O 3D não existe somente em imagens e vídeos. O 3D existe no áudio. Você até já conhece o 3D do áudio apenas com outro nome: Dolby Digital 5.1.
O que é o 3D no áudio? É basicamente a noção de profundidade proporcionada por um sistema de som 5.1, 7.1 ou por alguns fones de ouvido mais modernos "com 3D".
Ou seja, os drivers (woofer, tweeter e mid-range) estão posicionados de tal forma que quando o usuário escuta um som em estéreo, é possível ter uma noção de profundidade. Ou seja, se o cantor quis parecer mais longe, você sentirá que ele estará mais longe. Se ele quis parecer do seu lado direito, você irá ouvi-lo no seu lado direito.
Mas não são apenas os fones de ouvido que precisam ser adaptados para o 3D. O driver da placa de som também deve suportar o 3D no áudio. Há como testar o 3D, é só ir no driver da sua placa e deve ter uma opção para testar o 3D de várias formas.
A minha placa, por exemplo, testa o 3D utilizando uma música e o som de um inseto.
O 3D no áudio é excelente para jogos, principalmente jogos de FPS. Antes de continuar, apenas farei uma observação. FPS, no contexto desse post, significa First-Person Shooter, ou seja, Tiro em Primeira Pessoa. Nessa modalidade de jogo, você controla o personagem a partir do que ele está vendo e não vê o corpo inteiro dele. Não confundir com fps, que significa frames per second, que é uma medida da qualidade de um vídeo.
Feita a observação, podemos continuar. Áudio em 3D é excelente para jogos de FPS porque se o atirador estiver perto ou longe do personagem do jogador, este conseguirá perceber apenas observando o volume do tiro. Se o volume estiver alto, o jogador perceberá que o tiro está perto.
Alguns notebooks já possuem um sistema de alto-falantes Dolby Digital, ou seja, é possível ter a noção de profundidade, mesmo sem os fones de ouvido.
Essa noção é muito útil e faz com que o som seja mais real. Porém, mesmo que notebooks ou fones de ouvido possuam essa tecnologia 3D no áudio, a verdadeira noção de profundidade e espaço é conseguida apenas com caixas de som reais em um sistema 5.1, 7.1 ou alguma coisa melhor que isso. Ou seja, se algum som de uma música ou um tiro em um jogo estiver atrás do usuário, ele perceberá realmente esse efeito, mais do que ele perceberia com o 3D virtual.
Porque ele perceberá melhor o efeito com caixas de som reais, físicas? Simples: essas caixas estão a uma distância do usuário, então a noção de espaço e de profundidade é bem mais real do que quando todos esses sons estão diretamente no ouvido do usuário.
Claro, esse efeito será percebido sem problemas com um fone ou um notebook que suporte "áudio em 3D", mas não será tão real quanto o verdadeiro Dolby Digital.
Ou seja, se você for comprar um notebook ou um fone com 3D no áudio, compre. Irá ajudar demais. Repito: o efeito poderia ser melhor se as caixas de som fossem físicas, mas sinceramente chega bem perto. Dá para perceber com clareza a profundidade.
Um home theater deve ter caixas com distância do usuário justamente para causar esse efeito de profundidade. Ou seja, as caixas não são colocadas da forma como são colocadas apenas por causa da estética e etc.
Ou seja, não é propaganda enganosa. O 3D no áudio realmente existe e é muito útil em vários contextos. Um som que era pra estar atrás de você, realmente estará atrás de você em um sistema 3D de áudio.
Enfim, aproveite o 3D no áudio porque ele é realmente muito bom. Ele até deixa a pessoa mais imersa na música ou no jogo, então cuidado para não viciar!
Qualquer dúvida, poste nos comentários ou contate o Tecnologite.
0 comments:
Postar um comentário