terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011 by Tecnologite [ATUALIZADO]

O ano de 2011 foi um ano excelente e diferente para o mundo. Tanto em aspectos tecnológicos como em aspectos socioeconômicos e políticos.

Essa retrospectiva talvez não esteja na ordem dos acontecimentos, ela serve apenas para relembrar o ano como um todo. Enfim, que ela comece!

O ano começou relativamente agitado. Novidades boas na CES, a maior feira de eletrônicos do mundo, que ocorre anualmente em Las Vegas. Além disso, aconteceu o lançamento da Mac App Store. No Brasil, quase que contemporaneamente à CES, ocorreu a Campus Party, que é um evento onde nerds acampam para discutirem sobre a tecnologia e assistirem diversas palestras inclusive com convidados internacionais.

Em março, a Apple revelou o iPad 2 ao mundo. E ocorreram a tsunami e os terremotos no Japão, o que acabou ocasionando o desastre nuclear de Fukushima. Esse acontecimento foi extremamente importante para se observar o poder de propagação da informação nas redes sociais. Todas as notícias, fatos, fotos e vídeos foram compartilhados para todas as pessoas em questão de segundos. Logo após o acontecimento, várias pessoas ficaram sabendo do ocorrido.

Começaram então a surgir diversos rumores sobre uma suposta fábrica da Apple no Brasil, mas tudo era muito superficial e abstrato, não havia nada concreto.

A Microsoft comprou a Skype por US$8,5 bilhões. Foi uma quantia considerável. Com isso, espera-se que os produtos da Skype melhorem e obviamente a integração com o próprio Windows e com o Windows Phone será intensa. O Skype pode até vir a ser um app nativo da próxima versão do Windows Phone. Além disso, essa compra é essencial para o Facebook, que possui uma parceria com a Microsoft.

Uma coisa também que ficou muito em evidência nesse ano foi a tecnologia 3D. Ela chegou a diversos aparelhos como o Optimus 3D da LG e o 3DS (ambos com 3D estereoscópico) e a tecnologia 3D das TVs se aprimorou para deixar os consumidores com a vista menos cansada. Surgiram TVs com 3D passivo e o 3D estereoscópico ganhou mais destaque. Com esse tipo de 3D, as pessoas não precisam de óculos para visualizar o conteúdo.

A WWDC 2011 (evento anual da Apple) que ocorreu no início de junho desse ano. Nesse evento um novo iPhone não foi apresentado. O evento foi focado em software. Apresentou-se o iOS 5, o OS X Lion e o iCloud. 

O iCloud é um serviço complexo e inaugurou a popularização dos serviços de computação na nuvem. Daqui pra frente, a computação em nuvem será amplamente utilizada por diversas pessoas e empresas.

Ocorreram então vários ataques a sites governamentais do Brasil e do mundo. Foi um protesto do grupo de hackers "Anonymous" para publicar informações sigilosas dos governos. Vários grupos de hackers também aderiram aos protestos.

O Facebook se aliou ao Skype e lançou um serviço de chamadas de vídeo. Com isso, as pessoas podem fazer chamadas de vídeo apenas utilizando o chat do Facebook. Isso é prático para a maioria das pessoas, já que várias pessoas nem entram tanto assim no Skype ou no MSN, mas usam o Facebook e o Twitter para interagir com outras pessoas.

O PS Vita foi anunciado com esse nome e com especificações (antes era NGP). E ele promete ser um console portátil excelente, com suporte a gráficos espetaculares e jogos muito bons! Vamos esperar o lançamento dele no ano que vem para ver se ele é isso tudo mesmo.

O Google comprou a Motorola Mobility (uma parte da Motorola). Foi na verdade uma compra por causa de patentes. Dizem que o Google a partir de agora fará seus smartphones pela Motorola e os produtos da empresa serão os mais desenvolvidos com Android. 

Eu não acredito muito nisso, já que a parceira do Google para o Nexus desse ano foi a Samsung. Mas no ano que vem o Google deve lançar alguns smartphones bons no nome da Motorola para aquecer a concorrência. Como a compra foi por causa de patentes, eu acho que o Google nem se importa muito em fazer smartphones usando o nome da Motorola, mas assim ele estaria sendo ingênuo. Vamos aguardar o ano que vem para ver o que a Motorola tem para apresentar.

