quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Rumores sobre a iTunes Store brasileira

Há alguns dias, estão correndo rumores na internet de que existirá uma iTunes Store no Brasil e será lançada juntamente com o iPhone 4S.

As operadoras já abriram o cadastro para que os clientes possam receber informações sobre o lançamento do iPhone 4S no Brasil. Elas o fizeram na semana passada.

E, geralmente, quando elas liberam esse cadastro, exatamente 2 semanas depois ocorre o lançamento do iPhone. E esse dia será exatamente no dia 9 de dezembro.

Nada está confirmado.

E para aquecer mais a situação, a Apple abriu há algumas semanas vagas relacionadas à App Store e à "coordenação de serviços na América Latina" (algo nesse sentido) em São Paulo. Logo depois disso, surgiram rumores de que haveria uma iTunes Store brasileira, inicialmente com os preços em dólar, mas alguns rumores sugerem que o preço será em reais.

Assim como a banda The Beatles liberou todo o seu acervo musical na iTunes, estima-se que o "Rei" Roberto Carlos libere seu acervo musical na iTunes Store brasileira.

A princípio, a loja brasileira continuaria a não ter jogos, já que existe uma lei brasileira que diz que todos os jogos devem ser aprovados pelo governo. Por causa dessa burocracia, a Apple preferiu não disponibilizar jogos na loja.

Como é de se esperar, a loja seria não tão completa quanto a americana, mas ganharia novos itens aos poucos.


Outro fato que aqueceu muito os rumores foi a homologação da Apple TV no Brasil pela Anatel. Com isso, o aparelho pode ser vendido normalmente aqui. Isso nunca aconteceu antes, nem com o modelo antigo da Apple TV. E a Apple TV está intimamente relacionada com a iTunes Store. Onde existe a loja, a Apple TV está lá. 

Além disso, a App Store brasileira está sendo traduzida para português aos poucos. Ela já está quase totalmente traduzida e já possui a seção de resgate de cartões-presente. Aliás, também surgiram rumores de que esses cartões serão vendidos no Brasil em breve.

Eu não acredito que a iTunes Store no Brasil seja liberada na sexta da semana que vem. Se for, seria ótimo. Os brasileiros não teriam que fazer gambiarras para comprar coisas na iTunes Store americana ou argentina, apenas se fossem comprar itens não existentes na loja brasileira.

Várias pessoas apostam em uma iTunes Store brasileira pelo menos até o Natal, já que rumores sobre isso se aqueceram durante o ano todo e nesse ano, em especial, a Apple deu uma atenção maior ao Brasil. A fábrica da Foxconn em Jundiaí já está em pleno funcionamento e monta iPhones 4 de 8GB com os dizeres "Designed by Apple in California. Indústria Brasileira".

É melhor não apostar em nada. Se tiver uma iTunes Store brasileira até o fim do ano, será ótimo! Se não tiver, será normal, porque ela não existe mesmo. Não crie falsas expectativas. Tudo isso são rumores, não há nada confirmado. Aguarde por algum acontecimento oficial, que certamente será publicado aqui no Tecnologite.

O Tecnologite informará sobre qualquer acontecimento relacionado a isso, e ele provavelmente cobrirá o lançamento do iPhone 4S no Brasil. Melhor aguardar para ver o que a Apple reserva para esse país.

Caso queira tirar dúvidas ou expressar sua opinião, use os comentários.

A imagem utilizada no post pertence aos respectivos donos e foi usada para fins meramente ilustrativos.

0 comments:

Postar um comentário