segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O teclado Optimus Maximus

Apesar de isso ser um pouco antigo para o mundo da tecnologia, ainda está valendo por ser uma tecnologia extremamente útil e futurista.

O leitor Bruno Medeiros sugeriu então que eu fizesse um post sobre o teclado Optimus Maximus, que é o teclado mais tecnológico que eu já vi.

O teclado Optimus Maximus, da Art. Lebedev, é um teclado que foi lançado no início do ano de 2008, e ele custa aproximadamente US$1600,00. Porém, pelas funções que ele tem, acho que o preço vale a pena.

Sabe o que esse teclado possui de tão inovador e revolucionário? As teclas dele podem ser qualquer coisa.

Como assim? Ele detecta as teclas do seu computador quando ele é conectado e as teclas são como pequenas telas OLED, que reproduzem qualquer coisa. É possível configurar qualquer tecla para assumir a função de qualquer outra tecla. Além disso, ele possui teclas multimídia, que podem ficar com os ícones de programas, por exemplo, ou ainda podem assumir funções que controlam o volume e mostram a memória disponível no computador.

É possível, por exemplo, executar um vídeo do QuickTime ou uma imagem GIF no teclado. Além disso, ele vem com um hub USB embutido. Cada botão do teclado pode ser facilmente removido para limpeza sem prejudicar o funcionamento do teclado.

Outra função legal dele: quando a tecla shift é pressionada, todas as teclas de letras ficam maiúsculas, tudo isso para ajudar o usuário na usabilidade do computador. Além do mais, o teclado suporta vários idiomas sem problemas, e suporta outros tipos de layout como o Dvorak.

O teclado possui um cartão SD que armazena as configurações dos perfis, possui duas portas USB, possui a entrada USB para se conectar ao computador e possui a entrada para conectar o teclado à tomada.

Ele não é tão legal quanto o Optimus Tactus, que pode reproduzir até vídeos (de uma forma mais complexa que o Optimus Maximus) em sua tela, mas ainda assim o Optimus Maximus um teclado muito bom e existe, enquanto o Optimus Tactus ainda é somente um conceito.

Ele é um teclado excelente, muito completo. É o teclado que todas as pessoas queriam. Ele é muito inovador e abre caminho para teclados melhores surgirem no mercado com o tempo.

Espero que futuramente o preço fique mais acessível à medida que mais teclados desse tipo forem surgindo. Não vejo a hora de ter um teclado desses e colocar nas teclas o que eu quiser!

Já que ele é tão bom assim, será que ele roda Crysis 2 com os gráficos no máximo em uma tecla? Seria bom se isso ocorresse. Talvez o Optimus Tactus faça isso, mas obviamente seria quase impossível.

Clique aqui para ver fotos do Engadget mostrando o teclado. Abaixo, um vídeo do ThinkGeek demonstrando o teclado:

Um comentário: