quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

[OPINIÃO] O inglês na tecnologia

Deve haver algum motivo pelo qual pessoas estão estudando inglês exaustivamente. Não é só pelo fato de que o país mais rico do mundo (por enquanto) possui como idioma oficial o inglês, mas também pelo fato de que as maiores e melhores empresas de tecnologia são americanas.

E a tecnologia é o "futuro". As pessoas querem se preparar para esse futuro, e para isso elas precisam entender o idioma das empresas do "futuro".

Ninguém está perdendo a própria cultura ao aprender um novo idioma. Muito pelo contrário, a pessoa ganha cultura quando aprende um novo idioma. Ela fica mais familiarizada com a cultura do país que fala o idioma que ela aprendeu e pode entender melhor esse país.

O que ocorre é que o país que se deve entender no mundo tecnológico é Os Estados Unidos da América. Existem empresas de outros países que são muito importantes para a tecnologia, como a Sony e a Nintendo, ambas do Japão, ou a LG e a Samsung, ambas da Coréia do Sul. Porém a maioria das empresas de tecnologia é dos Estados Unidos.

Caso a pessoa queira trabalhar com tecnologia, entender a tecnologia ou simplesmente entender o mundo ao seu redor, ela deve aprender inglês. Claro que ela deve aprender outro idioma depois, para ficar mais ainda integrada ao mundo, mas o idioma principal a se aprender é o inglês.

Observe: a maior empresa de software do mundo é a Microsoft. A maior empresa de tecnologia do mundo em valor de mercado é a Apple. As duas concorrem entre si e as duas fazem produtos amplamente utilizados por pessoas ao redor do mundo (Windows e o iPod). 

Os produtos delas possuem tradução para o português. Porém, alguma informação importante pode se perder ou ficar distorcida em uma tradução, e por isso vale a pena colocar o idioma do produto em inglês, para assegurar total usabilidade do produto.

Várias outras empresas de software são americanas e possuem o inglês como idioma oficial. Caso você queira contatar a empresa ou ainda trabalhar nela, já que várias pessoas estão procurando trabalhar em transnacionais agora, aprenda inglês para entender a empresa.

Eu mencionei duas empresas cujos produtos possuem tradução para o português. No mundo afora, várias empresas possuem seus produtos apenas em inglês. Geralmente são produtos excelentes, e se você não souber usá-los, você não poderá usufruir do produto. Por isso aprenda inglês.

Além do mais, a internet fala inglês. Caso você esteja em um site internacional e queira falar com alguém, deve-se falar primeiro em inglês e depois falar em sua língua nativa para encontrar alguém que também fale a sua língua nativa.

A maioria dos sites na internet é em inglês. Para utilizar a internet de verdade, deve-se aprender inglês para se acessar a maioria dos sites e entender as informações.

Ou seja, a maioria das coisas no mundo da tecnologia é em inglês, e se você não souber inglês você não entenderá esse mundo que está cada vez mais presente na vida dos seres humanos.

Aprenda inglês e você entenderá a tecnologia. Claro que você deve saber os conceitos e informações sobre a tecnologia, mas sabendo inglês, fica muito mais fácil entender o que acontece ao seu redor.

Um comentário:

  1. isso é exatamente o que eu estava procurando.........

    ResponderExcluir