terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Retrospectiva e análise: Apple em 2010

Essa série de posts fazendo uma retrospectiva de 2010 como um todo possuirá três posts, da menor para a maior escala, ou seja, primeiro de uma empresa, depois do ano como um todo, e depois da década.

Nesse primeiro post da série, que é sobre a Apple, já que é uma empresa muito admirada por mim e por várias pessoas ao redor do mundo, analisarei os lançamentos da Apple ao longo do ano.

O ano de 2010 foi um ano excelente para a Apple, que trouxe ao mundo diversas novidades. A primeira delas, logo no início do ano, foi o iPad. Ele foi anunciado no dia 27 de janeiro, com a proposta de mudar a computação móvel.

O produto que era para ser o fiasco do ano transformou-se rapidamente no produto do ano. Tudo isso porque ele oferecia uma computação simples, e é isso o que a maioria dos usuários de computador busca. 

Além disso, várias pessoas estariam familiarizadas com ele, já que ele roda o iOS e suporta a maioria dos aplicativos da App Store, a não ser os que fazem uso de recursos exclusivos do iPhone 4, como o giroscópio e o flash LED.

Em abril desse ano, a Apple atualizou a sua linha de MacBooks e MacBooks Pro, melhorando processador e placa de vídeo.

Então, em junho desse ano, na WWDC, a Apple fez uma série de atualizações. Ela lançou uma nova versão do iPhone, denominada iPhone 4. Ele possui vários recursos que fizeram pessoas que nunca cogitaram a possibilidade de comprar um iPhone finalmente comprassem um. Alguns desses recursos são: câmera de 5 megapixels, flash LED, giroscópio, tela retina, gravação de vídeos em HD. 

O melhor recurso do iPhone 4 provavelmente foi o FaceTime, que é um protocolo aberto para vídeo chamadas, funcionando atualmente entre dispositivos com iOS e suporta as duas câmeras do dispositivo, mas funciona apenas com Wi-Fi.

Além disso, na WWDC foi anunciado finalmente a data de lançamento do iOS 4, que teria vários recursos esperados pelos usuários como multitarefa, caixa de email unificada, melhorias no aplicativo iPod, criação de pastas, entre vários outros recursos.

Em julho, a Apple atualizou sua linha de iMacs, os Macs Pro e os LED Cinema Displays. Além do mais, ela lançou o Magic Trackpad, que é um trackpad para desktops, e também um carregador de pilhas com 6 pilhas inclusas, que prometem ter uma grande vida útil.

Em setembro, a Apple anunciou o iOS 4.1 para iPhones e iPods touch e o iOS 4.2 para iPads. O iTunes foi atualizado e contou com novidades como o Ping, a rede social de músicas, e o AirPlay, que transmite conteúdo sem fio via Wi-Fi.

Foi anunciado também o Apple TV, que perdeu seu disco rígido e ficou consideravelmente menor. Ele suporta apenas conteúdo via streaming e tudo que você "baixa", na verdade você aluga pelo iTunes.

Em setembro, também foram atualizados os iPods. O iPod shuffle ganhou botões de novo, o iPod nano perdeu botões e virou uma touch screen com 1 polegada. O iPod touch ganhou um alto-falante melhor, tela retina, câmeras para FaceTime, microfone e giroscópio.

O iPod classic não foi atualizado, mas continua existindo com seus 160GB e nas cores preto e prata.

A linha de iPods agora faz muito mais sentido, porque cada iPod é o que tem que ser. No ano passado, como era possível o iPod nano possuir uma câmera e o melhor iPod (o touch) não possuir nem microfone? 

Agora, a linha de iPods é coerente, porque o shuffle é para as pessoas que querem apenas curtir a música. O nano é para as pessoas que querem um shuffle com tela. O touch é para quem quer um iPhone sem telefone e o Classic é para quem possui uma biblioteca de músicas muito grande.

Em outubro, a Apple anunciou e lançou algumas coisas inesperadas. Ela lançou uma nova versão do MacBook Air, muito melhorada, com portas USB dos dois lados e com a mesma placa de vídeo do MacBook Pro de 13 polegadas. El também lançou uma versão com 11 polegadas do MacBook Air, o que aumenta ainda mais a sua portatibilidade.

A Apple uniu o tamanho e a finura do iPad com um software parrudo (o Mac OS X) e assim surgiu o MacBook Air.

A Apple também anunciou o Mac OS X Lion, com vários recursos como aplicativos rodando totalmente em fullscreen, uma central para executar seus aplicativos, uma central que une spaces, exposé e o dashboard. 

Além disso, ele terá suporte à Mac App Store, que deve ser liberada para os usuários até fevereiro de 2011. O Mac OS X Lion está previsto para ser lançado no verão do hemisfério norte, ou seja, provavelmente na WWDC 2011.

Em outubro a Apple atualizou o iLife colocando recursos que facilitam muito a vida do usuário em cada um dos softwares. No iMovie dá para fazer trailers de filmes, o iPhoto está com os livros melhorados e uma integração maior à redes sociais e o GarageBand contém melhores lições para os músicos.

Além de tudo isso, a Apple lançou também o FaceTime para Macs e um cabo HDMI to HDMI.

Nesse ano, a Apple também acabou com o Xserve, lançando um modelo do Mac Mini e um do Mac Pro que são servidores. A Apple também liberou o iOS 4 para o iPad, cobrindo boa parte das deficiências que ele possuía no início, principalmente a de não possuir multitarefa.

A banda The Beatles também chegou à iTunes Store e o iPad chegou às terras brasileiras.

Esse foi um ano muito movimentado para a Apple, como vocês podem notar. Ocorreram diversos lançamentos, alguns mudando o mundo, outros mudando apenas o estilo de vida das pessoas.

Acho que o ano de 2011 será ainda mais intenso para a Apple, principalmente por causa do iPad 2 e porque o valor de mercado dela está quase nos 300 bilhões de dólares e "apenas" 60 bilhões de dólares separam o valor de mercado da Apple e da Exxon Mobil, que é a maior empresa dos EUA em valor de mercado.

Acho que foi "somente" isso que ocorreu na Apple no ano de 2010, e isso faz com que o próximo post da série, que será sobre os lançamentos de 2010 no geral, fique muito menor, porque eu vou comentar somente dos lançamentos mais importantes, que foram o iPad, o iPhone 4 e os novos iPods.

O ano já está acabando e foi um ano excelente para a Apple e para os consumidores no geral. Se esse post pareceu longo ou se o ritmo dele foi rápido demais, o motivo é que eu tentei ser breve, mas é quase impossível, e ocorreram vários lançamentos, mas não é possível falar detalhadamente de cada um deles porque isso já foi feito aqui no blog.

Caso você queira ver os posts do blog referentes à esses lançamentos, apenas pesquise no buscador que o blog possui, que se encontra na parte direita do site. Se você preferir, navegue pelos posts manualmente.

Fiquem ligados no próximo post, que será uma retrospectiva e análise do ano de 2010 no geral.

0 comments:

Postar um comentário