Flickr, twitter, tumblr. Todas são redes sociais terminadas com o mesmo som, mas que são coisas completamente diferentes, mas ao mesmo tempo interligadas.
Quase todos conhecem o flickr, é uma "rede social" onde as pessoas publicam suas fotos (geralmente profissionais) e qualquer pessoa com acesso à internet pode visualizar essas fotos. É muito útil para fotógrafos que querem fazer propagandas reais do seu potencial.
Ninguém sabia definir o twitter no seu lançamento. Hoje as pessoas conseguem defini-lo mais ou menos: é uma rede social onde informações são compartilhadas e comentadas pelos seus usuários. Qualquer tipo de informações, que vão desde o que eu estou fazendo a alguma notícia importante, como os terremotos que ocorreram nesse ano, por exemplo.
Muitas pessoas ainda acham inútil, mas o twitter é um ótimo meio de comunicação e obtenção de informações.
Os blogs surgiram para serem redes sociais, mas não há uma interação muito grande entre o blogueiro e os visualizadores do blog. O twitter conserta isso, sendo classificado como uma rede de micro-blogging.
Mas que diabos é o tumblr? Finalmente, existe alguma coisa na internet que eu acho que não faz o menor sentido. O tumblr diz ser um blog. Na verdade, ele pode até ser um blog, mas redefine todo o conceito de blog que a população tem. É um blog diferenciado.
Ele é extremamente personalizável e há um contato maior entre os blogs do tumblr. Numa espécie de retweet, a pessoa rebloga o que outro tumblr blogou. É um blog muito mais interativo e bem mais fácil de usar que outros blogs como o wordpress ou o próprio blogspot.
As pessoas podem dar um design totalmente próprio para o blog, e os "posts" ficam espalhados pela página ou não. Ele está sendo muito utilizado principalmente para que pessoas postem imagens extremamente profissionais e lindas tiradas com as melhores câmeras do mundo e comentem uma frase de amor na imagem, o que emociona todos.
Por conta do uso que as pessoas estão fazendo do tumblr, eu não diria que ele é um blog, apesar de ele ser um e existem blogs do jeito normal no tumblr. Eu diria que o tumblr é uma espécie de centro de informações sobre a pessoa ou sobre qualquer coisa, ou ainda um centro de imagens sentimentais e frases de amor para consolar a quem precise.
Ele está entre o wordpress/blogspot e o twitter. Ele não chega a ser um blog como conhecemos, mas possui funções do twitter, com a função de seguir ou de reblogar (que vem do retweet).
Comentando sobre a integração mencionada no início do post, é possível colocar uma foto do seu flickr no tumblr ou colocar o seu twitter no seu tumblr sendo atualizado automaticamente. Além disso, ha uma pequena integração entre o flickr e o tumblr no twitter porque o twitter reconhece, em muitos casos, que o link é uma foto e ele já mostra a foto no próprio twitter, sem a necessidade de sair da página.
Acho que o conceito de blog está sendo redefinido com o tumblr e talvez no futuro todos os serviços de blogging da internet possuam o mesmo estilo do tumblr.
Ele pretende ser algo revolucionário para a blogosfera, se utilizado da maneira correta pelos usuários corretos. Se o tumblr realmente for definido como um blog e reconhecido como tal, ele seria na verdade um blog diferente, que pretende mudar todo o estilo dos blogs existentes atualmente.
Caso você queira experimentar o tumblr, acho que ele possui recursos interessantes, mas para quem possui um twitter e um blog em outro serviço de blogging sem ser o tumblr, acho meio desnecessário.
0 comments:
Postar um comentário