Na mesma semana da compra da Motorola pelo Google, a HP anunciou a descontinuação do WebOS. Isso fez com que os preços da tablet da HP com o WebOS caíssem assustadoramente para queima de estoque. Agora, circulam rumores dizendo que a HP quer abrir o código do WebOS para melhorar o sistema ou que ela licenciará o sistema para algumas fabricantes colocarem em seus tablets.

Ainda no mês de agosto, Steve Jobs anunciou que não seria mais o CEO da Apple e continuaria sendo o chefe da mesa de diretores e que ainda daria importantes contribuições aos produtos da empresa. Ele indicou Tim Cook para ser o CEO da empresa.

Nesse ano morreu também Dennis Ritchie, o criador da linguagem de programação "C". Sem ele, nada que foi mencionado ao longo de todo o post existiria. Nem mesmo esse post!

Ocorreram os terremotos na Costa Leste dos EUA. Essa informação foi publicada tão rapidamente nas redes sociais que pessoas de outras cidades na Costa Leste sabiam do terremoto antes que ele ocorresse nessas cidades.

A Amazon lançou o Kindle Fire. É um tablet de baixo custo, com menos funções que um tablet premium. E qual é a vantagem dele? Ele custa o mesmo de um tablet "xing-ling" e realiza as funções de uma forma bem melhor, já que é de uma empresa bem conceituada (Amazon). Ou seja, a Amazon fez um bom tablet para o mercado que possuía tablets horríveis. O Kindle Fire não compete com um iPad, um Xoom ou um Tab, mas ele é bem barato e realiza algumas funções de forma muito boa! Para quem quer simplicidade, é o tablet ideal.

A Apple realizou um evento em outubro para falar das novidades dos iPods, do iPhone e acabou falando um pouco do iOS 5. Ela lançou um iPhone 4S, que é o iPhone 4 "Speed". Ou seja, é o iPhone 4 melhorado. E muito bem melhorado. O iPhone 4S tem a Siri, que é uma tecnologia inteligente de reconhecimento de voz que com o tempo revolucionará a maneira como interagimos com os dispositivos móveis.

Um dia após o lançamento do 4S, Steve Jobs faleceu. Essa notícia chocou imensamente o mundo da tecnologia e diversas revistas, jornais, sites e pessoas fizeram várias homenagens. Foi uma grande perda para o mundo da tecnologia.



Ainda em outubro, o Google anunciou o Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) e o Galaxy Nexus. O Android 4.0 contém melhorias legais como desbloqueio do aparelho pela face e Android Beam. O Android 4.0 representa a unificação do sistema do tablet e do smartphone. 

Atualmente, o sistema do Google para smartphones é o Android 2.3 (Gingerbread) e para tablets é o 3.0 (Honeycomb). E o Galaxy Nexus foi o celular feito pela Samsung em parceria com o Google para ser o 1º a rodar o sistema.

A Microsoft fez um vídeo mostrando como seria o futuro, que gerou várias discussões sobre o futuro e fez com que relembrássemos diversos vídeos mostrando o futuro.

A Nokia anunciou 2 smartphones para rodar o Windows Phone 7. De acordo com ela, são os verdadeiros smartphones para se rodar o sistema. Eles possuem especificações ótimas mas não tem especificações premium. Eu classifico-os como sendo mid-end. E são smartphones bons voltados para mercados emergentes. Nem por isso são tão baratos assim. Vamos aguardar o ano que vem para ver os preços que ele terá no Brasil.

A Motorola anunciou o Xoom 2 em dois modelos, e ele contém várias melhorias em relação ao Xoom, que vão fazer com que o Xoom 2 rode o Android 4.0 sem problemas.

A Adobe anunciou que vai parar de suportar o Flash em dispositivos móveis. Ela finalmente reconheceu que o Flash em dispositivos móveis como smartphones e tablets consome muita bateria e deixa o aparelho lento. Ela também falou que suportará o HTML 5 e fará aplicativos para conversão do Flash em HTML 5. Boa, Adobe!

