o galho. Uma pessoa só usaria um iPad para tirar fotos em casos mais extremos, eu acho.

Uma resolução de 8 megapixels é legal e a foto apresenta muitos detalhes. Megapixels não são tudo, já falei isso aqui no blog. O que realmente importa é a lente. Como é desnecessário colocar uma lente boa num iPad, talvez a Apple coloque uma câmera de 8 megapixels para compensar. Não aposto em flash, já que as supostas carcaças iPad novo não deram indícios de flash na câmera.

Uma novidade controversa entre os especuladores é o processador. Nenhum tablet ou smartphone hoje em dia precisa de um processador quad-core. Apesar de ser uma novidade muito bem-vinda e melhora bastante o processamento no geral, esse tipo de processador ainda apresenta um consumo alto de bateria.

A maioria dos usuários de computadores nem precisam de um quad-core em seus computadores, que dirá em tablets ou smartphones! Um processador dual-core dá conta do recado em dispositivos como tablets ou smartphones. Ninguém edita vídeos profissionalmente ou trabalha com conteúdo 3D de forma profissional nesse tipo de aparelho.

Um dual-core permite que apps mais pesados rodem perfeitamente (um de cada vez) ou que dois apps (mais leves) sejam executados ao mesmo tempo. Ninguém realiza mais que isso em um tablet ou smartphone. O app mais pesado é um jogo e um processador dual-core suporta isso sem problemas.

Um usuário comum de um computador não precisa mais do que um dual-core decente. É possível executar vários programas leves ao mesmo tempo sem problemas. Ou seja, um quad-core em dispositivos mais móveis que notebooks não faz muito sentido.

Por isso, acredito que o processador do iPad novo não será um A6, mas um A5X, como alguns dizem por aí. Seria um A5 com um processamento gráfico melhorado e talvez um clock maior. Há a possibilidade de um processador de 4 núcleos, mas eu acho mais provável um processador dual-core com um processamento gráfico melhorado e talvez 1,5GHz.

Atualmente, o iPad 2 contém um A5 de 1GHz.

Vamos analisar o convite para falar da melhor novidade que a próxima geração do iPad poderá ter. Convite abaixo:

Nós temos algo que você realmente precisa ver. E tocar.
Como observamos, o grande destaque do convite é uma tela. E é notável que a tela tem uma resolução altíssima. Por isso, é quase correto afirmar que a próxima geração do iPad contará com uma tela Retina.

A tela Retina no iPad possuiria uma resolução de 2048x1536. Atualmente a tela do iPad possui metade disso: 1024x768. E possui uma qualidade excelente.

A sua TV Full HD de 42 polegadas possui uma resolução de 1920x1080. Um iMac de 27 polegadas possui uma resolução de 2560x1440.

Ou seja, em 10 polegadas existiria uma resolução maior que em uma tela de 42 polegadas. Isso é algo simplesmente sensacional.

Se a qualidade da tela Retina do iPhone é impressionante, eu imagino a qualidade da tela desse iPad. Mas somente no dia do evento descobriremos mais detalhes.

Um outro rumor comentado na internet ao longo do dia de hoje foi o que se refere ao botão home. O iPad na foto parece estar em modo retrato. A Apple não costuma colocar imagens do iPad em modo paisagem. Além disso, o espaçamento dos ícones, assim como alguns detalhes encontrados por alguns blogs com relação ao wallpaper de fundo sugerem que o iPad está em modo retrato.

Se ele estiver em modo retrato, o botão home deveria estar exatamente embaixo da mão da pessoa que toca o iPad. Considerando que a mão nessa posição não oculta o home totalmente, ou o iPad está em modo paisagem ou a Apple retirou o home.

A Apple costuma ter muito cuidado com essas imagens para a imprensa, então não foi uma edição errada. A mão também pode estar ocultando o home, mas não parece.

Portanto, especula-se que o iPad novo poderá não apresentar mais o botão home. Existem os gestos multi-touch que substituem o botão home, mas se o iPad tiver a Siri, a Apple terá que inventar um jeito mágico para ativá-la.

Acho que o botão home ainda estará presente nessa geração. Porém, o fim dele está chegando, aguardem.

Uma coisa interessante no convite é o ícone do aplicativo de mapas. O lugar representado no ícone é a sede da Apple. Isso não indica o lugar do evento porque ele ocorrerá no Yerba Buena Center for the Arts, não em Cupertino.

Logo, o ícone dos mapas ali pode talvez estar relacionado à aquisição de uma empresa de mapas pela Apple. Talvez o app dos mapas tenha melhorias, talvez não. Devemos esperar o evento para conferir.

"Rumoristas" dizem que o "ver" no convite se refere à uma possível nova geração da AppleTV no evento. A Apple não usaria um evento do iPad para anunciar a rumorizada televisão da Apple, mas ela poderia muito bem lançar uma simples atualização da AppleTV para suportar vídeos em Full HD, por exemplo.

Se o iPad não tiver Siri no iOS 5.1, acho que ela chega no iOS 5.2.

O iOS 5.1 a princípio terá a sua versão Golden Master (GM) liberada no dia do evento e pretende trazer aprimoramentos na Siri e suporte ao japonês, melhorias na bateria do 4S e o ícone da câmera "permanente" na lock screen.

Tudo o que foi dito nesse post são especulações. Nada foi confirmado pela Apple, apenas o convite, obviamente. A partir do convite, tomando como base rumores antigos sobre a próxima geração do iPad, podemos imaginar o que a nova geração do iPad trará de novidades aos usuários.

Sendo assim, vamos aguardar o evento acontecer para que possamos admirar a próxima geração do iPad. O evento ocorrerá às 15 horas no horário de Brasília na quarta-feira, dia 7 de março de 2012 no Yerba Buena Center for the Arts, em São Francisco.

O Tecnologite cobrirá o evento ao vivo, fiquem ligados!

0 comments:

Postar um comentário