A maioria das pessoas quando utiliza o computador, desliga-o depois. O problema é que elas vão utilizá-lo de novo após um curto espaço de tempo.
Quando o computador é um notebook, algumas pessoas deixam no modo de espera/hibernação e quando elas vão ligar o notebook ele já está ligado. Há também pessoas que desligam notebooks, mas esses são casos mais raros.
Quais são os benefícios de colocar no modo de espera? E os malefícios de desligar o computador e ligá-lo logo depois?
Quando o computador liga, ele passa pelo processo do boot. Eu já falei sobre isso aqui, mas recapitulando: é o processo que checa se todos os componentes de hardware do computador estão fucionando corretamente. Qual o problema nisso? O problema é que toda vez que o computador está realizando esse processo, o HD gira muito mais rápido.
Ou seja, se o computador estiver ligado, for desligado e depois ligado de novo em um curto período de tempo, o HD girará mais rápido sem necessidade, porque antes ele já estava ligado. Quando o HD gira mais rápido, ele pode ser arranhado, e isso reduz muito a capacidade de leitura dele, o que deixa o HD lerdo e o computador lerdo.
Se o disco for um SSD, esse problema não acontecerá porque o SSD não gira. Porém, esse processo de ligar e desligar o computador toda hora, dependendo do caso, pode até levar uma peça à falência, já que toda hora a energia será cortada repentinamente e fornecida repentinamente também.
Com isso, ligando e desligando o computador toda hora, você pode queimar alguma peça do seu computador, tendo que trocá-la ou comprar um novo computador inteiro, dependendo da peça que foi queimada.
Esse problema é ainda mais horrível em notebooks. Se você for desligar um notebook, é melhor fechá-lo para que ele fique no modo de hibernação. Com isso, ele ficará ligado, mas gastando muito menos energia.
Com isso, o HD dele não girará rápido demais ao ligar o computador e ele não vai correr o risco de ter alguma peça queimada.
Algumas pessoas chegam a ligar um notebook mais de 3 vezes por dia, e isso pode ser extremamente prejudicial. No processo de reiniciação do computador, o boot também ocorre, e as pessoas reiniciam o notebook várias vezes ao dia, e isso pode ser extremamente prejudicial para o HD.
Mas é óbvio, se tiver que reiniciar por causa de uma atualização do sistema ou de uma instalação de um programa, reinicie, mas isso não precisa ser feito 10 vezes ao dia. Deixe o seu notebook no modo de hibernação ao inves de desligá-lo e quando ele ficar muito lento, aí sim reinicie-o ou desligue-o e espere um tempo para ligá-lo de novo.
Ou seja, o grande problema é que você pode perder algumas peças importantíssimas se o boot for feito no seu computador toda hora, então a recomendação é: se você tem um computador, tente ligá-lo apenas uma vez por dia e se o computador for potente, ao inves de desligá-lo deixe no modo de hibernação. Se você for sentir que vai ligá-lo mais de 3, 4 vezes no dia, deixe-o no modo de hibernação e desligue apenas no fim do dia.
Se você possui um notebook, deixe-o no modo de hibernação e reinicie apenas quando tiver que instalar algo. Desligue-o e ligue após um tempo ou reinicie-o apenas quando sentir que ele ficou lento. A recomendação básica para notebooks é deixar sempre no modo de hibernação, porque um notebook é menos potente e se ele der algum problema, será mais difícil trocar apenas uma peça.
Se tiver que desligar, desligue somente se você for demorar um pouco para ligá-lo de novo.
Outra recomendação também fica: desligue o seu computador de vez em quando para que ele não fique muito lerdo ou para que uma peça não queime por ficar trabalhando continuamente. Não dá para deixar um computador ligado a todo tempo também.
O recorde de deixar um computador ligado por mais tempo foi um Mac Pro (não confundir com MacBook Pro) que ficou ligado 5 ou 6 meses sem reiniciar e ele só reiniciou após esse tempo por causa de uma atualização do sistema. Talvez até tenham batido esse recorde e eu nem sei, mas acho difícil.
Qualquer dúvida, recomendação, sugestão, etc, envie um email para o blog ou siga o blog no twitter e mande um reply.
Tenho um notebook HP Pavilion dv6000 e sempre o desligava, mas ultimamente estava deixando no modo de hibernação. Fiquei em dúvida se era prejudicial, mas ao ler o seu texto, vejo q estou fazendo o certo. Muito obrigada pela dica.
ResponderExcluirSe o notebook for relativamente bom, não há problema algum em deixar no modo de hibernação, é até melhor porque o HD não fica tão prejudicado assim.
ResponderExcluirPorém, é recomendável desligar uma vez ou outra para o sistema se recompor de vez em quando.
Foi muito bom, com suas dicas ganhei muita mais esperiência este é um ótimo Blog.
ResponderExcluirAcredito que a maioria das pessoas pensam que o correto mesmo é desligar sempre o pc ou o not sempre após o uso. Valeu pelas dicas.
ResponderExcluirKkk, nunca vi tanta asneira por cm2 de tela... "Girar rápido" arranha o disco, ahahah, que piada...
ResponderExcluirPiada mesmo !!! "Girar rápido" kkkk, TODO ! SIM, TODO equipamento eletronico tem um tempo de vida em horas uteis, sim se puder desligar cada vez que terminar de usar é a melhor opção, isso é lenda deixar ligado economiza o PC, isso serve para SERVIDORES ! que, transistores, capacitores e etc com o processo de aquecimento e esfriamento, acabam se danificando. e lembrem-se o PC desligado é uma atitude ecologicamente correta !
Excluir