segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Diferenças entre os óculos 3D

Olá, leitores e leitoras desse blog! Esse post existe a fim de complementar o post mais acessado do Tecnologite, sobre tipos de 3D. Naquele post, eu falo sobre os tipos de 3D dos cinemas, que utilizam óculos passivos, que são óculos mais comuns para a maioria das pessoas.

Nesse post, falarei sobre os tipos de óculos existentes. Não falarei das diferenças entre os óculos dos diferentes 3Ds do cinema, já que mencionei isso no post sobre tipos de 3D. Enfim, vamos começar logo, senão você pode ficar com dor de cabeça por causa dos efeitos 3D.

Existem basicamente 2 tipos de óculos 3D: os ativos e os passivos. Os ativos são os mais utilizados nas TVs e os passivos são os utilizados nos cinemas e estão começando a ser adotados em TVs 3D. Cada óculos possui suas vantagens e desvantagens, e cabe a você escolher quais são os melhores.

Os óculos ativos funcionam de uma forma diferente da qual a maioria das pessoas está acostumada. As lentes são na verdade telas LCD que piscam muito rapidamente, sem que o olho perceba, em sincronia com o filme. Elas piscam de tal forma que seu cérebro consegue perceber o efeito de profundidade, porque elas piscam para determinadas imagens diferentes.

Porém, o 3D ativo tem um grande problema: cada pessoa enxerga de uma forma. Com isso, ele não é padrão para todos e várias pessoas podem não perceber o efeito 3D. Existem televisores que mandam imagens ainda mais rápido para o olho, para que todas as pessoas consigam enxergar o 3D. Porém, um aparelho desses é caro.

Óculos ativos

Além disso, ninguém consegue ficar muito tempo com óculos ativos porque após um tempo, por causa de uma tela que ficou piscando sem parar diretamente no seu olho, a pessoa poderá sentir cansaço na visão e até mesmo dores de cabeça.

Já os óculos passivos não possuem telas LCD que piscam. Eles funcionam por polarização de imagens. O sistema de polarização é como um filtro. Cada lente filtra uma determinada frequência luminosa para que o efeito 3D seja percebido.

A grande vantagem é que cada olho perceberá todas as imagens enviadas pela televisão a todos os momentos. E a grande desvantagem é que o efeito 3D é menor.

O 3D passivo possui outro problema grave: o brilho. Ele é muito brilhante, (como todos observaram no filme Avatar) e isso prejudica o contraste e a qualidade das cores da imagem, prejudicando a qualidade da imagem de uma forma geral.

Óculos passivos
O 3D ativo possui uma maior qualidade de imagem e suporta uma resolução maior, mas ele pode causar desconforto em algumas pessoas.

O 3D passivo possui um alto brilho, (o que prejudica a qualidade da imagem) suporta resoluções menores que as resoluções do 3D ativo, mas seus óculos são mais baratos e o desconforto visual é bem menor.

Os óculos passivos não possuem bateria e os ativos possuem. Isso é um fator importantíssimo. Se você estiver no meio de um filme e a bateria dos seus óculos acabar, você deve pausar o filme, recarregá-los e voltar a assistir o filme apenas quando eles estiverem carregados.

Tudo caminha para que o 3D passivo seja o mais utilizado. Porém, o 3D ativo deve continuar existindo para quem gosta de qualidade de imagem. Ainda assim, o 3D passivo é muito bom. E por ser mais barato, o consumidor comum provavelmente preferirá esse tipo de 3D.

Ou seja, ambos os 3Ds possuem vantagens e desvantagens, e o que determinará o sucesso de um desses formatos é o consumidor. O 3D ativo pode ser bom, mas para a maioria das pessoas comuns, o 3D passivo provavelmente é melhor, principalmente porque não causa tanto desconforto e é mais barato.

Então, quem ganhará essa competição provavelmente será o 3D passivo, mas nada impede que o 3D ativo continue existindo para quem o prefira.

Qualquer dúvida, contate o Tecnologite.

As imagens nesse post pertencem aos respectivos donos e foram usadas apenas para fins ilustrativos. O objetivo desse post não é promover nenhuma marca ou produto.

22 comentários:

  1. Pô, muito chique o post e o blog :) Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. @Anonymous

    Muito obrigado! Continue acompanhando o blog e qualquer coisa, é só falar. Obrigado mesmo pelo comentário, fico feliz com esse tipo de coisa... hahahahahaha!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Excelente análise. Acho que os passivos vão mesmo prevalecer...

    ResponderExcluir
  4. Excelente post! ainda estou decidindo qual led 3d comprar, mas ja penso em uma que ofereça oculos 3d passivo! tambem vale pensar para jogar ps3... muitas horas e deve ser menor o desconforto!

