quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Primeiras impressões: Windows Phone 7

Desculpem-me pela falta de posts do blog, mas é que ultimamente estou muito ocupado e não tenho muito tempo para postar aqui.

Tive a oportunidade de utilizar um smartphone com Windows Phone 7 e nesse post falarei minhas impressões sobre ele vou comparar com o Android e o iOS.

O smartphone com o Windows Phone 7 (WP7) era um da HTC. Infelizmente não me lembro do modelo porque perdi o arquivo com os dados do celular testado.

Porém, ele possui especificações de hardware boas: um processador Snapdragon de 1GHz, câmera de 5MP e uma tela touch screen com 4 polegadas.

Não faz nem uma semana que a Nokia e a Microsoft anunciaram uma parceria que incorporaria o WP7 aos novos smartphones da Nokia. Esta, que estava tão parada a ponto de não anunciar nenhum celular atraente, finalmente poderá ter a chance de ter smartphones com um software bom para tentar recuperar o mercado perdido para o Google e para a Apple.

O WP7 é um bom sistema. Possui uma resposta muito boa, é rápido, é bonito e é intuitivo. Ele possui a beleza e a intuitividade que o Android não possui, por isso acho que ele poderá vender bem se fizerem uma boa propaganda.

Ele vem com o Windows Marketplace, que é uma loja de apps. Atualmente, ela não possui muitos apps, mas à medida que o sistema ficar popular os desenvolvedores programarão apps para o WP7.

Eu não pude testar o sistema por muito tempo, mas ele era muito estável. A Microsoft já planeja colocar um sistema de copiar e colar e uma multitarefa parecida com a do WebOS, da Palm (HP). Mesmo não possuindo esses recursos, o sistema é muito bom.

Uma característica boa do sistema é que ele mostra um live preview do app ou informações importantes do app diretamente da home screen. Isso facilita o gerenciamento de informações como notas, eventos do calendário, número e identificação de chamadas perdidas e etc.

O sistema também possui uma coisa parecida com o infinite scroll do Android. Quando você passa as páginas dentro de um aplicativo, as páginas passam indefinidamente. E para identificar "onde você está" no app, em cima está escrito a parte do app na qual você se encontra, tudo isso para que a pessoa não se perca no infinite scroll.

Resumindo: é um sistema iniciante mas é mto bom e tem potencial para ser um sistema muito bom. Cheguei à conclusão que utilizar um sistema móvel em 4 polegadas é uma experiência de uso excelente, e não vejo a hora de existir um iPhone com uma tela de 4 polegadas. Porém, isso tem alguns obstáculos, mas não vou comentar sobre isso agora porque o foco do post é outro.

Testei outro celular da HTC que também tinha 4 polegadas e rodava o Android 2.2. Foi então que eu descobri que telas de 4 polegadas para um smartphone realmente são muito úteis, porque você tem a sensação de que pode fazer muito mais com o seu aparelho porque ele possui uma tela maior. Era um Android como qualquer outro, mas eu achei melhor que o Android da Samsung (que eu também testei).

O Android da Samsung era um pouco mais feio e talvez por isso ele não era tão intuitivo, mas como é Android, os dois eram quase a mesma coisa.

Se a Nokia aproveitar bem a parceira com a Microsoft e vice-versa, espere por ótimos celulares com o Windows Phone 7 para esse ano. Espero que o sistema fique popular e seja usado por muitas pessoas, porque ele possui algumas funções bem interessantes que poderiam ser levadas para outros sistemas como o Android e até mesmo o iOS.

Acho que o WP7 tenta ser o que o Android não conseguiu ser, porque ele é um sistema com muitas funções e belo.

Vamos ver se o WP7 se populariza logo para que ocorra uma grande e boa concorrência entre os smartphones. Quem ganha com a concorrência acirrada são sempre os consumidores.

Uma review escrita nunca reproduz de verdade o verdadeiro uso de um produto, mas acho que já dá para se ter uma ideia de como é o WP7. Para quem quiser testar o sistema, recomendo não desperdiçar a oportunidade, porque acho que vale a pena conhecer! Uma coisa é certa: ele definitivamente está melhor que o Windows Mobile 6.5!

Qualquer dúvida, contate o Tecnologite, poste nos comentários abaixo ou cadastre-se no fórum.

0 comments:

Postar um comentário