quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A liberdade na internet

Nenhum ser humano é totalmente livre. Apenas no pensamento, mas muitas vezes não podemos ser livres nem no pensamento.

Nessa busca por liberdade, poderia-se dizer que há um lugar onde você pode ser livre. Esse lugar é a internet. Nela, você pode expor a sua opinião sem problemas, sem ninguém nem saber quem você é. Você pode colocar todo o seu pensamento para que todos o vejam e concordem ou não com você.

Você pode fazer o que quiser, desde que não infrinja as leis dos países, porque ninguém se preocupará com o que você fez ou falou na internet, já que, de certa forma, isso é permitido.

É ótimo quando alguém compartilha informações e pensamentos úteis. Um bom site para isso é a Wikipedia, porque qualquer um pode editar, compartilhando mais e mais informações com todas as pessoas que acessam o site.

O problema é que a internet é livre. Chega a ser estranho. Ela é boa porque é livre, mas o problema dela está em ser livre.

Vamos analisar: há várias pessoas de má índole no mundo. Essas pessoas podem utilizar a internet sem problemas e compartilhar sua má índole com outras pessoas. Isso pode até gerar assaltos ou outros problemas mais sérios como a morte de alguém.

Além do mais, uma pessoa pode expor sua opinião, e se ela for preconceituosa, várias pessoas verão a opinião e isso pode gerar problemas maiores para a pessoa que expôs sua opinião.

A liberdade proporcionada pela internet é boa até certo ponto. Quando as pessoas utilizam a internet para compartilharem informações úteis, falar com amigos e acessarem sites com conteúdo produtivo, a internet é uma ferramenta excelente. Porém, quando essa liberdade é utilizada de uma forma não muito legal, prejudicando outra pessoa, a internet torna-se horrível.

E essa situação do mau uso da liberdade acontece cada vez mais à medida que o tempo passa. Pessoas que falam mau de outros, cometendo o cyberbulling, ou pessoas chamadas de troll, que xingam outras sem mais nem menos apenas para utilizarem seu tempo ocioso estão cada vez mais presentes na internet.

O criminoso pela internet é mais difícil de ser achado justamente porque ele não revela sua identidade. A maneira mais fácil e conhecida de se encontrar alguém descobrindo o endereço da pessoa pela internet é rastreando o endereço IP dela. Por isso, cuidado com as pessoas que você encontra por aí na internet.

Esse post é um alerta. Cuidado com a internet e cuidado com o que você pode fazer nela. Utilize-a bem procurando conteúdo útil e produtivo. Não desrespeite as leis dos países, mesmo sendo um mundo livre, e procure não prejudicar outras pessoas. Não veja conteúdo inútil e não tente prejudicar outras pessoas por meio da internet. Faça com que a internet seja não apenas um mundo livre, mas também um mundo útil.

Quaisquer dúvidas sobre qualquer coisa, poste nos comentários, mande um email para o blog, um reply no twitter para o blog ou ainda acesse o fórum do tecnologite e poste sua dúvida lá.

0 comments:

Postar um comentário