Uma experiência. Foi isso o que eu fiz durante o tempo em que o Tecnologite esteve sem posts, desde o post da retrospectiva 2011.
E qual foi essa experiência? Lembram-se do post sobre a Era Pós-PC que fiz aqui há algum tempo? Eu quis testar isso na prática.
Usei um smartphone (iPhone 4S, que terá uma review em breve aqui no Tecnologite) e um tablet (iPad). E mais nada. Não usei um computador.
Mas a experiência já começa com um erro: é preciso de um computador para configurar os dispositivos. Por isso a Era Pós-PC não é totalmente possível ainda. Na verdade, acho que o computador sempre terá que existir para centralizar o conteúdo. Mas isso só descobriremos no futuro, caso smartphones e tablets fiquem ainda mais parecidos com um computador.
Outro ponto negativo da minha experiência foi: eu quase não usei Wi-Fi. Com isso, vivi com internet um pouco lenta, já que estamos falando do 3G (na maior parte das vezes, EDGE) brasileiro. Se a internet fosse mais rápida, a minha experiência teria sido bem melhor. Mas ainda assim foi possível usufruir um pouco da Era Pós-PC.
Eu realizei a experiência por mais ou menos uma semana. E cheguei a uma conclusão: a Era Pós-PC ainda não é totalmente possível porque precisa-se de um computador para armazenar as fotos tiradas com os gadgets e precisa-se de um computador para sincronizar os dados (músicas, vídeos, apps) para os gadgets.
Ainda assim, para um usuário comum, utilizar um smartphone e/ou um tablet no dia-a-dia é perfeitamente possível. Configure apenas uma vez com o computador e pronto. Se você for uma pessoa que apenas navega na internet, checa emails, joga casualmente, ouve música, vê vídeos e fotos, essa combinação (smartphone+tablet) é mais que suficiente.
Eu pude utilizar a internet perfeitamente tanto no smartphone como no tablet. E pude ouvir músicas de uma forma portátil com o smartphone e ver fotos e mostrar para pessoas no tablet.
Ou seja, a Era Pós-PC tem que amadurecer, como eu falei no post sobre ela. Mas hoje é possível ter um "gostinho" dela. Tanto é que se você for um usuário comum, que não usa o computador de forma avançada, pode utilizar um smartphone e um tablet normalmente no dia-a-dia e não sentirá falta de nada.
Aliás, é até um alívio utilizar gadgets mais portáteis, já que apresentam uma forma impressionante de navegar na internet (tela sensível ao toque) e realizam tarefas básicas de um computador até de uma forma mais "amigável" ao usuário do que o próprio computador.
Tente fazer essa experiência, se você tiver o perfil do usuário comum. Se não edita vídeos profissionalmente ou joga jogos hardcore, configure seu tablet e seu smartphone e use-os no dia-a-dia. O computador será necessário apenas para a troca de arquivos, porque até mesmo a atualização de software desses dispositivos pode ser feita via Wi-Fi ou 3G.
Poste nos comentários os resultados da sua experiência!
Esse post não teve a intenção de promover nenhuma marca ou produto. É possível realizar essa experiência com praticamente qualquer smartphone e tablet disponíveis no mercado.
Esse post não teve a intenção de promover nenhuma marca ou produto. É possível realizar essa experiência com praticamente qualquer smartphone e tablet disponíveis no mercado.
0 comments:
Postar um comentário