quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Retrospectiva e análise: A década

Ah... foram tantos produtos lançados nessa década. Acho que nessa década o mundo mudou mais do que nos últimos 50 anos. A tecnologia evoluiu de uma forma tão brutal nessa década, mudando o modo de viver de grande parte da população mundial. Vários produtos lançados, empresas falindo, produtos descontinuados, produtos se renovaram...

Essa realmente foi uma década incrível, e faltam pouco menos de 16 dias para seu fim. Já vou avisar no início do post que ele será um pouco longo e eu vou esquecer muitos lançamentos, mas é claro que vocês poderão complementar nos comentários.

Qualquer data de lançamento que eu colocar aqui será a primeira data de lançamento do produto no primeiro país no qual foi lançado.

No ano 2000, não ocorreu o bug do milênio como se pensava. Em 2000, o Napster alcançou seu auge. Ele mudou a história da música para sempre, porque ele foi o programa que começou o compartilhamento de músicas em formato MP3 via P2P. Sem ele, ninguém baixaria música da internet de graça. Apesar de existir vários serviços onde há a compra da música, a grande parte das pessoas baixa as músicas gratuitamente.

Sendo processado por diversas gravadoras, o Napster teve que parar suas ações e hoje ele é um serviço legal (dentro da lei) de compartilhamento de músicas.

Nesse ano que surgiram também vários programas como o Kazaa, eDonkey, Morpheus e Audiogalaxy.

Em 2000 foi lançado também um produto muito importante: o PlayStation 2, que provavelmente foi o vídeogame mais difundido entre pessoas ao redor do mundo. Todos possuíam um PlayStation 2. O sucesso dele no Brasil foi impulsionado pela facilidade do desbloqueio dele e de comprar jogos piratas, e com isso muitas pessoas compraram o PlayStation 2. Foi um dos vídeogames mais vendidos da história.

Em 2001, com o lançamento do iPod, que mudou a maneira como as pessoas escutam música, aí é que o Napster faliu mesmo. Já que a iTunes Store vende músicas abaixo do preço praticado pelas gravadoras, por que baixar algo ilegal, que pode conter vírus se eu posso pagar barato para ter conteúdo legal e de qualidade?

Com isso, a Apple e as gravadoras lucraram muito com a venda de músicas.

Em 2001, foram lançados os vídeogames Xbox e o GameCube. O GameCube era para ser um sucesso, mas com a sua mídia, que era Mini DVD, seu desbloqueio era difícil e o PlayStation 2 já estava fazendo muito sucesso, então o GameCube quase não teve mercado.

O Xbox foi um vídeogame que fez um sucesso considerável, mas como o PlayStation 2 estava fazendo muito mais sucesso, o Xbox não foi tão vendido assim.

Em 2001, foi lançado também o Windows XP, versão do Windows que é utilizada amplamente até nos dias de hoje. É uma versão extremamente compatível com a grande parte dos programas e por isso ainda é amplamente utilizada.

Em 2002, foi lançado o BlackBerry como nós conhecemos, que possuía push de email e navegação na internet.

Em 2002 foi lançada também a AllTV, que a maior emissora de TV na internet no mundo, assistida por 700 mil pessoas no mês. Em 2002 ocorreu o mínuto palíndromo, no dia 20 de fevereiro, às 20:02. No Brasil ocorreram coisas interessantes no ano de 2002: A nota de 20 reais foi lançada e o Presidente Lula assumiu pela primeira vez o cargo de Presidente do Brasil.

Em 2003 a Nintendo lançou o GameBoy Advance SP e a Nokia lançou o N-Gage. Nesse ano, as vendas de jogos de computador começaram a se reduzir em função do aumento das vendas de jogos para vídeogames portáteis.

Em 2004 o Facebook foi fundado. Era inicialmente um projeto básico, mas cresceu de uma forma assustadora e hoje é a rede social com o maior número de usuários, possuindo atualmente 500 milhões de usuários. Recomendo assistir ao filme "A Rede Social" caso você queira entender melhor o Facebook e a vida de Mark Zuckerberg.

Em 2004 foi lançado o Nintendo DS e em 2005 foi lançada a Wi-Fi Connection, que é o sistema da Nintendo que conecta vários usuários para eles jogarem online.

Em 2004 também foi lançado o navegador Mozilla Firefox, que rapidamente conquistou vários usuários na internet e fez com que o Internet Explorer perdesse mercado.

Em 2005 foi lançado o PSP, que era um PlayStation portátil e possuía vários recursos como armazenamento de músicas e vídeos e navegação na internet.

Além disso, em 2005 a Apple anunciou a migração dos processadores PowerPC para processadores Intel, o que fez com que os Macs ficassem mais compatíveis com os programas e melhorou a performance deles.

Em 2005 também foi lançado o vídeogame Xbox 360, que era um Xbox muito melhorado. Vários jogos com excelentes gráficos começaram a surgir para o Xbox 360, que foi um vídeogame que se popularizou rápido, principalmente por causa da Xbox Live, que conectava os usuários para jogos online.

