segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Especulações sobre o evento de amanhã (Let's talk iPhone)

Há muito o que esperar do evento de amanhã. E ao mesmo tempo em que sabemos mais ou menos o que será anunciado amanhã, muitas coisas ainda são um mistério.

Esse é um post sobre especulações. Nada do que está aqui é oficialmente confirmado até o dia 04/10. Caso você esteja lendo esse post após o dia 04/10, leia o post no qual eu falo sobre as novidades do evento, que é o que vem logo após este.

A Apple geralmente anuncia seus iPhones em junho, mas como eu disse anteriormente, esse ano tudo foi um pouco diferente.

O evento no qual a Apple anuncia novos iPods, sempre em setembro, não ocorreu esse ano.

Isso ocorreu porque o iPhone já proporciona mais lucros que o iPod, por isso, ele está sendo mais privilegiado pela empresa.


Mas eu não duvido que novos iPods sejam anunciados, principalmente um novo modelo do iPod touch. E é aí onde os problemas começam.

Já encontraram em códigos de betas e até mesmo em alguns vazamentos de operadoras e lojas que o nome do próximo iPhone seria 4S. Para a Apple, o S significa velocidade (speed). Ou seja, o iPhone 4S que provavelmente será lançado amanhã, será um iPhone 4 com o processador Apple A5, 1GB de RAM, uma GPU (placa de vídeo) melhor e uma câmera de 8MP que filma em Full HD e outros melhoramentos menores.

Porém, isso quebraria até mesmo com a coerência de nomes da empresa porque o iPhone de sexta geração teria que se chamar iPhone 5 e assim por diante. Por isso, talvez um iPhone 4S seja realmente lançado amanhã, mas deve existir um iPhone 5, com mais melhorias ainda, e com esse nome. Além do mais, o nome 4S possui conotações sexuais negativas, mas muitos dos americanos não veem assim.

Alguns ainda dizem que o iPod touch que seria anunciado amanhã terá conectividade 3G e ele que seria o "iPhone 4S". Obviamente, o 3G serviria apenas para navegação na internet.

Um iPod touch com 3G seria ótimo porque várias pessoas que não gostam de contratos com operadoras poderiam ter um plano pré-pago de 3G, sem precisar de um smartphone pra isso.

E o futuro dos iPods é incerto. Não se sabe se a Apple falará deles amanhã, se realizará um evento especial em novembro ou se atualizará sem evento nenhum. É importante ressaltar 2 coisas: a Apple é sempre correta em seus convites. O convite da WWDC tratava claramente e apenas de software. O evento tratou apenas de software. No evento do iPad 2, o convite foi um calendário cuja folha estava sendo arrancada para dar lugar ao novo iPad. No evento, só se falou do iPad 2.

A outra coisa é que a Apple NUNCA apresentou iPods novos sem evento. Isso seria algo inédito na empresa. Mas como o iPhone está proporcionando mais lucros, até faz sentido.



Ou seja, nesse evento talvez só se fale de iPhone, mas como deverá ser mencionada alguma coisa sobre o iPod touch, talvez se fale de iPods no evento. Mas também é importante lembrar que um iPod touch novo é sempre lançado na versão .1 do iOS. Ou seja, essa versão surgiria apenas em janeiro/fevereiro, quando um evento sobre iPods seria realizado.

E o iPad é lançado sempre com a versão .2 do sistema. Ou seja, é pouco provável que o evento de iPods ocorra junto com o do iPad. Logo, o evento do iPad ocorreria em março/abril. Mas tudo na Apple está mudando ultimamente, então nada é mais previsível como antes.

O protótipo do iPhone 4 vazou mas teve grandes surpresinhas: a incrível tela Retina e o giroscópio. Mesmo quando ele foi vazado, não foi analisado a fundo a ponto de descobrirem essas coisas. Até mencionaram a qualidade da tela, mas não determinaram a resolução e a densidade de pixels. Ou seja, na keynote, elas foram uma surpresa para as pessoas.

Até agora, a Apple não deixou o iPhone 5 vazar de jeito nenhum. Surgiram alguns conceitos bem parecidos entre si que reuniram todos os rumores, então supõe-se que o iPhone seja parecido com os rumores.

Um outro rumor interessante é o da tela. A tela do iPhone 5 seria de 4", e não seria interessante se a Apple aumentasse a resolução dessa tela, já que daria o maior trabalho para os desenvolvedores. E mesmo se ela colocasse uma resolução igual a do iPad, a Apple não iria perder vendas para vender aplicativos HD tanto para iPhones como para iPads. Mas tenho certeza que teria um sistema de reconhecimento que diria que um app HD pode rodar somente em iPads.

Sobre a câmera: a Apple fechou um acordo com a OmniVision para que esta fabricasse sensores de 8MP que filmam em Full HD. Nada de especial, visto que alguns celulares já possuem esse recurso.

