terça-feira, 27 de setembro de 2011

Apple convida imprensa para evento no dia 4 de outubro

Finalmente! A história é assim: sempre durante o mês de setembro, a Apple anuncia novos iPods, uma vez por ano. Porém, esse ano a Apple realizou algumas mudanças em seu calendário. Com isso, a WWDC foi focada apenas em software, o que fez as previsões de um novo iPhone (que sempre é lançado na WWDC) serem direcionadas para o mês de setembro.

A versão beta do iOS 5 está rolando por aí para os desenvolvedores cadastrados no Apple Developer Program já há alguns meses. Eu possuo essa nova versão e posso dizer que as novidades serão muito boas, mas prefiro falar sobre isso em um outro post.

E sempre com um software novo, vem um hardware novo. Há 3 semanas a Apple não libera uma nova versão beta, e cada beta dura duas semanas. A Apple fez isso para casar a liberação da GM com a data do evento, marcado para o dia 4.

Hoje, a Apple liberou um convite para a imprensa especializada para um evento, que como o próprio convite sugere, será no campus da Apple, às 10h da manhã no horário de São Francisco (14h no horário de Brasília) no dia 4 de outubro de 2011. Resumindo: a essa hora da terça-feira da semana que vem, o mundo já terá conhecido o novo iPhone.

E dessa vez, a Apple foi bem cuidadosa, pois nenhum protótipo vazou e alguns acham que as cases que vazaram sejam de um novo modelo de iPod touch.

Aliás, a Apple adiou a data de liberação do iPhone para outubro. Os iPods sempre foram liberados em setembro. Será que nesse ano eles serão lançados nessa keynote ou serão lançados apenas em novembro? Creio que as duas possibilidades existem. Só saberemos o que ocorrerá no dia 4.

Mas, como o convite sugere, o evento será sobre o iPhone, focado no iPhone. Acho que teria que acontecer um evento focado em música para que a Apple apresente novos iPods e uma nova versão do iTunes, como sempre, e isso deverá ocorrer em novembro. Nunca houve um evento da Apple grande em novembro, então talvez os novos iPods venham junto com o novo iPhone.

Veja abaixo o convite:
"Vamos falar iPhone"
Como podemos observar, existem 4 ícones. Um é o ícone do calendário que indica que o evento será na terça-feira, dia 4 de outubro. O outro ícone é o do relógio, que indica que o evento ocorrerá às 10h de San Francisco. A localização mostrada no ícone dos mapas, para quem não sabe, é o próprio campus da Apple. O ícone não foi editado, ele é assim. Logo, o evento ocorrerá no campus da Apple.

O ícone do telefone indica que o assunto do evento é o telefone da Apple (no caso, o iPhone) e que há uma chamada perdida. Ou seja, a chamada deve ser atendida, você deve ir no evento.

Alguns especulam também que o ícone do 1 representa o lançamento de apenas um iPhone. Ao contrário do que muitos pensam, seria lançado apenas um iPhone e não haveria o tal do iPhone de baixo custo para mercados emergentes. Conhecendo a Apple, acredito que ela não faria esse segundo iPhone, e se ela o fizer, ele será um iPod touch com 3G sem função de telefone, o que seria extremamente útil para alguns e faria total sentido.

Além disso, se você somar os 4 ícones e o número 1, o resultado é 5. Ou seja, o iPhone será o iPhone 5, e não um 4S. Até mesmo porque o 4S ("for ass") teria conotações sexuais negativas, e a Apple não seria tola de fazer isso com seus produtos.

O convite ainda diz: "Let's talk iPhone", que significa "Vamos falar de/sobre iPhone". Ou ainda, pode ser um vocativo no sentido de "Vamos falar, iPhone!", indicando os novos recursos de comandos de voz que ele poderia ter.

Porém, esse ano está um pouco diferente para a Apple, então tudo pode acontecer, até mesmo um iPhone de baixo custo.

O iPhone 5 provavelmente terá o processador A5 (o mesmo do iPad 2), que é de 1GHz e é dual-core. Além disso, ele teria 1GB de memória RAM (O iPad 2 e o iPhone 4 possuem 512MB). Além disso, ele teria uma câmera de 8MP que filma em Full HD.

Ele ainda teria um sistema de comandos de voz da Nuance, uma empresa especializada em comandos de voz comprada pela Apple no início do ano.

Ele talvez terá uma traseira curva, parecida com um iPod touch, ou será metálico, parecido com o 1º iPhone. Talvez, o design permaneça o mesmo, mas a Apple consertará as antenas de vez.

E 4G? Como a estrutura do 4G ainda é precária, a Apple poderia até implementar, mas geralmente ela gosta de fazer as coisas de uma maneira bem feita. Por isso, acho que ela esperará mais um ano para que o 4G se aprimore e se popularize para que ela lance o iPhone com 4G. Ou seja, eu acho que esse iPhone 5 não será 4G.

Além disso, ele não terá NFC. O Bluetooth 4.0 só existe no MacBook Air até agora e ela poderia implementar no iPhone também, para substituir o NFC. Apesar de eu não gostar de Bluetooth, o 4.0 tem uma velocidade e estabilidade melhoradas e ele consegue substituir muito bem o NFC e é até melhor que o NFC. Haveria um tempo para que o mercado se tornasse compatível com o Bluetooth 4.0. Mas depois disso, seria só alegria!

Enfim, há muitas especulações sobre o iPhone 5, e eu recomendo não criar expectativas, porque muitas vezes você pode se decepcionar. Esperemos até o dia do evento e veremos o que vai acontecer. Espera-se muita coisa para esse novo iPhone e eu tenho certeza que a Apple não vai fazer feio e vai aprimorar o melhor smartphone do mundo ainda mais. Estamos todos ansiosos, mas vamos nos conter porque o grande dia já está chegando!

Infelizmente, o Tecnologite não poderá cobrir o evento ao vivo dessa vez, mas como sempre terá um post após o término do evento reunindo e explicando tudo o que foi comentado no evento e vou aproveitar e falar um pouco mais do iCloud e do iOS 5.


PS.: É com orgulho que eu anuncio que esse é o 200º post do Tecnologite! E que existam muito mais posts por aqui!

2 comentários:

  1. Mas o bluetooth desse novo aparelho vai servir para compartilhar musicas e fotos com edições anteriores ?????

    ResponderExcluir
  2. @Anonymous

    O problema do compartilhamento de músicas e vídeos na Apple, ao contrário do que muitos pensam, não é um problema do "fechamento" da Apple.

    Isso ocorre porque a Apple vende músicas, filmes e clipes de música na iTunes Store. A pressão das gravadoras é absurda e elas não querem perder dinheiro. Por isso, a Apple não permite a transferência de músicas e vídeos atráves do Bluetooth de seus aparelhos (somente pelos Macs).

    Sobre a retrocompatibilidade, acho que ela existirá sim. Geralmente, uma nova versão de uma tecnologia é retrocompatível. Um exemplo é o Wi-Fi. Os roteadores com Wi-Fi n são compatíveis com aparelhos que possuem o Wi-Fi g.

    Assim, acho que o Bluetooth 4.0 no geral permitirá a transferência de arquivos e a conexão com outros aparelhos que possuem o Bluetooth 3.0 ou o 2.0 (2.1, 2.2. e etc).

    ResponderExcluir