quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Google anuncia Android 4.0 e Galaxy Nexus

Durante uma conferência que acabou na madrugada (horário oficial de Brasília), o Google anunciou duas importantes novidades. Depois que a estátua do Android 4.0, mais conhecido como Ice Cream Sandwich (sanduíche de sorvete) foi colocada no Googleplex, era certo que alguma coisa estaria por vir.

Veja o vídeo abaixo:



Então, nessa madrugada de hoje o Google anunciou o Ice Cream Sandwich. O sistema conta com um novo estilo de notificações, redimensionamento de widgets, a câmera possui um modo de "single panorama", no qual é possível tirar uma foto panorâmica sem aquela complicação toda de montar a foto.

Além disso, o sistema conta com login por detecção de face (o qual não funcionou muito bem na apresentação). Também é possível fazer pastas com os ícones, o sistema possui um novo estilo de multitarefa, possui uma fonte nova chamada Roboto (que é mais legível), possui uma nova tela de desbloqueio e um recurso para ditar as palavras para o sistema escrever. E o Android finalmente possui Visual Voicemail (caixa postal visual).

O sistema também possui a tecnologia de realizar Hangouts do Google+, diretamente do aparelho.

A coisa mais legal que o sistema possui é o Android Beam. O Android Beam é uma tecnologia de transferência de dados por NFC. É possível transferir fotos, vídeos, músicas, aplicativos e até páginas na internet. Basta que os smartphones suportem o Android Beam e deve-se aproximar os 2 celulares, tocar no botão (ou função, não sei como funciona) do Beam e ele transfere as coisas automagicamente. É importante lembrar que a transferência de aplicativos mostra o link do app na Android Market.

O sistema possui diversas outras melhorias menores que em conjunto, melhoram a experiência do usuário como um todo. Como o Android é fragmentado, existem algumas diferenças absurdas na usabilidade. O Android em um Galaxy SII, por exemplo, é bem estável, não "engasga" muito. Se o Android for utilizado em um smartphone mais barato, a usabilidade não é a mesma, o sistema "engasgará" e a experiência de uso ficará comprometida.

Para suportar o Ice Cream Sandwich, o Google anunciou um aparelho novo em parceria com a Samsung (mesmo que ele tenha comprado a Motorola). É o Galaxy Nexus. O Galaxy Nexus é um smartphone que veio para ser o melhor smartphone com Android, pelo menos por enquanto, e veio também para competir com o iPhone 4S.

O Galaxy Nexus possui uma tela Super AMOLED HD de 4,65 polegadas, resolução de 1280x720 (720p) e 316ppi.

Além disso, ele possui um processador dual-core com 1,2GHz, 1GB de RAM e suporta redes de celular 4G (LTE e HSPA+). Ele tem 8,84mm de finura.

Tenho uma "leve" impressão de que essa imagem é parecida com a imagem publicitária do iPhone 3GS...

O Galaxy Nexus possui integração total com os serviços do Google e com o Google+. E, claro, ele tem a Android Market, com milhares de apps disponíveis.

O Galaxy Nexus é um smartphone com características de hardware muito boas e roda o Android 4.0. Espera-se que o Android 4.0 seja mais estável e mais usável, porque somente um smartphone como esse ou o SII, por exemplo, conseguem rodar decentemente o Android, já que o sistema apresenta grandes falhas na usabilidade, que deixam a experiência de uso comprometida.

Agora devemos esperar uma review do produto para ver se o Android 4.0 é realmente usável e se o Galaxy Nexus é tão bom quanto parece. O Honeycomb (3.0) possui um bom design, mas ele é meio travado no Xoom. É bom que o Android 4.0 deixe os aparelhos com um uso decente, porque o iOS 5 está aí e eu aposto que a Nokia vai vir com tudo no Windows Phone.

Veja abaixo a propaganda do Samsung Nexus:





E é bom que o Android 4.0 rode bem em smartphones mais fracos, mas isso provavelmente não irá ocorrer, já que nem o Froyo (2.2) roda direito em alguns smartphones.

O Android é muito travado. De acordo com os engenheiros do Google, ele está bem melhor agora. Resta esperar por uma review de verdade para ver.

Apesar de ser um fã incontrolável da Apple, eu sinceramente apoio a concorrência, porque é com ela que a Apple melhora seus produtos.

O próprio iOS 5 foi um exemplo disso, porque incorporou (e melhorou) vários recursos que o Android já possuía, como o sistema de notificações decente.

Enquanto essa review não sai, vejam o vídeo da apresentação abaixo:



As imagens e vídeos utilizados no post foram utilizados apenas para fins ilustrativos e pertencem aos respectivos donos.

0 comments:

Postar um comentário