terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Primeiras impressões: Kinect

Para quem não sabe, o Kinect é um sensor que a Microsoft começou a vender no ano passado que faz com que o personagem no jogo reproduza os movimentos do jogador.

O Kinect é composto por apenas uma câmera, que detecta o movimento, e por um sensor infravermelho, que detecta o ambiente e ajuda na detecção do movimento quando o jogo estiver sendo jogado à noite.

Nesse período em que o Tecnologite esteve de férias, eu pude testar um Kinect em uma loja e tirar minhas próprias conclusões sobre ele.


O Kinect revolucionou a maneira como se joga um jogo. Jogar um jogo no Wii é até legal, mas tem controles. No Kinect, o controle é você!

O Kinect detecta bem os movimentos e reproduz quase todos que você faz. Antes de jogar é necessário colocar a mão na cabeça para que o jogo detecte quem é o jogador. Para pausar o jogo, basta levantar o braço esquerdo um pouco por alguns segundos.

O jogo que estava para teste era o jogo de esportes do Kinect. É um jogo um pouco besta, como o Wii Sports, mas serve justamente para mostrar as capacidades do Kinect. Não digo que são jogos ruins, ambos são ótimos jogos e é possível ter horas de diversão com eles.

Pelo menos nesse jogo, movimentos precisos como "mover os dedos da mão" não são detectados, mas eu creio que em alguns jogos mais bem produzidos que possuam mais detalhes, esses movimentos minunciosos são detectados.

O único esporte que eu não joguei foi o de atletismo. Porém, eu vi pessoas jogando e você tem que bater os pés no chão, como se estivesse correndo, porém o jogador não sai do lugar.

Jogar no Kinect é uma experiência e tanto. A pessoa se sente totalmente dentro do jogo. A Microsoft revolucionou a maneira como jogos são jogados. A partir de agora, a pessoa que joga poderá ser de fato o jogador.

A princípio, parece ser algo estranho, mas é bem legal jogar no Kinect. No jogo de vôlei de praia, por exemplo, era necessário pular para jogar a bola para o outro lado do campo, o que prova a interatividade do Kinect, que deve ser ainda mais legal em jogos melhores.

À medida que jogos mais complexos forem lançados com suporte ao Kinect, melhor ficará a experiência de uso do produto. A Xbox Live é uma rede muito estável e proporciona uma experiência online incrível. Jogar na Live com o Kinect deve ser muito legal!

A Sony oferece o PlayStation Move e a Nintendo oferece o Wii MotionPlus como concorrentes do Kinect. Eu ainda não pude testar esses outros produtos, mas dizem que o PlayStation Move é muito melhor que o Kinect.

Ainda assim, jogar no Kinect é bem legal e eu não vejo a hora de tecnologias como essa se tornarem padrão nos vídeogames e em muitos outros equipamentos, já que esse tipo de tecnologia pode ter diversos usos além do entretenimento.

Enfim, é uma experiência ótima jogar no Kinect e depois eu quero testar os concorrentes e jogos melhores para compartilhar aqui com vocês.

Caso alguém tenha algum dos produtos citados no post, comente suas experiências nos comentários desse post.

0 comments:

Postar um comentário