sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Bluetooth 4.0

O iPhone 4S pode não ter sido revolucionário, mas certamente possui uma novidade que será muito útil em algum tempo. Essa novidade também está presente no MacBook Air de 2011.

A maioria dos dispositivos possui o Bluetooth 2.x ou o Bluetooth 3.0. Mas até agora, nenhum dispositivo possuía o Bluetooth 4.0.

O Bluetooth 4.0 suporta o padrão 802.11 como o 3.0. Estima-se que a velocidade teórica seja de 24 Mbit/s. Além disso, o alcance do Bluetooth 4.0 pode chegar a 100m. Por isso, ele é um bom substituto para o NFC.

Basta que existam dispositivos compatíveis com o Bluetooth 4.0 e ele substituirá bem o NFC. Além disso, o Bluetooth 4.0 é bem mais seguro que o 3.0, suportando uma criptografia de 128 bits.

O Bluetooth 4.0 tem um modo de baixo consumo de energia. Com isso ativado, o alcance passa a ser de 50m, mas a latência passa a ser de 6ms, ou seja, bem baixa.

Com isso, a transferência é muito mais estável e possui um alcance razoável. O Bluetooth 4.0 é um excelente substituto para o NFC e um ótimo upgrade em relação ao Bluetooth 3.0. A velocidade não muda tanto, mas além de ser bem mais seguro, ele é muito mais estável.


No futuro, pagaremos as contas com o celular. E como o Bluetooth 4.0 é melhor que o NFC, eu acredito que usaremos smartphones com Bluetooth 4.0 e nem precisaremos mais de cartão de crédito. O Google Wallet funciona dessa maneira, mas é por NFC.

Então, que o Bluetooth 4.0 chegue ao mercado com tudo, porque ele tem todas as condições para ser uma tecnologia excelente e ele realmente melhorará muito nossa vida.

Acho que é a partir de agora que poderemos usar o celular principalmente para pagar as coisas. Claro, o Bluetooth 4.0 é retrocompatível, então ele serve normalmente com aparelhos que possuem os Bluetooths antigos. Além do mais, ele é mais seguro e estável. É uma ótima tecnologia. Com o tempo, ele será implementado em mais dispositivos.

O padrão Bluetooth sempre se aprimora, e daqui pra frente, a velocidade do Bluetooth melhorará, já que ele já suporta o mesmo padrão do Wi-Fi (802.11).

Caso você possua um aparelho com o Bluetooth 4.0, use e aproveite essa tecnologia, ela é muito útil e será ainda mais com as melhorias na tecnologia!

Qualquer dúvida, contate o Tecnologite!

0 comments:

Postar um comentário