domingo, 8 de janeiro de 2012

O que esperar da CES 2012? [ATUALIZADO]

Eu poderia ter feito esse post antes, mas somente hoje o Tecnologite voltou à sua atividade normal.

Enfim, vamos ao que interessa.

Para quem não sabe, a CES é a maior feira de eletrônicos do mundo e ocorre anualmente em Las Vegas. A Microsoft declarou que esse ano será o último dela. Está fazendo como a Apple, e as duas empresas estão certas, já que empresas grandes não precisam de eventos desse tipo para se promoverem porque é bom dar chance para empresas menores.

Na CES são apresentados gadgets que serão lançados no mesmo ano ou em alguns anos. E independentemente da data de lançamento, todos babam nos gadgets, sejam eles protótipos ou não. Falarei mais sobre isso ao longo do post.

Os gadgets apresentados na CES variam desde enormes TVs 3D que suportam resolução 4k (com conteúdo 2D) a pequenos acessórios Bluetooth para serem colocados na orelha ou no braço.

A CES 2012 ocorrerá essa semana, nos dias 10 a 13 de janeiro. Porém, as keynotes mais importantes acontecerão amanhã, segunda-feira. Ocorrerão apresentações em todos os dias da feira, mas as empresas mais importantes apresentarão amanhã. O blog The Tech Erra publicou os horários locais das principais apresentações das principais empresas amanhã. E na verdade, são as apresentações que eles (o blog The Tech Erra) vão cobrir. Ocorrerão outras apresentações, mas lá estão as mais importantes.

Segue abaixo o cronograma publicado no The Tech Erra no horário oficial de Brasília:
  1. LG Electronics - 14:00
  2. Intel - 15:00
  3. Klipsch - 16:30
  4. Audiovox - 17:00
  5. BestiProducts.com - 18:30
  6. Samsung - 20:00
  7. Nokia - 21:00
  8. Sony - 22:30
  9. Microsoft - 0:30
Vários outros blogs irão cobrir o evento. O Tecnologite provavelmente não cobrirá ao vivo porque serão muitas palestras, mas penso em fazer uma janela do Coveritlive para falar algo importante ao vivo caso aconteça, mas nada é certo, então fique ligado no Tecnologite amanhã!

Ainda assim, você ficará sabendo dos gadgets mais importantes da CES no Tecnologite porque farei um ou vários posts falando dos gadgets. Provavelmente será um post após o fim da CES. Mas talvez saia um post na terça-feira falando dos gadgets anunciados na segunda.

Com isso, o que esperar da CES?

Assim como no ano passado, o 3D virá com força. A Toshiba já anunciou uma TV 3D de 55 polegadas que suporta 4k (o dobro da resolução Full HD) em conteúdo 2D e o conteúdo 3D é apenas em 720p por causa do ângulo de visão. Além disso, essa TV possui o 3D estereoscópico, ou seja, o 3D é visto sem a necessidade de óculos.

A LG anunciou uma TV 3D com 1mm de espessura, com óculos mais leves e 3D passivo. Essa TV suportará a tecnologia Play Dual. Com isso, quando se joga em splitscreen, a tela não é mais dividida. Cada jogador olha o seu personagem em tela inteira.

E essa TV suporta uma tecnologia de áudio em 3D que opera em conjunto com um home theather da LG 9.1 também anunciado para a CES. De acordo com a posição, intensidade e outras características das imagens mostradas na tela, o som irá variar para que a imersão no conteúdo seja maior.

Essa é a proposta dessa TV. Como ela é fina, a pessoa olhará de fato para o conteúdo e não para a TV.

O Google realizou vários acordos para ampliar a Google TV. A empresa quer emplacar esse produto de qualquer forma antes que os rumores sobre uma possível TV da Apple se concretizem.

Algumas das TVs que mencionei nesse post são Smart TVs. Ou seja, são TVs com aplicativos e um sistema operacional interativo. O problema é que as Smart TVs ainda não emplacaram totalmente e rumores sobre uma possível TV da Apple que revolucionará o modo como usamos a TV (isso foi falado pelo próprio Steve Jobs em sua biografia autorizada) estão pipocando por aí. Como a Apple não participa da CES, deveremos esperar um evento da empresa.

Mas Smart TVs virão com tudo nessa CES. Acredito que a maior parte das TVs deverão ter apps e serão interativas. No Brasil, o sistema operacional dessas TVs é o Ginga, mas não foi muito adotado pelos consumidores.

A Razer apresentou o Blade na CES 2011 e ele está próximo de ser lançado. Ele é um notebook para jogos extremamente fino e roda quase todos (ou todos) os jogos existentes com as configurações no máximo. A Razer vai anunciar o Fiona, que dizem ser um console portátil, mas saberemos apenas durante a CES.

