quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ZINK: A impressora sem tinta

O leitor Luiz Carlos sugeriu que eu falasse da tecnologia ZINK. Então explicaremos o que é essa tecnologia neste post.

Ter uma impressora com tinta é bem chato. Se o cartucho acabar, ou compramos outro, ou recarregamos. Muitas vezes quando recarregamos, o software não reconhece que o cartucho está carregado e continua dando o aviso de que a impressora está sem tinta.

Pior é quando a impressora é a laser. O toner é extremamente caro.

A tecnologia ZINK surgiu então para quebrar com todos os paradigmas e instituir um tipo de impressora sem tinta.



ZINK significa "Zero Ink" (sem tinta) e essa tecnologia consiste na impressão de alguma coisa sem a necessidade de um cartucho de tinta.

O ponto negativo é que ela precisa de um papel especial. E papéis especiais são caros. Ainda assim, um papel especial é bonito, deixa a impressão com uma boa qualidade (em qualquer tipo de impressora) e ninguém mais tem a dor de cabeça por causa das tintas. Nos países desenvolvidos, o papel ZINK é até barato. Mas, no Brasil, esse papel é um pouco caro.

Como a impressora consegue imprimir sem tinta? O papel ZINK é composto por cristais coloridos protegidos por uma "cobertura" do próprio papel. Esses cristais podem ser amarelos, azuis (cianos) ou rosas/vermelhos (magentas). A impressora que suporta a tecnologia ZINK contém aquecedores que ativam os cristais coloridos. 

Com isso, a mistura das cores é regulada nesses cristais para que a imagem seja impressa com as cores que ela realmente possui (semelhante ao processo de mistura de cores com cartuchos de tinta). Assim, a imagem ou texto são obtidos com as cores certas.

Resumidamente: o papel possui as cores nele e elas são ativadas pelo calor da impressora.

O papel ZINK é branco e resistente à agua.

Essa tecnologia tem tudo para fazer sucesso e atualmente as marcas compatíveis são: Polaroid, Pandigital e Takara Tomy.

E mais dispositivos compatíveis serão lançados, como câmeras, mais impressoras e outros tipos de dispositivos.

A tecnologia ZINK é muito bem-vinda e certamente substituirá bem as impressoras com tinta. Ainda assim, esse tipo de tecnologia será melhor utilizada na impressão de imagens. Eu acho que utilizar um papel ZINK apenas para imprimir um simples texto é desperdício, mas em um futuro próximo, essa tecnologia servirá também para isso à medida em que ela ficar popular.

Atualmente, essa tecnologia serve muito bem para impressão de imagens. Agora devemos esperar essa tecnologia ficar mais popular para ficar mais barata. Quando empresas conceituadas no ramo de impressoras como HP e Epson fizerem parcerias com a empresa ZINK, é certo que essa tecnologia ficará popular e será amplamente utilizada. Então, nunca mais precisaremos sofrer com tinta!

Qualquer dúvida, contate o Tecnologite.

Esse post não possui fins publicitários. As marcas registradas mencionadas nesse post pertencem aos respectivos donos. A imagem do post foi usada apenas para fins ilustrativos e pertence ao respectivo dono.

0 comments:

Postar um comentário