terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Comprar ou não comprar TVs 3D?

Uma dúvida comum existente nos dias de hoje é com relação à aquisição de TVs que permitem que o usuário visualize conteúdo em 3D.

Essas TVs geralmente utilizam LED para Retroiluminação, então a qualidade da imagem como um todo não é muito diferente da qualidade da imagem de uma TV LED comum.

O problema é que as primeiras TVs 3D foram anunciadas no ano passado, por causa da copa do mundo, e elas ainda estão muito caras e necessitam de óculos.

Eu não tenho problemas com óculos, mas a maioria das pessoas não gosta de utilizá-los, e isso pode ser um problema na hora de comprar TVs 3D.

O que ocorre é que as fabricantes já estão testando tecnologias 3D que não precisam do óculos. Eu nunca vi ao vivo, mas acho que o efeito não é tão real quanto uma tela que necessite do óculos. Os vídeos do Nintendo 3DS que eu vi pelo menos me causaram boas impressões.

No vídeo, percebe-se que a qualidade do 3D é boa, que ele parece realmente sair da tela. Acho que o 3D sem óculos é uma tecnologia boa e pode evoluir ainda muito mais.

O Nintendo 3DS parece mais um teste, mas acho que ele dará certo no mercado. As pessoas realmente não gostam de utilizar óculos, e o 3DS é uma boa saída para isso.

E isso será levado para as Televisões? Com certeza! Nesse ano foram apresentadas na CES várias TVs de várias marcas como Samsung, LG e Toshiba que não necessitam de óculos.

O preço de uma TV 3D boa é em média R$10000,00. Será que compensa comprar uma TV 3D agora?

A resposta é simples: não. Se você tiver uma TV de CRT, acho que vale a pena investir numa TV básica de LCD, apenas para segurar a falta de uma TV boa, que durará um bom tempo.

Se você tiver uma TV de Plasma, você fez a compra errada, espere pelas TVs 3D. Se você tiver uma TV de boa qualidade que seja de LCD, espere até o preço das TVs 3D sem óculos ficar mais barato para que você possa comprá-las sem problemas ou arrependimentos.

Se você comprou uma TV 3D que tenha óculos, você também fez a compra errada. Recomendo vender essa televisão imediatamente, porque assistir ao conteúdo sem óculos é muito mais cômodo para a maioria das pessoas. Se você não tem problemas com óculos, pode continuar com sua TV 3D.

A diferença da qualidade não deve ser grande, mas acho que as melhorias serão aplicadas nas TVs 3D sem óculos e o conteúdo será mais adaptado à elas.

Agora, no início da popularização do 3D, a qualidade das duas TVs é praticamente a mesma. Porém, provavelmente a TV 3D com óculos já é obsoleta, porque as novas tecnologias serão direcionadas para as TVs 3D sem óculos.

Enfim, a grande recomendação para a maioria dos consumidores é esperar. Espere até que o preço de uma TV 3D (sem óculos) mais acessível, o que deve demorar no mínimo 3 anos, e então faça um upgrade na sua TV.

Se você tem uma TV LCD e está feliz com ela, continue com ela e espere para comprar a TV 3D, preferencialmente sem óculos.

Se você tem uma TV de Plasma, cabe a você decidir se esperará pela popularização do 3D ou se você comprará uma TV de LCD para fazer um upgrade básico. 

Na minha opinião isso não compensa, já que é melhor esperar pelas TVs 3D. Se você tem uma TV de CRT, compre uma de LCD apenas para aproveitar uma boa qualidade de imagem.

Resumindo: a grande recomendação é esperar. Compre uma TV somente se estiver realmente precisando do upgrade e achar que vale a pena.

Venda sua TV velha, e se ela for muito velha, coloque num leilão no eBay por US$10000,00.

Qualquer dúvida, poste nos comentários ou contate o Tecnologite por qualquer um dos contatos escritos na parte lateral do site.

4 comentários:

  1. Amigo daqui a 3 anos tudo pode mudar, se esperar para comprar uma TV3d sem oculos... até lá outras tecnologias emergiram. discordo de vc neste ponto de esperar. o 3d com oculos tem suas vantagens como a imagem saltando da tela, o que não acontece com a 3d passiva, então ela não esta obsoleta!

    ResponderExcluir
  2. @Anonymous

    Se formos esperar sempre por novas tecnologias, espere até 2030, quando as paredes da sua casa serão as TVs e continue com as TVs de CRT até lá.

    Sempre utilizam um argumento desse tipo quando eu pergunto se devo comprar tal produto. Acho que ele é totalmente válido. O 3D estereoboscópico pode até ser um pouco pior que o 3D com óculos, mas ele ainda assim é 3D e é ótimo para as pessoas que odeiam o óculos. Quem é indiferente com relação ao uso de óculos, pode comprar a TV 3D sem problemas.

    Mas não é tão bom esperar, porque sempre surgirão novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  3. A questão de esperar também discordo, eu comprei a pouco tempo neste site minha TV LED 3d.
    http://www.colombo.com.br/produto/Som-e-Video/TV-3D/LED
    E acredito que a tv com óculos tem suas vantagens, como a imagem saindo verdadeiramente fora da tela! Mas entendo onde o Silver quis chegar, foi mais pelo fato das pessoas que odeiam o óculos e mesmo sim querem a tecnologia 3d ;)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. @Gustavo Tylor

    Obrigado pela recomendação do site. Os leitores que quiserem comprar TVs, terão mais uma fonte para pesquisa de preços.

    A TV com óculos realmente tem suas vantagens, e eu falarei inclusive da diferença entre óculos ativos e passivos por aqui.

    Mas o 3D estereoboscópico tem tudo para se tornar melhor que o 3D com o óculos e é ótimo para quem não gosta de óculos. O foco do post foi recomendar outro tipo de TV 3D, que está se tornando cada vez mais popular. Mas por enquanto, só vemos efetivamente as TVs com 3D com óculos. Mas para quem quer a opção de 3D sem óculos, ela existe.

    Aliás, o 3D do 3DS é regulável e não precisa de óculos. Para quem se incomoda, é perfeito.

    Eu por exemplo não tenho problemas em usar óculos, mas tem pessoas que não se sentem confortáveis.

    ResponderExcluir