O que talvez venha com toda a força nessa CES é o Windows Phone. A Nokia deverá apresentar o Lumia 900, que é um smartphone que roda o Windows Phone 7 e é melhor que o Lumia 800 (obviamente). Além disso, várias outras fabricantes deverão anunciar smartphones com o Windows Phone 7 e acessórios. O Windows Phone 7 é um sistema inovador e dinâmico, com uma usabilidade diferente da que estamos acostumados no Android ou no iOS.

E a Nokia agora é a principal fabricante de smartphones com o Windows Phone 7. Devemos esperar para ver se o Lumia 900 pode competir com o Galaxy Nexus ou até mesmo com o iPhone 4S.

Vários smartphones com Android também deverão ser apresentados na CES, principalmente graças ao surgimento de processadores quad-core para smartphones. A Nvidia anunciou o Tegra 3 no ano passado e a Creative anunciou um quad-core para a CES.

Além disso, alguns analistas apostam em gadgets que podemos vestir, tais como relógios ou pulseiras que monitoram por exemplo batimentos cardíacos. A Up da Jawbone foi lançada no ano passado e até monitora seu sono e o que você comeu.

Eu não acredito que os gadgets que podemos vestir virão com muita força nessa CES. Quem sabe na próxima. Mas o que será intenso nessa CES serão as Smart TVs 3D e o Windows Phone.

Se você souber de mais algum gadget que poderá ser apresentado na CES, poste nos comentários! Ainda assim, o Tecnologite informará sobre os gadgets mais importantes apresentados na maior feira de eletrônicos do mundo.

Reserve dinheiro para comprar alguns deles, porque sempre ficamos com vontade de comprar todos!


[ATUALIZAÇÃO]:

Me esqueci de falar do tipo de gadget mais importante da CES 2012. Sabia que estava me esquecendo de alguma coisa! Esses gadgets são os Ultrabooks.

Para quem não sabe, Ultrabooks são notebooks finos que graças ao SSD, que é mais rápido que o HD encontrado nos notebooks, eles conseguem atingir um desempenho superior aos notebooks convencionais.

Mas isso é em apenas tarefas comuns. Em tarefas que exigem do processamento gráfico, os Ultrabooks não tem um bom desempenho porque muitas vezes possuem placa de vídeo integrada à placa-mãe. Ou seja, se for preciso renderizar um vídeo ou jogar, um notebook convencional com placa de vídeo dedicada ainda é melhor.

Mesmo assim, os Ultrabooks têm o seu mercado. Eles são portáteis e são muito mais rápidos que um notebook em um uso comum. Eles também fazem parte da Era Pós-PC, já que são extremamente portáteis e podem ser utilizados em praticamente qualquer lugar. Ainda assim, são notebooks, e não tablets ou smartphones, que são gadgets bem mais portáteis e se enquadram bem melhor no conceito de Pós-PC. 

E qual é a diferença de um Ultrabook para um Netbook? Isso poderá ser assunto de outro post, mas resumidamente, o Ultrabook possui um desempenho melhor e possui um teclado "full size", que não é comprimido e menor como o teclado dos Netbooks. Além disso, os Ultrabooks possuem telas a partir de 11 polegadas, enquanto Netbooks podem possuir telas menores que 11 polegadas.

Várias empresas já anunciaram seus Ultrabooks e cada uma falou que seu respectivo produto é o mais fino do mundo. Devemos esperar pelas especificações técnicas reais para sabermos qual é o mais fino do mundo.

Se esse post precisar de mais alguma atualização, ela será feita. Fiquem ligados também nos comentários do post!

As marcas registradas mencionadas no post pertencem aos respectivos donos. Esse post não possui fins publicitários.

2 comentários:

  1. Nem mencionei os tablets no post. Mas é que não será uma avalanche de tablets como ocorreu na CES 2011. Apenas modelos novos serão lançados como aprimoramento dos antigos. Poucos modelos realmente novos serão lançados. E provavelmente serão da mesma série ou terão o mesmo nome ou estilo que os modelos antigos.

    Tablets novas de todas as empresas não serão lançadas, como ocorreu na CES 2011, quando nenhuma empresa tinha tablets decentes ainda.

    E as melhorias incluem 3D, câmeras melhores, resolução melhor na tela e processadores melhores. Que venha logo a CES!

    ResponderExcluir
  2. Poooooooo 4k?! Que f#da! A proxima geraçao de consoles vai ter suporte pra esse trem e agente vai jogar uncharted 4 em 3D em 4k like a boss

    ResponderExcluir