Além disso, o iPhone 5 deverá ter um sistema de reconhecimento de voz bem mais sofisticado que o atual já que a Apple comprou a Siri e a Nuance, duas empresas importantes nesse ramo.

Três coisas que seriam surpresas para mim: 4G, 3D e TV. O 4G está começando a ficar mais popular agora nos EUA, mas o 4G da AT&T ainda é ruim, e ela é a queridinha da Apple. Na minha opinião, ela não lançaria um iPhone 4G para algumas operadoras apenas. Alguns dizem que a Apple fechou um acordo bilionário com a Sprint e que ela lançará um iPhone 5 com 4G e um iPhone 4S com HSPA+ (é quase um 4G) para outras operadoras.

E esse suposto iPhone 4G seria lançado apenas no ano que vem para outras operadoras, quando o 3G estivesse mais consolidado.

Ainda assim, qualquer iPhone com 4G causará surpresa em mim. O mundo ainda não está preparado para 4G porque ainda existem lugares até mesmo sem 3G. Mas já é hora de modernizar tudo, então que o 4G venha com força.

Acho que o iPhone não virá com 3D. Nem na câmera e nem na tela. Se vier, será uma surpresa. As telas da Apple são da LG e esta vem lançando muitos aparelhos com 3D ultimamente. Um iPhone com 3D seria coerente, mas não seria esperado. E teria que ter um nível de regulagem de 3D estereoboscópico assim como ocorre com o 3DS.

A Apple não colocaria uma antena de TV, ela seria interna. E ainda há a questão das diferenças de frequência no Japão e nos EUA. Se houver uma forma de captar por GPS onde a pessoa está e ajustar a frequência com base nisso, certamente seria ótimo um iPhone com TV. Mas, até agora, acho improvável que isso ocorra e não conto com isso no evento de amanhã.



Reunindo os rumores: a estrela do evento de amanhã é o iPhone 5. O convite diz claramente que o evento é sobre telefone(s). E não se sabe se haverá apenas um modelo 4S, apenas um modelo 5 ou os 2.

Apenas o 4S não seria vantajoso para a Apple porque algumas empresas já estão fabricando smartphones melhores em hardware que o iPhone, como é o caso do Galaxy SII. Ou seja, a Apple poderia até fazer apenas um aprimoramento na velocidade, o que seria excelente e já ficaria mais rápido que a concorrência por um bom tempo. Mas deve ter algo mais para ficar ainda mais à frente da concorrência. Por isso, eu não acredito em apenas um iPhone 4S.

Além disso, não se sabe se a Apple falará de iPods nesse evento, nem se ela mencionará algo sobre o iPod touch.

E dizem que Steve apareceria por lá. Quem sabe ele não apresenta o "One More Thing"? Seria muito bom e seria como uma ótima despedida. Mas a Apple deve mostrar que está independente dele, então a participação dele na apresentação não mostraria isso. E dizem que ligarão para ele via FaceTime. Quem sabe? Acho que isso poderia ocorrer para mostrar a suposta FaceTime HD que o iPhone 5 teria. Seria ótimo.

Esse evento está bem misterioso, e várias surpresas nos aguardam amanhã. O iCloud certamente será comentado no evento e o Mac OS X Lion talvez seja lançado amanhã. E uma GM deve ser lançada amanhã e ficar 2 semanas em circulação até o lançamento do iPhone 5. Por esses cálculos, ele seria lançado no dia 21. Mas acho que a Apple deve colocar a GM somente durante 1 semana e o iPhone 5 deverá ser lançado no dia 14.

Fiquem atentos. Amanhã teremos muitas surpresas.

O Tecnologite não cobrirá o evento ao vivo mas você poderá saber de todas as novidades aqui algumas horas após o fim do evento, que geralmente dura 2 horas.

Ele terá início às 10h no horário de Cupertino (14h no horário de Brasília) e a Apple já anunciou oficialmente que não haverá transmissão ao vivo do evento em vídeo pelo site da Apple, como ocorreu com o evento do iPods em 2010.

Vocês podem acompanhar pelos diversos blogs americanos de tecnologia, que inclusive eu leio, mas não vou postar os links deles aqui por questões de publicidade gratuita.

Enfim, a cada minuto que passa, ficamos mais ansiosos para o evento, mas vamos tentar aguardar pacientemente o iPhone 5.

Amanhã será um dia de surpresas. Mas não vamos criar expectativas. Rumores criam expectativas desnecessárias e muitas vezes achamos que o produto é abaixo do esperado. Na verdade, ele é o esperado, mas os rumores fizeram com que pensássemos que o produto fosse muito mais do que ele era para ser.

Um comentário:

  1. Aviso: eu não falei sobre a suposta mudança de design porque existem tantos sugeridos que ninguém sabe no fim das contas como o iPhone 5 será. Amanhã é quando saberemos.

    ResponderExcluir