    ResponderExcluir
  5. No caso, a maioria das pessoas que possuem um PS3 possuem TVs com 3D ativo. Não sei se é por falta de opção ou pela qualidade mesmo. Mas caso você tenha problemas com os óculos ativos, recomendo comprar TVs com o 3D ativo. Falei sobre o 3D nas TVs aqui: http://www.tecnologite.blog.br/2011/02/comprar-ou-nao-comprar-tvs-em-3d.html

    Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelos esclarecimento: objetivo, verdadeiro e didático.

    ResponderExcluir
  7. o problema maior que no mercado filmes 3d para uso em tv na maioria dos casos é apenas filmes mais antigos.

    ResponderExcluir
  8. @BEM VINDO AO MEU BLOG

    Filmes antigos? Engraçado. Eu acho que nunca vi um Blu-Ray 3D, mas como essa tecnologia é nova, creio que os filmes são novos. Como não acompanho esse mercado de perto, não sei dizer na verdade. Mas com o tempo, todos os filmes poderão ser 3D.

    O problema é a diferença de qualidade entre um filme que era normal e foi convertido pra 3D e um filme filmado em 3D com câmeras em 3D. Esse segundo é bem melhor.

    ResponderExcluir
  9. Firmeza mesmo hein, tirou minhas duvidas,

    agradecido.

    ResponderExcluir
  10. @Neto

    Ah, eu fico agradecido por ler o post! Obrigado pelo comentário! Aproveite e leia os outros posts do Tecnologite!

    ResponderExcluir
  11. Sabes dizer se posso usar um oculos ativo, da sony por ex, com outra marca de tv ou projetor 3d?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A princípio, se a TV de outra marca suportar 3D ativo, que é o mesmo 3D da Sony, por exemplo, não vejo problemas em utilizar e funcionar.

      Só não funcionaria se cada TV tivesse um "reconhecimento" apenas para o óculos dela, o que é muito provável.

      Eu não afirmo com certeza que funciona ou não porque nunca testei isso.

      O que eu tenho certeza que não funciona é utilizar um óculos ativo em uma TV passiva ou um óculos passivo em uma TV ativa. Eu também nunca testei, mas isso eu tenho quase certeza que não funciona.

      Mas se utilizar um óculos ativo em uma TV ativa, a princípio funcionaria, não vejo problema.

      Enfim, só testando mesmo.

      Qualquer dúvida só comentar ou mandar um email que podemos ajudar! Obrigado por ler o post!

      Excluir
    2. É bastante provável que não funcione, pois o reconhecimento do óculos varia de TV para TV. Mas caso queira ver se funcione, confira o manual do óculos para obter mais informções.
      E não se esqueça de manter contato!

      Excluir
  12. Comprei uma Tv 3d 40" da Sony, e 2 óculos ativos respectivos com o modelo da TV. Estava querendo comprar mais 2 óculos, pois as vezes mais pessoas querem assistir a Tv. Será que posso comprar óculos passivos? Vai funcionar normalmente? (claro, com o diferencial citado acima).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Essa TV suporta apenas óculos ativos. Você deve comprar óculos ativos mesmo, não tem outra saída.

      Espero ter ajudado!

      Excluir
  13. que nada! é claro que o óculos ativo vai prevalecer, porque cada vez mais nos queremos assistir a melhor e maior qualidade e definição de imagem,
    e alem do mais eu vi anúncios de óculos 3d que a bateria durava até
    70 horas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TVs de Plasma oferecem uma qualidade muito superior às TVs de LED e LCD. A questão é o preço. O consumidor comum se importa primeiro com o preço.

      Por isso, é provável que os óculos passivos ganhem a batalha, mas não pode deixar de existirem óculos ativos porque a qualidade é melhor.

      Excluir
  14. Caro Amigo
    gostaria de saber se podemos utilzar óculos passivo em uma tv que tem óculos ativos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. A TV que é compatível com os óculos ativos possui uma taxa de atualização de imagem em sincronia com a taxa de atualização dos óculos.

      Os óculos ativos não piscam, eles funcionam por polarização. É um método bem diferente. Por isso, usar óculos passivos para assistir a uma TV com 3D ativo não resultará em nada.

      Espero ter ajudado, sinta-se livre para perguntar!

      Excluir
  15. Gostaria de saber se com o Transmissor 3d Sony Tmr-Br100 poderei comprar Óculos 3D - TDG-BR250 Preto?

    ResponderExcluir
  16. Comprei uma Sony 46HX755, com player bluray BDP-S490. A Tv já vem com seu óculos ativo, a qualidade de imagem 3D é espetacular, o que mata é o peso do óculos (assim como a canseira visual) já assisti Avatar, Resident Evil, e Homens de Preto III, mas nenhum deles consegui assistir o filme todo de uma vez. O cansaço visual e dos óculos no nariz, me fizeram com aprox. 50 minutos de filme, parar e ir fazer outra coisa pra relaxar. Fica a dica

    ResponderExcluir
  17. Minha tv é com óculos passivo eu comprando um óculos ativo daria certo?

    ResponderExcluir