Já pensou se você pudesse misturar objetos reais com objetos virtuais? Isso já ocorre hoje em dia e está sendo muito utilizado nos smartphones.
A Realidade aumentada cria um ambiente mesclando os dois mundos (virtual e real) e o usuário pode interagir com esse ambiente em tempo real.
Vejamos como isso funciona: Eu estou na rua e quero procurar restaurantes para comer. Eu pego meu smartphone, executo um aplicativo que procura restaurantes e ele liga a câmera e o GPS do celular. Com isso, eu aponto a câmera para algum lugar e aparecerá uma "janela" com informações sobre o restaurante, como o nome dele e a distância que ele se encontra do lugar onde eu estou.
Com isso, eu posso escolher um restaurante para comer e então eu vou até ele utilizando o programa, que me mostrará todo o caminho.
Isso é apenas um uso básico e simples da realidade aumentada. Agora vamos supor que eu estou jogando com um aparelho parecido com o Kinect e eu posso utilizar os elementos do mundo real a minha volta para interagir com eles, e eles viram elementos do mundo virtual na tela. Por exemplo, eu posso utilizar uma cadeira no mundo real para se transformar em algum lugar para meu personagem sentar no mundo virtual.
Agora pense em operar a tela do seu computador em qualquer superfície, como uma parede, por exemplo. Isso é possível em realidade aumentada.
Há também como colocar um relógio de parede "holográfico" em realidade aumentada, por exemplo. Ou ainda uma lista de coisas que você tem para fazer no dia sendo projetada na cabiceira de sua cama, ou ainda uma janela em RA (Realidade Aumentada) que se conecta a uma câmera na parte externa, permitindo que você veja o lado de fora sem uma janela real. Ela ainda permitirá que as iluminações de natal, por exemplo, sejam uma mistura do real com o virtual, o que tornará a experiência de ver aquelas bonitas luzes muito mais atrativa e interativa. Os usos são inúmeros.
A realidade aumentada permite inúmeras inovações tecnológicas e uma maior interação do real com o virtual. Ela está atualmente sendo utilizada mais como o primeiro exemplo que eu citei, mas em um futuro muito próximo, ela será extremamente utilizada em vários tipos de jogos e futuramente estará presente nas casas das pessoas nos exemplos que eu citei acima.
Enfim, com a realidade aumentada, o virtual participará muito mais do real, fazendo com que várias interações surjam, como por exemplo o discar de um telefone com os olhos.
Ela ainda vai oferecer diversas interações utilizando um óculos que detecte os códigos que representam a RA. Isso seria ótimo em livros de crianças, porque a criança colocaria um óculos e poderia ver e interagir com a história.
As possibilidades que a RA cria são inúmeras. A cada dia que passa, mais e mais aplicativos e coisas em RA aparecem. Espero ver em alguns anos tudo em RA. As coisas ficarão muito mais divertidas e as interações entre o ser humano e a tecnologia ficarão mais amigáveis ainda.
A maior mudança que fez com que a tecnologia ficasse amigável ao usuário foi a aplicação da interface gráfica. Agora, a maior mudança nessa interação entre usuário e tecnologia será a implementação da Realidade Aumentada. Ela é uma tecnologia que promete profundas transformações na sociedade e eu quero postar quando isso ocorrer.
Enquanto isso, aproveitem a atual RA, que já é impressionante. Quaisquer dúvidas, postem nos comentários, enviem um email, postem no fórum ou mandem um reply para o twitter do tecnologite.
0 comments:
Postar um comentário