Como vocês sabem, o bluetooth serve para a transferência de dados entre dois ou mais dispositivos. Seja transferir uma música, foto, vídeo ou ainda compartilhar a conexão com a internet, o bluetooth está sempre ali para que o usuário realize esse tipo de tarefa.
Porém, o bluetooth tem um grave defeito: ele é muito lerdo. O bluetooth 3.0 utilizará o padrão 802.11 e por isso transmitirá dados a 24Mbit/s, mas nada que se compare ao atual Wi-Fi 802.11n, que consegue transferir dados a até 600Mbps (que é a mesma coisa que Mbit/s).
A empresa Wi-Fi Alliance, criadora do Wi-Fi, anunciou que ela vai lançar uma nova certificação que é o Wi-Fi Direct. Com ele, você pode conectar dois dispositivos para a transmissão de dados sem a necessidade de um ponto de acesso. Ou seja, sem um roteador Wi-Fi, a pessoa pode transmitir dados sem problemas para outro dispositivo com Wi-Fi Direct.
Aparelhos certificados com Wi-Fi Direct podem formar conexões com praticamente qualquer aparelho que possua uma certificação que não é a Wi-Fi Direct. É necessário pelo menos um aparelho com Wi-Fi Direct para se formar um grupo.
Funciona basicamente igual ao bluetooth. O aparelho manda um sinal para o outro e esse pode aceitar ou não o convite para a conexão. Ela é encriptada com WPA2 e utiliza também o Wi-Fi Protected Setup. Com isso, a pessoa poderá se conectar de maneira segura e rápida com outro dispositivo.
Eu acho que agora finalmente o bluetooth poderá chega a um fim, porque ele é muito lerdo. Como o Wi-Fi já está no mercado há mais tempo, ele é mais rápido, precisará somente de um dispositivo com o Wi-Fi Direct para fazer a conexão e não precisará de um ponto de acesso, eu acho que em pouco tempo o Wi-Fi Direct poderá substituir o bluetooth.
Veremos em quanto tempo essa tecnologia será adotada. Se ela for adotada com rapidez, o bluetooth deixará de existir, porque o Wi-Fi é muito mais rápido e seguro que o bluetooth.
Eu espero que as empresas utilizem Wi-Fi Direct logo, porque eu não suporto a transferência lenta do bluetooth.
Quaisquer dúvidas, postem nos comentários ou enviem um email para qualquer um dos emails que estão na lateral do blog.
Veja abaixo um vídeo da própria empresa demonstrando a tecnologia:
0 comments:
Postar um comentário