O Google Discovery anunciou que o Google criou um novo formato de imagens, chamado de WebP. A proposta desse formato é mantera mesma qualidade do JPEG, que é um dos formatos de imagens mais utilizados atualmente (isso se não for o mais utilizado) reduzindo o tamanho da imagem.
O Google fez pesquisas e descobriu que o elemento nas páginas da internet que é responsável por aumentar muito a latência (o tempo de resposta entre o seu computador e o servidor) é justamente a imagem. Com o WebP, as páginas serão carregadas mais rapidamente, já que a imagem será menor, mas a qualidade dela não será prejudicada.
Se os sites adotarem isso, você terá uma impressão de que a sua internet é mais rápida, justamente por carregar as imagens mais rapidamente.
Em breve o formato WebP suportará transparências, podendo até mesmo substituir o PNG. Como a Google é uma empresa inovadora que investe e pensa no futuro, ela fez isso justamente para que a internet fique mais "leve" como um todo.
Acho que a longo prazo, praticamente todas as páginas da internet terão imagens nesse formato. Agora só resta o Google divulgar a ideia para que os sites a adoptem e tudo fique mais rápido.
Nós, blogueiros de plantão, agradecemos!
ResponderExcluir