Apple, a maior empresa de tecnologia do mundo, a empresa mais inovadora da década e uma empresa que tem mais dinheiro que o governo dos EUA.
As inovações no século XXI para o consumidor final acabam agora. A partir de agora, o século quase não terá inovações tecnológicas. E dizer que Steve Jobs não mudou totalmente o mundo em 10 anos é a maior besteira que pode ser dita por um ser humano.
Sim, esse post será totalmente parcial e eu sou um fanboy da Apple. Esse é um aviso, prepare-se para o que você lerá.
Steve Jobs renunciou ao cargo de CEO da Apple. E pediu para ser o Chairman do quadro de diretores, o que significa que ele será o diretor máximo da Apple, mas não influenciará tanto nos produtos como influenciava há alguns anos atrás. Ou seja, Jobs está na mesma situação de Gates. Ambos não são CEOs das empresas que criaram, mas são os chefes do quadro de diretores.
Lembrando que CEO não é o dono, é o chefe executivo. Ou seja, é quem coordena toda a empresa. Steve Jobs ainda é o dono porque detém a maior parte das ações da empresa.
E quem é o novo CEO da Apple? Como indicado na própria carta de renúncia do Jobs, é o Tim Cook. Tim Cook era o COO da Apple (chefe de operações). E Jobs "pediu" para ser o novo chefe do quadro de diretores da Apple, substituindo o chefe antigo, Arthur Levinson, da Genentech. Além disso, Steve Jobs pediu que Tim Cook entrasse para o quadro de diretores imediatamente.
Quando Steve Jobs estava de licença médica em 2009, Tim Cook atuou praticamente o ano todo, e foi um ano muito bom para a Apple. Creio eu que Cook aprendeu muito com Jobs e comandará a empresa muito bem. Ou seja, a Apple continuará a ter um ano melhor que outro, mesmo com Cook no comando.
Jobs não influenciará tanto nos produtos da Apple. O que isso significa? Inovações demorarão um pouco mais para sair. Por melhor que seja Cook, ninguém tem a visão empresarial de Jobs.
Steve Jobs tirou uma licença médica no início do ano, mas apresentou as Keynotes. Steve Jobs talvez apareça na Keynote de setembro, mas quem conduzirá a Keynote deverá ser Phil Schiller.
As Keynotes da Apple não serão as mesmas sem Steve Jobs. Somente ele sabe como fazer uma apresentação excelente e impecável.
Algumas pessoas mais apavoradas dizem: "A Apple continuará a mesma? Ela irá falir?" E eu digo: sim. Esqueçam a Apple da década de 90. Hoje a Apple é uma empresa amadurecida, com altos índices de satisfação do consumidor, muitos clientes fiéis e muita visão inovadora. Por isso, ela produz produtos com qualidade impecável e obtém muitos lucros.
Claro. Sem Jobs, não será a mesma coisa, mas a Apple sabe como proceder. Os executivos da Apple são profissionais incríveis e aprenderam muito com Jobs. A qualidade dos produtos da Apple não irá cair e a Apple não abandonará seu modelo vertical de negócios.
Modelo vertical de negócios é um modelo no qual a empresa controla tudo do produto. O produto final funciona muito bem, mas não possui muitas customizações. Sem Jobs, a Apple não mudará isso. Pelo menos não tão cedo.
As ações da Apple estão em forte queda agora e deverão abrir em queda amanhã. Só deverão subir mesmo na Keynote de setembro. Enfim, esse anúncio de hoje ficará marcado na história.
Jobs foi um homem que em apenas 10 anos, mudou toda a maneira de viver de grande parte da humanidade. Isso é um fato, é só olhar tudo o que existe à sua volta.
Enfim, creio que a Apple ficará bem, e Jobs no comando do quadro de diretores certamente fará muitas contribuições para a Apple ainda.
Teria muito o que comentar nesse post, mas falarei apenas isso. Apenas peço calma, devemos ficar tranquilos. A Apple não irá falir ou deixar de ser o que ela é apenas porque Steve Jobs é o Chairman.
Caso você queira saber mais sobre Steve Jobs e sua trajetória na Apple, recomendo os seguintes livros:
"A Cabeça de Steve Jobs", de Leander Kahney e "O Fascinante Império de Steve Jobs", de Michael Moritz.
Os impactos sobre as ações serão sentidos ao longo dessa semana. Porém, após a Keynote de setembro, estará provado que a Apple está bem.
Isso me lembra o lançamento do iPad em 27 de janeiro. Todo mundo ficou apavorado com tudo, mas depois tudo ficou bem, como eu havia previsto na época. Com a saída de Jobs, será a mesma coisa.
Qualquer dúvida, contate o Tecnologite.
OH MAN!
ResponderExcluir