Hoje a empresa Adobe anunciou que não irá mais desenvolver e aprimorar o Flash Player em plataformas móveis e que irá se focar no desenvolvimento de soluções e ferramentas que suportarão o HTML5 e converterão apps em Flash para formatos suportados pelas grandes e famosas lojas para plataformas móveis.
Ainda de acordo com a Adobe, a empresa irá atualizar o Flash para dispositivos móveis apenas com alguma correção de estabilidade ou segurança. Ela anunciou que irá se focar no Flash apenas para computadores.
Com isso, temos uma empresa experiente na área de desenvolvimento web apoiando o HTML5. Sendo assim, creio que veremos diversas melhorias nesse padrão aberto daqui pra frente. O trabalho futuro com o Flash ocorrerá para disponibilizar um conversor que permita que um aplicativo em Flash chegue a diversas lojas diferentes.
De acordo com a Adobe, "o HTML5 é suportado de forma universal nos principais dispositivos móveis e, em alguns, até de uma forma exclusiva" e por isso ela achou melhor adotar o HTML5 de vez.
O Flash Player 11 introduziu diversas melhorias tais como suporte a 3D acelerado por hardware. Os desenvolvedores em Flash poderão desenvolver normalmente no Adobe AIR e futuramente poderão migrar esses apps para as principais lojas de aplicativos móveis do mundo da tecnologia sem problemas, graças às ferramentas que serão desenvolvidas pela Adobe.
A Adobe continuará melhorando o Flash principalmente para jogos e áreas que exigem mais processamento gráfico. Ela anunciou ainda que ajudará o desenvolvimento do HTML5 para que a transição do Flash para ele ocorra de uma forma suave.
Espero que em breve, o HTML5 possua ainda mais coisas. Em um futuro próximo, ele tende a substituir totalmente o Flash, e tudo caminha para que isso ocorra.
No ano passado, Steve Jobs publicou uma carta aberta detonando o Flash e inaugurando a era Pós-PC, mostrando que ela já estava acontecendo mas quase ninguém percebia isso. A era Pós-PC está ocorrendo a pleno vapor, e seria até interessante que eu falasse dela mais detalhadamente em um outro post.
Steve Jobs certamente está rindo muito lá em cima. No ano passado, foram feitas diversas críticas a ele e ao HTML5 por causa dessa carta aberta. Agora, a Adobe parou de suportar o Flash em dispositivos móveis e quer ajudar na transição do Flash para o HTML5.
A verdade é: a tecnologia evolui, e as empresas, pessoas e desenvolvedores devem evoluir junto com ela. Senão, ficam pra trás, vão à falência e passam a não entender tão bem assim o mundo da tecnologia.
Enfim, creio que o HTML5 melhorará muito daqui pra frente. Vamos ver o que a Adobe vai fazer para que isso ocorra. Vários desenvolvedores estão com ela e certamente aceitarão desenvolver para HTML5 e abandonarão o Flash pouco a pouco...
As imagens foram usadas apenas para fins ilustrativos e pertencem aos respectivos donos. As marcas registradas mencionadas nesse post pertencem aos respectivos donos.
0 comments:
Postar um comentário