quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Wi-Fi vs. WiMAX

A tecnologia é uma constante concorrência entre empresas, protocolos, ideias e até novas tecnologias que chegam ao mercado.

Isso aconteceu com o Blu-Ray e o HD DVD, acontece com o Flash e o HTML5, e acontece também com o Wi-Fi e o WiMAX.

Eu já falei sobre tecnologias wireless nesse blog mas não expliquei o que vem a ser o WiMAX e quais são as diferenças entre o Wi-Fi e o WiMAX, que está sendo tão comentado ultimamente.

Na verdade, não é bem uma concorrência, mas eu acredito que a longo prazo o WiMAX substituirá o Wi-Fi.

O Wi-Fi é a tecnologia para acesso à internet sem fio mais utilizada atualmente no mundo, provavelmente atrás apenas do 3G.

O Wi-Fi pertence ao padrão IEEE 802.11, que é basicamente um padrão que regula os tipos de Wi-Fi e a tecnologia 802.11 pode ter vários tipos, sendo que o mais rápido é o tipo "n". Os aparelhos vendidos atualmente vêm em sua maioria com o 802.11g, mas aos poucos cada vez mais aparelhos com o "n" são vendidos.

O Wi-Fi foi criado pela empresa Wi-Fi Alliance, que detém o logo, as patentes e é quem promove a tecnologia WLAN (Wireless LAN, ou seja, outro nome para Wi-Fi).

O Wi-Fi tem um alcance relativamente pequeno e não suporta velocidades tão altas. Ele é uma internet sem fio mais para ser utilizada em casa mesmo.

O WiMAX foi criado pelo WiMAX Forum e ele tem a grande vantagem de poder ser mais rápido que o Wi-Fi (ainda não é) e ele suporta vários usuários conectados. Não vou entrar em muitos detalhes técnicos aqui, mas por causa de algumas complicações, o Wi-Fi é melhor para "consumidores comuns", que utilizam a tecnologia sem se importarem em saber como ela funciona.

Outra vantagem do Wi-Fi sobre o WiMAX é que ele suporta uma conexão ad-hoc ou P2P entre os usuários sem a necessidade de um ponto de acesso, e para fazer isso com o WiMAX, os usuários precisam estar ao alcance do ponto de acesso.

Na verdade, o Wi-Fi e o WiMAX são complementares. O operador do WiMAX se conecta com a torre metropolitana de WiMAX e ela manda o sinal Wi-Fi para o usuário. Isso permite que o usuário coloque o "receptor" do WiMAX em uma área onde o sinal pega melhor e ele ainda vai poder utilizar o WiMAX de qualquer lugar de sua casa.

O WiMAX possui um alcance muito longo, de vários quilômetros e por isso ele é ideal para cidades. Ele já foi e ainda está sendo testado nos EUA e em alguns outros lugares do mundo e a grande vantagem é que o alcance dele é bom.

Ele é uma torre na cidade, e não uma internet pessoal. Por isso, ele tem que ser muito rápido e ter um alcance muito bom.

Mas como eu já expliquei anteriormente, ele apenas complementa o Wi-Fi, mas eu acho que no futuro toda a internet sem fio vai ser por WiMAX e 3G (4G, 5G, ou seja lá qual for o G).

Com isso, um ainda não substitui o outro e ainda não é uma concorrência direta, porque o Wi-Fi é amplamente utilizado e o WiMAX precisa amadurecer mais um pouco.

Porém, no futuro, acho que possa existir alguma concorrência e como o WiMAX tem um alcance maior, ele provavelmente substituirá o Wi-Fi.

Quaisquer dúvidas, postem nos comentários ou enviem um email.

3 comentários:

  1. Faltou explicar o padrão de uso do WiMAX e como a conexão é feita para a internet, além de suas velocidades, dependendo do padrão usado.
    Mas ta muito boa a matéria aqui xD

    ASS: PUTZ!

    ResponderExcluir
  2. Vc esqueceu de informar que o Brasil está iniciando o processo de integração do WiMAX, pq vivo em BSB e jah vi propagandas dessa tecnologia no Plano Piloto. Seria interessante vc comentar sobre isso ;D

    ResponderExcluir
  3. É, na verdade eu não entendi muito bem como a conexão com a internet é feita por isso eu não postei aqui. As velocidades são variáveis, e atualmente está pior que o Wi-Fi, mas em alguns casos ele chega a 1Gbps e já tem pesquisas para se chegar aos 10Gbps.

    Mas, pesquisando um pouco aqui, a conexão é basicamnte assim:

    Há uma torre que transmite o sinal para outras torres transmissoras que trasmitem o sinal para os receptores. O usuário precisa de uma antena receptora, da qual sai a conexão e ela (a antena) é conectada no notebook ou no computador por meio da placa de rede.

    O receptor é uma pequena caixa, mas ela pode ser incorporada a um laptop assim como o Wi-Fi existe nos laptops hoje em dia. Além disso, ele pode ser um cartão PCMCIA, mas eu acho que essa seria uma forma mais incomum do receptor.

    É um sistema meio complicado de entender, mas no final, funciona.

    O Brasil realmente está iniciando no WiMAX mas ainda é muito superficial. Quando estiver mais sólido um pouco eu com certeza vou comentar sobre isso.

    O WiMAX ainda é um padrão meio misterioso para mim, porque eu não sei direito como ele funciona. Tentei colocar o máximo que eu sabia nesse post, isso porque eu fiz algumas pesquisas. eu sei que eu poderia ter esperado um pouco mais para postar sobre isso, foi falha minha, mas pelo menos já deu uma clareada nas ideias dos leitores.

    No futuro, isso vai ser uma tecnologia mais presente na vida humana. Enquanto não é, vamos utilizar o Wi-Fi mesmo...

    ResponderExcluir