domingo, 30 de janeiro de 2011

A importância das redes sociais para empresas

Ontem eu fiz um curso promovido gratuitamente pela Intel de redes sociais que tratava justamente da relação entre as empresas e o consumidor nas redes sociais.

O consumidor mudou, ele está adaptado às novas tendencias e à Web 2.0, ele não é mais "burro". A empresa precisa aprender a atingir esse novo tipo de consumidor e para isso ela deve se relacionar com esses consumidores nas redes sociais.

A comunicação com as empresas e a comunicação destas com os clientes é muito mais próxima pelas redes sociais. O consumidor consegue atingir a empresa com muito mais facilidade e vice-versa. 

Além disso, a publicidade vai mudar. É necessário ter um novo tipo de marketing, que não seja aqueles banners chatos que ficam nos sites.

A propósito, desculpem-me pelo anúncio na lateral do blog. Eu também odeio anúncios, mas tenho que começar a ganhar um pouco de dinheiro, mesmo que seja uma quantidade mínima.

Enfim, um consumidor adaptado ao mundo reclamou da Brastemp há 3 dias por meio de um vídeo, sendo que ontem esse foi um dos assuntos mais comentados do twitter ao longo do dia. A repercurssão do fato foi tão rápida que a Brastemp teve que agir e resolveu o problema do consumidor rapidamente.

Então, a Brastemp atendeu esse consumidor, resolveu o seu problema e postou pelo twitter um comunicado explicando toda a situação.

Esse caso prova que o consumidor mudou e que o atendimento das empresas terá que mudar. As empresas terão que se adaptar ao novo consumidor e as redes sociais serão uma ótima ferramenta para interagir com o consumidor e inclusive fazer propagandas.

Além disso, esse caso também prova que o consumidor não pode ficar omisso diante de um problema com o seu produto e que ele deve "correr atrás" para resolvê-lo imediatamente, utilizando as redes sociais, que proporcionam a propagação rápida e imediata de uma informação.

É com esse tipo de medida que o atendimento ao consumidor melhora no Brasil e eu espero que as empresas comecem a enxergar o consumidor com outros olhos e que elas interajam com ele pelas redes sociais.

O consumidor estará em 1º lugar com essa mudança que as empresas terão de fazer em seus atendimentos, e isso proporcionará um serviço com muito mais qualidade.

Eu não quero promover nenhuma marca ou produto nesse post, apenas quero mostrar a importância das redes sociais para as empresas.

Abaixo, o vídeo do consumidor:

2 comentários:

  1. Sobre a questão das empresas nas redes sociais eu temo que demorem muito a parar de especular e pensar e pensar, gente! Não existe um canal mais direto e melhor meio para cuidar ( COM CARINHO) do seu cliente do que a social media. falei um pouso sobre isso em meu blog e concordo totalmente.

    ResponderExcluir
  2. É exatamente isso. As empresas precisam começar a ver com consumidor de uma forma diferente, elas precisam utilizar as redes sociais para se promoverem e ao mesmo tempo proporcionar um melhor atendimento aos clientes.

    Espero que o atendimento no geral mude com essa modernização das empresas. E mude para bem melhor, porque a comunicação por twitter, por exemplo, é muito melhor e muito mais direta do que a comunicação pelo SAC de um telefone, por exemplo.

    ResponderExcluir