Câmeras digitais foram a grande revolução na fotografia. A pessoa tirava uma foto e poderia ver se ela ficou boa imediatamente, sem precisar revelar o filme. Caso a foto tenha ficado ruim, era só tirar outra.
E sempre existiram câmeras profissionais, que são câmeras grandes e complexas, que possuem configurações para todos os tipos possíveis de luz, trocam lentes e tem uma lente enorme.
Na última década, as câmeras digitais compactas, destinadas a usuários comuns, bombaram. Todas as pessoas tinham uma câmera digital.
E, de uma hora pra outra, você fica estressado porque vê aquela sua tia que não entende a mínima de tecnologia e fotografia com uma câmera semi-profissional da Canon, Nikon, Fujifilm ou qualquer outra marca por aí.
Claro, na década passada, se media a potência de uma câmera pela quantidade de megapixels. A lente passou a ser esquecida e só era lembrada por profissionais.
E era muito fácil tirar uma foto com uma câmera compacta. Era só colocar no modo automático e a câmera regulava tudo. Era só falar "diga xis!", apertar o botão de tirar a foto, e a foto era tirada.
O que aconteceu? Onde estão as câmeras compactas?
Não, elas não sumiram. As pessoas simplesmente perceberam a verdade e pararam de comparar megapixels e quiseram ir além e elas mesmas começaram a configurar a câmera para um determinado fim. (mais ou menos exposição, abertura focal e etc.)
O grande problema é: como realizar essas configurações em uma câmera compacta? Solução: comprar uma câmera profissional. Mas câmeras profissionais são caras. Solução 2: comprar câmeras semi-profissionais. E é aí que eu quero chegar.
Na última década, enquanto as câmeras compactas se popularizavam, o preço das câmeras semi-profissionais só caía, e ninguém percebia. Hoje, uma câmera compacta simples custa muito barato, e se o usuário desembolsar um pouco mais de dinheiro, ele compra uma câmera semi-profissional bem melhor do que qualquer câmera comum que ele tenha visto por aí.
Aí vem a dúvida do consumidor. O que uma câmera semi-profissional tem que uma compacta não tem? Lente e mais personalização de configurações. E dependendo da câmera, a lente é A lente. E o que uma câmera semi-profissional não tem que uma profissional tem? Basicamente, a capacidade de trocar lentes e uma personalização ainda maior.
A câmera profissional possui vários tipos de lentes, e cada uma é para um determinado fim. As câmeras semi-profissionais, em geral, possuem uma lente bem abrangente. Por isso, elas não trocam lentes. Mas claro, as câmeras profissionais possuem lentes específicas, para determinado fim. Ou seja, elas são lentes "dedicadas", e por isso, elas realizam um trabalho específico melhor.
Mas a grande vantagem das câmeras semi-profissionais é o preço. Se o consumidor pagar bem barato, ele consegue uma câmera compacta, com uma qualidade mediana. Se ele pagar um pouquinho mais, ele consegue uma câmera semi-profissional com uma qualidade de imagem bem melhor. E se ele for um fotógrafo profissional, ele compra uma câmera semi-profissional, com tudo o que ele tem direito.
Nos tempos atuais, compre uma câmera semi-profissional. A sua câmera compacta já deu o que tinha que dar, já está obsoleta. Ela pode ter 14 megapixels, mas não terá a qualidade de imagem que uma boa lente proporciona. Com uns 500 dólares, é possível comprar uma câmera semi-profissional básica, mas com uma qualidade MUITO melhor que a câmera compacta que você tinha. E quando eu falo em qualidade, eu falo tanto em qualidade do produto em si como em qualidade de imagem.
E claro, muitas dessas semi-profissionais gravam vídeo em HD e stereo. Ou seja, o consumidor não tem o que perder com isso. Se você acha que precisa comprar uma câmera digital, compre uma semi-profissional logo. Ela será boa por muito tempo e a qualidade da imagem poderá variar de ótima a espetacular.
Hoje em dia, não compensa mais comprar uma câmera compacta. O custo-benefício não é tão bom assim. As fotos são até razoáveis. As compactas de hoje são muito melhores que as de 4, 5 anos atrás, mas o usuário pode ter uma câmera bem melhor e pagar um pouco mais. E isso compensa.
E como a câmera é semi-profissional, a qualidade da imagem é excelente, a câmera possui vários modos de personalização para configurar a exposição, abertura da lente, equilíbrio do branco, e possui também o modo automático, perfeito para usuários comuns que apenas querem tirar fotos com uma ótima qualidade.
E se os usuários comuns quiserem configurar algumas coisas a mais, a câmera terá essa opção, ele não precisará comprar uma câmera profissional para isso.
Ou seja, as semi-profissionais são as novas compactas. Quando você for comprar uma câmera, compre uma semi-profissional. Você só tem a ganhar com isso.
Espero ter ajudado algumas pessoas e qualquer dúvida, contate o Tecnologite.
As imagens pertencem aos respectivos donos e são apenas para fins ilustrativos. O objetivo desse post não é promover nenhuma marca ou produto de alguma marca.
Boa tarde, estava lendo, mas ainda me questiono quanto às semi-profissionais ficarem obsoletas com o tempo como as digitais compactas. Não quero investir um pouco mais comprando uma semi-profissional e em dois anos por exemplo, ter que comprar uma nova, como acontece com as compactas. Se acontecer o mesmo, prefiro então investir mais e comprar uma profissional definitiva. Poderia responder essa minha dúvida ?
ResponderExcluirNo mercado da tecnologia, a "obsolescência" acontece, mas é o consumidor que diz se ele precisa do novo produto. Um produto não deixa de ser ruim só porque existe um melhor, ele continuará sendo bom. Isso vale para qualquer coisa. Se a pessoa tem um produto bom, ele não deixará de ser bom. É claro que existirão melhores, esse é o curso natural do mercado. A todo momento serão lançados produtos novos ou melhores em termos de hardware, software ou recursos.
ExcluirA questão é: uma câmera semi-profissional é muito boa. A lente é excelente e essas câmeras no geral possuem recursos bem interessantes que contribuem para uma boa foto. O sistema delas é na maioria das vezes razoável, assim como a qualidade das fotos.
Acho que em até menos de 2 anos um novo modelo será lançado, mas uma câmera semi-profissional boa não deixará de ser boa.
Isso vale também para câmeras profissionais. A Canon Mark II, por exemplo, é a câmera mais utilizada no Flickr e é uma câmera excepcional. A empresa lançou a Mark III, e a Mark II não deixou de ser uma câmera excepcional. Quem comprou a Mark II não deve se sentir desolado ou chateado, porque possui uma das melhores câmeras do mercado.
A mesma coisa vale para qualquer produto, inclusive para câmeras semi-profissionais. Compre uma câmera agora, e ela será boa por muito tempo. Aliás, conheço pessoas que possuem câmeras lançadas há vários anos e funcionam perfeitamente até hoje, tirando fotos de altíssima qualidade.
Esses tipos de produtos certamente são investimentos que valem a pena. Se você trabalhar com isso, saiba que valerá a pena. Compre uma semi-profissional decente, e mesmo que lancem um modelo mais avançado, a sua câmera não deixará de ser boa por causa disso.
O problema maior é o suporte. Muitas vezes as fabricantes simplesmente deixam de suportar o modelo antigo, mas não creio que esse será o caso. Suportar no sentido de oferecer garantia e peças de reposição.
Enfim, eu compraria. Até mesmo porque se você for esperar o novo modelo de algum produto, melhor esperar até 2050, quando smartphones serão robôs que fazem café.
Espero ter ajudado!