quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Será que o Core 2 Duo ainda vale a pena?

Em meio aos novos processadores "i" da Intel (i3, i5 e i7), será que ainda compensa comprar um computador ou notebook que tenha o Core 2 Duo?

Essa é uma dúvida extremamente comum entre várias pessoas que quiseram ou querem comprar um computador esse ano.

O Intel Core i3 é o processador mais básico da série "i" e ele se assemelha ao Core 2 Duo, mas ele obviamente possui mais tecnologia porque é mais rápido, lida melhor com gráficos e tem uma memória cache melhor.

Apesar de o Intel Core i3 possuir 4MB de memória cache L3, o Core 2 Duo possui até 6MB de memória cache L2. Ambos os processadores possuem um clock máximo de 3,33GHz. Ainda assim, a velocidade do bus do Intel Core i3 é muito mais rápida que a do Core 2 Duo.

Porém, esse modelo de Core 2 Duo (com 6MB de cache e 3,33GHz) é o mais caro deles. Não é aconselhável comprar um i3 pior que esse Core 2 Duo, mesmo sendo mais barato. É melhor comprar o Core 2 Duo, porque ele será melhor que o i3 mais básico.

O Core 2 Duo é quase um Intel Core i3 e é mais barato. Enquanto o Core 2 Duo não sair do mercado ou enquanto o Intel Core i3 não ficar bem melhor, compensará comprar um Core 2 Duo.

Obviamente, o Core 2 Duo já está ultrapassado, porque os novos computadores daqui pra frente virão com Intel Core i3 ou algum processador melhor.

Porém, se você for montar a configuração do seu computador, é aconselhável escolher um modelo bom do Core 2 Duo, com configurações que superem as dos modelos mais básicos do i3. Caso o Core 2 Duo que você comprar for pior que o i3, compre um i3 apenas se tiver dinheiro, porque mesmo assim esse Core 2 Duo será quase tão bom quanto o i3 e será mais barato.

Se quiser comprar um processador Intel da série "i", compre pelo menos um Intel Core i5. Caso queira algo mais barato, compre o Core 2 Duo mesmo.

Lembre-se somente que o Core 2 Duo já está ultrapassado, por isso compensa comprar o melhor modelo que possui mais de 3GHz, já que atualmente vários programas demandam pelo menos 3GHz do processador. Como o computador será para um uso básico já que o processador será um Core 2 Duo, esses programas não serão utilizados e por isso talvez valha a pena investir em um Core 2 Duo mais barato.

Resume-se assim: Se você tiver dinheiro e quiser um processador bom, compre o melhor modelo do Intel Core 2 Duo. Se tiver mais dinheiro ainda, compre o melhor modelo do i3 ou o modelo mais básico do i5 (como o i3 terá mais clock, talvez compensará comprar o i3).

Conclui-se então que ainda vale a pena comprar o Core 2 Duo se você quer algo básico e não quer gastar muito. Espero que a Intel descontinue o Core 2 Duo no ano que vem para acabar com essa confusão toda, abaixar o preço do i3 para que ele vire o processador mais básico.

Isso não ocorreu na transição do Pentium 4 para o Core 2 Duo porque o Core 2 Duo possuía dois núcleos ao contrário do Pentium 4, que possuia apenas 1 e por isso o Core 2 Duo era certamente melhor.

Porém, há dúvidas com relação às diferenças entre o Core 2 Duo e o i3 mas eu espero que esse post tenha esclarecido o leitor mais um pouco sobre esses processadores.

Esse post não é um post de publicidade de forma alguma e não pretende encorajar o leitor a comprar certo produto de certa marca. Esse é um post com caráter informativo e por isso não foi classificado com a tag "[OPINIÃO]".

Quaisquer dúvidas, postem nos comentários, enviem um email para o blog ou se cadastrem no fórum do tecnologite (o site se encontra na lateral do blog) e tirem as suas dúvidas por lá.

0 comments:

Postar um comentário