Esse post não existe com a intenção de provocar guerrinhas ridículas de fanboys da Nintendo vs. os da Sony. Eu vou apenas expor algumas características do 3DS e do PS Vita e comentar sobre as minhas primeiras impressões do 3DS. Além disso, vou fazer uma análise final sobre qual seria o melhor ou o pior console.
Hoje pude testar o 3DS. Foi um teste rápido, mas já deu para se ter uma ideia da experiência de uso do console. Queria mesmo testar o 3D, e o jogo que estava no 3DS era justamente o The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D. Fiquei eufórico. Esse provavelmente será o melhor jogo para o 3DS. E seria ótimo reviver a infância em 3D.
Enfim, comecei a jogar. O efeito em 3D pode ser regulado. Quando coloquei no máximo, via duas imagens distintas e dava até uma dor de cabeça. Porém, abaixei um pouco o nível do 3D e consegui perceber o efeito 3D normalmente, sem problemas.
O botão que regula o efeito em 3D provavelmente está mais relacionado com a angulação do olho do que com a intensidade do efeito em si. Não sei, mas um efeito muito forte deve ser para quem tem os olhos um pouco mais distantes um do outro.
Eu por exemplo coloquei o botão mais ou menos no meio, visualizei o 3D perfeitamente. Acho que a regulagem do efeito 3D varia de pessoa pra pessoa e está relacionada com a angulação do olho.
Joguei um jogo por pouco tempo, nem vi tudo o que se podia fazer. Só queria jogar para ver como seria esse jogo em 3D.
No fim das contas, o 3D está totalmente aprovado. É muito bom, dá um efeito bem legal e é estereoscópico, sendo assim, não precisa de óculos. Para os chatos que reclamam do óculos, não há mais porque reclamar.
Confesso que estava um pouco receoso com o 3D, achando que não seria um efeito espetacular e que não seria 3D de verdade, mas é um 3D muito bom. Não sai tanto assim da tela como em alguns filmes por aí, mas proporciona um efeito muito legal no jogo.
Tudo isso só é possível porque quando o efeito 3D é ativado, duas imagens são criadas. Quando elas ficam na angulação certa para seu olho, você poderá ver uma só imagem com o efeito 3D.
Ah, e claro, é possível jogar sem o efeito 3D para aqueles que não gostam e vivem reclamando do 3D.
Ele também tira fotos em 3D, o que dá um efeito bem legal. Elas só podem ser visualizadas com o efeito em telas que suportem o 3D. A foto fica até boa, mas a câmera não é muito boa, possui apenas 0,3MP. E é possível tirar fotos em 2D também.
Por isso, não saia tirando fotos por aí achando que elas terão ótima qualidade. Aliás, se você quiser tirar fotos, recomendo comprar uma câmera.
Enfim, acho que é um console muito bom e compensará esperar jogos como Mario Kart e Star Fox para comprá-lo.
Porém, esse teste do 3DS me levou a uma reflexão. Quem é melhor: 3DS ou PS Vita? Então entramos naquela velha discussão de DS vs. PSP ou Nintendo vs. Sony.
Acho que são consoles com propostas diferentes. Uma pessoa pode perfeitamente comprar os 2 e não irá perder nada, inclusive ganhará mais diversão. Ou seja, um não anula o outro.
Vamos primeiro ao hardware:
- 3DS: 3 câmeras (2 traseiras para fotos em 3D e 1 frontal), giroscópio e sensores de movimento, 2 telas (1 sensível ao toque), slot para cartão SD. Possui processador, memória RAM e GPU (placa gráfica) bem simples, analógico (no jogo testado por mim serviu para controlar o personagem) e teclas de controle normais.
- PS Vita: 2 câmeras (1 traseira e 1 frontal), giroscópio e sensores de movimento, tela sensível ao toque de 5 polegadas, parte de trás sensível ao toque (ajuda a controlar em alguns jogos), 2 analógicos, botões clássicos do PlayStation, processador com 4 núcleos e uma GPU excelente.
Logo de cara percebe-se que o PS Vita consegue rodar gráficos bem melhores que os gráficos do 3DS. Isso é justificado pelo fato de que os jogos dos consoles da Sony são jogos mais hardcore, enquanto os jogos da Nintendo são bem "desenhados", não possuem gráficos realistas.