Em 2006, como foi ano de copa do mundo, ocorreu a popularização de TVs de LCD. Em ano de copa do mundo sempre ocorre algum fato relacionado à televisão. A partir desse ano, várias pessoas começaram a comprar TVs de LCD.

Em 2006 foi lançado o vídeogame Wii, que mudou a história do vídeogame adicionando movimento. A pessoa fazia o movimento e ele era reproduzido no jogo, não da mesma maneira, mas já era alguma coisa. Apesar de não ter gráficos bons, os jogos são divertidos e interativos.

Em 2006 o twitter foi lançado como uma rede social para microblogging. Vários sites de notícias foram para o twitter porque lá eles divulgavam o link da sua notícia. Pessoas comuns também foram para o twitter para conversarem consigo mesmas, com outras pessoas e até mesmo com famosos. Muitos famosos hoje em dia falam com seus fãs pelo twitter.

No final de 2006 foi lançado o PlayStation 3, que possui excelentes gráficos, parecendo a vida real, e ele possui um HD para armazenamento de músicas, vídeos e demos de jogos. Além disso, é possível a navegação na internet com ele.

Em 2007 ocorreu o maior sucesso e o maior fiasco. O maior sucesso foi o smartphone iPhone, lançado pela Apple, que mudou a história dos smartphones porque ele possuía uma tela multi-touch que não precisava de stylus e ele era extremamente fácil de ser utilizado. Com isso, várias pessoas compraram o smartphone, que fez muito mais sucesso a partir de sua versão 3G, lançada em 2008.

O maior fiasco foi o Windows Vista, sendo que um funcionário importante da Microsoft anunciou há algum tempo que ele realmente foi horrível.

Como ele possuía um visual muito bonito, era lento. Além disso, para tentar parecer seguro, a todos os momentos ele perguntava para o usuário se o programa que o usuário queria executar poderia ser executado. Por causa disso, várias pessoas permaneceram no Windows XP e as que possuíam o Windows Vista reclamaram muito dele.

Em 2008 foi lançado o MacBook Air, considerado na época o notebook mas fino do mundo. Ele era útil para homens de negócios que utilizariam o notebook apenas para tarefas básicas porque ele era extremamente portátil e cabia em uma pasta facilmente.

Em 2008 foi lançado o Google Chrome, que era e é o navegador mais rápido, suporta várias extensões e vários protocolos modernos da internet.

No ano de 2008, Bill Gates se retira oficialmente da Microsoft para se dedicar à filantropia. Com isso, a empresa passa a ser comandada por Steve Ballmer.

Em 2008 foi lançada a App Store para iOS, que se tornou a loja de aplicativos móveis com o maior número de aplicativos e de usuários utilizando a loja. Vários desenvolvedores aderiram à loja e ela se tornou muito popular em pouquíssimo tempo. Várias empresas perceberam que esse modelo de negócios deu certo e com isso lançaram suas lojas também.

Em 2008 foi lançado também o processador Intel Core i7, que era muito rápido e possui até 6 núcleos.

Em 2008 foi lançado o sistema operacional Android para smartphones, que pretende concorrer com o iOS e está disponível em diversos modelos de smartphones.

Em 2009 o filme Avatar saiu nos cinemas. Ele mudou toda a história do cinema e da televisão porque a partir dele surgiram vários filmes em 3D e várias televisões, Blu-Ray Players e Blu-Ray Discs em 3D. A tecnologia 3D se popularizou muito após o filme Avatar.

Em 2009 foi lançado o serviço Bing, da Microsoft, que era um sistema de buscas. Ele é menos completo que o Google, mas a sua busca de imagens é mais inteligente.

Em 2009 também foi lançado o Windows 7, que corrigiu todas as falhas do Windows Vista porque ele possui a performance do Windows XP melhorada e o mesmo visual do Windows Vista.

Não vou falar do ano de 2010 aqui porque já falei sobre ele no post passado da série, mas é importante saber que ocorreu uma explosão no mercado da mobilidade.

Eu não coloquei diversos lançamentos nesse post e o post ficou grande. Por favor, coloque mais lançamentos nos comentários e comente sobre eles também. Tentei colocar os que mais marcaram a década. A primeira metade da década foi mais voltada para jogos e a segunda metade da década para o mercado móvel (smartphones, notebooks, tablets). O mundo mudou muito nessa década e a vida dos seres humanos também.

Acho que os próximos 5 anos serão mais revolucionários do que essa década inteira.

Aqui termina a série de posts sobre retrospectiva e análise. Caso tenha algo a acrescentar, comente, é importante para o enriquecimento do post.

Qualquer dúvida, contate o blog. Os contatos estão na lateral direita do site.

Obrigado por acompanhar essa série de posts e aproveite o final dessa década relembrando os melhores (e piores) momentos dela. Veja o post anterior a esse para descobrir o quanto o mundo muda em apenas um ano.

Um comentário:

  1. Parabéns Murilo, tá muito bom o Post, assim como todo o resto do blog :D continue assim cara.

    Abraço

    ResponderExcluir