segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O que é a tela e-ink?

A tela e-ink é uma tela presente em muitos dispositivos atualmente. Na verdade, ela está mais presente em ebook readers, ou seja, dispositivos focados na leitura de livros. Exemplos desses dispositivos são o Nook da Barnes & Noble e o Kindle, da Amazon.

Essa tela é muito útil e existem várias experiências com essa tela. Já estão testando essa tela para deixá-la mais flexível e já inventaram modelos dessa tela capazes de reproduzir cores. Essa tela é inclusive apelidada de "papel eletrônico" porque ela é semelhante a um papel e é perfeita para a leitura, pois não cansa os olhos como uma tela LCD ou LED, por exemplo. Aliás, e-ink faz referência à tinta eletrônica. Ou seja, essa tela tenta possuir uma qualidade muito próxima à do papel.

Como essa tela funciona? É bem simples. A tela possui diversas cápsulas que são positivamente carregadas com partículas brancas e negativamente carregadas com partículas pretas que estão sobre um fluido bem claro. Quando um campo elétrico é aplicado, as partículas se movem para cima, formando as imagens. As telas e-ink não possuem iluminação própria, elas refletem a luz do ambiente para formar as imagens.


Portanto, uma tela e-ink consome energia basicamente na troca de páginas. Como ela não precisa ser atualizada constantemente (ou seja, a tela não possui uma taxa de atualização, como as telas de televisores) a bateria dos aparelhos com a tela e-ink dura consideravelmente.

As telas e-ink não conseguem exibir imagens em movimento, mas já estão sendo feitas experiências para que uma tela e-ink possa exibir um vídeo. Elas até exibem imagens em movimento, mas a taxa de atualização é baixa. Funciona como se fossem várias fotos em sequência, caso ela exiba alguma imagem em movimento. É o que ocorre no relógio abaixo, por exemplo:






Essas telas poderão ser usadas inclusive em tatuagens digitais! Essa tela possui muitas aplicações, e no futuro ela poderá ser ainda mais utilizada.

A empresa Pixel Qi anunciou inclusive uma tela que alterna entre o modo de LCD e e-ink. Quando for preciso ler alguma coisa, toda a retroiluminação da tela é desligada e ela se comporta de maneira semelhante a uma tela e-ink. Quando for preciso usar a tela para outras atividades, a tela é retroiluminada e funciona como uma tela LCD normal.

Esse tipo de tela será ótimo para tablets. Será possível ler melhor nos tablets e ao mesmo tempo será possível usar a tela para realizar atividades que as tablets de hoje em dia já realizam.

Além do mais, essas telas flexíveis serão ótimas para quem gosta de quebrar as telas de seus aparelhos...

Enfim, a tela e-ink já possui diversas aplicações práticas e é uma tecnologia em crescimento. Se bem aproveitada, poderá ter excelentes usos no futuro.

Esse post não possui fins publicitários. As marcas registradas mencionadas no post pertencem aos respectivos donos. As imagens e vídeos pertencem aos respectivos donos e foram usados para fins ilustrativos.

0 comments:

Postar um comentário