O PS Vita realmente precisa suportar gráficos ótimos, só não precisava fazer com que eu queria jogar meu computador no lixo, né? Enfim, os jogos também são muito bons. Uncharted 3, Call Of Duty, quem sabe um God Of War, entre outros jogos excelentes dos consoles da Sony. Além dos jogos citados, existem vários jogos exclusivos para os consoles da Sony, que com certeza influenciam na compra do usuário. Desses citados, o único exclusivo é God Of War, mas existem muitos outros.
Os jogos do 3DS não são hardcore. Qualquer pessoa pode jogá-los, são simples, fáceis de entender e possuem uma história divertida. Porém, não possuem gráficos excelentes como os gráficos do PS Vita. O 3DS também possui jogos exclusivos como Mario e Zelda.
A exclusividade de jogos pode determinar a compra. Porém, acho que são jogos para nichos diferentes. Aquele usuário que prefere jogos mais violentos, com mais ação e com gráficos melhores compra o PS Vita. O usuário que prefere jogos menos violentos, com uma ótima história (por favor, os jogos dos consoles da Sony também possuem uma ótima história), e com gráficos mais "infantis", compra o 3DS.
O PSP, assim como o PS Vita servem para portabilizar a experiência de jogo de um PlayStation, para que você jogue o PlayStation em qualquer lugar. Já que é basicamente a mesma coisa, eu particularmente acho melhor jogar os jogos do PSP/PlayStation em uma televisão gigante.
Existe o fator de que os gráficos de um PSP são melhores que os de um PS2 e os do PS Vita devem se equiparar aos do PS3. Para o meu perfil de uso, é melhor ter um PlayStation do que um PSP, já que eu não teria vontade de jogar em diversos lugares diferentes da minha casa.
Além do mais, quando se joga em um PlayStation, independentemente de qual seja, a tela não será de apenas 5 polegadas. Porém, cada pessoa tem um perfil de uso, então dependendo do caso, um PSP/PS Vita seria bem útil para algumas pessoas.
Ao contrário do PSP/PS Vita, o 3DS não é um Wii ou um Nintendo 64 portabilizado. Ele tem vários jogos "novos" com estilos novos. Existem vários jogos de consoles antigos que foram portabilizados para o DS no geral, incluindo o Ocarina of Time em 3D que eu joguei hoje. Porém, existem vários jogos no DS que não existem no Wii ou no GameCube, e os jogos "iguais" como Mario Kart, são bem diferentes em cada um desses consoles.
Por isso, cada console quer atingir determinado perfil e acho que a concorrência entre eles nem é tão direta.
Conclusão: o usuário pode comprar os 2 sem problemas. Quando quiser jogar um jogo com mais ação, joga o PS Vita. Quando quiser jogar um jogo um pouco mais tranquilo, para divertir mesmo, joga o 3DS.
Acho que seria difícil dizer qual é o melhor. Cada um quer atingir consumidores específicos e ambos possuirão jogos muito bons.
A vantagem do 3DS sobre o PS Vita é o 3D. A vantagem do PS Vita sobre o 3DS é a qualidade gráfica, já que o hardware de processamento é bem melhor.
Acho que não há um melhor. Cada um possui vantagens e desvantagens em relação ao outro e eles não possuem a mesma proposta. A concorrência será acirrada. Existirão mais jogos, recomendo esperar até o fim de 2012 para avaliar qual comprar dependendo do seu perfil de jogo.
Enfim, escolha seu console e seja feliz. Se possível, compre os 2 e você não irá se arrepender. E claro, quando eu tiver a oportunidade de testar o PS Vita, testarei e falarei as primeiras impressões aqui.
Acho que já deu para perceber que eu sou mais para o lado do 3DS, mas compraria e usaria um PS Vita sem problemas, apesar de preferir o 3DS. Mas cada um é cada um. A pessoa joga o que quiser, ambos os consoles são bem divertidos.
Lembre-se: qualquer dúvida contate o Tecnologite.
Esse post não possui quaisquer fins lucrativos e não existem propagandas nele. Apenas expliquei e analisei características dos consoles. Ambos possuem pontos positivos e negativos, mas tenho minha preferência e a deixo clara nesse blog, já que blog é uma ferramenta para compartilhamento e exposição de opiniões. As imagens pertencem aos seus respectivos donos e foram usadas para fins ilustrativos.
0 comments:
Postar um comentário