O Google abriu o Google Music para todas as pessoas. O Google Music é um serviço semelhante ao iTunes Match, mas é do Google. Ele ficou em versão beta durante vários meses do ano.

A Microsoft publicou um link para que usuários de Android e iOS pudessem testar o Windows Phone 7 em seus smartphones. Isso é uma ótima forma de publicidade do sistema, que possui um visual e um "feeling" completamente diferentes dos outros 2 sistemas móveis.

A iTunes Store chegou ao Brasil. Ela conta com um enorme catálogo de músicas e filmes e o Brasil foi o 2º país a receber o iTunes Match. Além disso, a Apple lançou a Apple TV no Brasil.

E a "fábrica da Apple" no Brasil existe. Na verdade, é uma montadora de iPhones (e futuramente iPads, em fevereiro) localizada em Jundiaí. É a Foxconn, a mesma que monta os iPhones na China.

O iPhone 4S chegou ao Brasil, e os preços praticados pela Apple em sua loja online são um tanto... exorbitantes e foram alvo de críticas por todos os brasileiros.

Além disso, o Tecnologite ganhou diversos leitores (e posts) novos. Muito obrigado!

E em meio a isso tudo, revoluções nos governos ditatoriais ocorreram desde o início do ano, e as redes sociais foram um importante meio de comunicação e divulgação dessas revoltas. Governos ditatoriais da Líbia, do Egito, da Tunísia e de vários outros países foram derrubados. 

Além disso, protestos como o "Occupy [insira alguma coisa aqui]" começaram com Wall Street e também foram organizados pela internet. Além disso, o Brasil teve duas grandes marchas contra a corrupção nesse ano em diversas cidades do país. Todos esses eventos foram possíveis graças às mídias sociais, que são um ótimo meio de divulgação de uma informação.

Ufa! Que ano cheio! Várias coisas aconteceram, foi um ano extremamente importante e movimentado. Produtos e ideias novas foram lançados, governos foram derrubados, pessoas importantes nasceram e morreram, revoluções aconteceram!

Que ano turbulento! Que venha 2012 com ainda mais movimento! E vocês saberão de qualquer notícia do fim do mundo aqui no Tecnologite. No dia que o mundo estiver acabando, não terá um post, talvez. Eu estarei fugindo do fim do mundo.

Eu não falei nem 0,000000000000000001% do que aconteceu no ano. Se tiver alguma contribuição, comente no post!

E muito obrigado por proporcionar ao Tecnologite e ao mundo esse maravilhoso ano!

Os links do post não são todos os links do ano. Para ver os posts do ano, consulte o arquivo do blog, que é organizado por mês.

O Tecnologite aproveita para desejar aos leitores um excelente ano novo com muita tecnologia e alegria! E comunico também que o blog entrará em um período de "férias" e ficará sem posts por alguns dias. Mas voltaremos com as notícias da CES 2012.


[ATUALIZAÇÃO]:

Como bem observado no comentário do MarcOlle nesse post, os rumores sobre a HP abrir ou não o WebOS não existem mais. O que ocorreu com o WebOS é que ele realmente foi aberto, e não foi licenciado para outras fabricantes. Falta apenas a liberação do código-fonte. Com isso, o sistema poderá ser modificado e melhorado por qualquer pessoa, como acontece atualmente com o Android.

Qualquer marca registrada mencionada nesse post foi usada para fins ilustrativos e pertence aos respectivos donos. Esse post não possui fins publicitários. A imagem utilizada no post pertence ao Tecnologite e pode ser usada com permissão.

2 comentários:

  1. Ótima retrospectiva, mas há um pequeno erro, o webOS foi mesmo aberto, não é um rumor, só falta liberarem o código-fonte, não tem essa de licenciar para outras empresas.
    Fora isso, ótimo post, bem completo e informativo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. @MARCOLLE

    Muito obrigado pela contribuição! Vou atualizar o post com essa informação!

    ResponderExcluir