domingo, 10 de outubro de 2010

IPS: O que é e como funciona

Uma das tecnologias de telas que está bombando nos últimos meses é o IPS. A pessoa só ouve falar disso, só vê televisores e outros dispositivos com essa tecnologia e na maioria das vezes, ninguém sabe como essa tecnologia funciona nem os benefícios que ela pode trazer.

IPS (In-Plane Switching, sem tradução decente para o português) é uma tecnologia que existe em telas LCD que melhora muito a qualidade da imagem.

A grande questão é: como isso ocorre? Em telas com IPS, os cristais líquidos são alinhados na horizontal, e isso melhora a qualidade da imagem porque permite uma maior taxa de atualização (até 240Hz) e permite um melhor tempo de resposta, além de impedir distorções na imagem de um ângulo de até 178º.

Isso significa que a imagem não deixará aquele "rastro fantasma" e as telas sensíveis a toque que tenham IPS não ficarão com aquele branco em volta da área tocada.

O grande ponto é a não distorção da imagem. Em uma tela LCD comum, quando você observa a imagem de lado, sem estar diretamente na frente da TV, algumas cores se distorcem. Em uma tela com IPS, isso não acontece, a cor tem a mesma qualidade vista de todas as direções em um ângulo de até 178º.

Ou seja, se a pessoa estiver vendo a tela de um ângulo de 179º, a cor apresentará distorções. Se ela estiver vendo a tela de um ângulo igual ou menor que 178º, a cor não ficará distorcida.

Essa distorção é muito comum nas telas atualmente, dá para notar facilmente uma distorção. Acontece geralmente quando a cara de uma pessoa fica azul, por exemplo. Em uma tela com IPS isso não acontece, a cara de uma pessoa terá sempre a mesma cor, desde que seja vista em um ângulo de até 178º.

Com uma alta taxa de atualização e um pequeno tempo de resposta, a imagem apresentará uma qualidade bem melhor, principalmente se houver movimento, porque não haverá o "rastro fantasma".

Aliando isso a um bom brilho, a qualidade da imagem fica excelente. A cor fica real e a sua vista não fica cansada, porque a taxa de atualização da tela é altíssima. Você dificilmente se cansará de ficar olhando para a tela. Isso melhora muito a qualidade da imagem e fica muito melhor para consumir conteúdo em uma tela com IPS do que em uma tela sem IPS.

O melhor jeito de sentir a diferença é comparando duas telas: uma com a tecnologia e outra sem a tecnologia. Com isso, a conclusão é que uma tela com IPS é bem melhor e a imagem fica muito melhor nela.

Quando for comprar uma TV ou algum aparelho eletrônico, veja se a tela tem IPS, porque isso pode fazer uma diferença enorme na visualização de filmes e fotos, por exemplo. Além do mais, qualquer imagem fica muito mais agradável de se olhar em uma tela IPS do que em uma tela normal.

Só dá para perceber bem a diferença comparando as duas telas. Se você nunca viu a diferença, quando vir vai querer jogar as telas que não tem IPS no lixo.

Quaisquer dúvidas, postem nos comentários ou enviem um email.

0 comments:

Postar um comentário