quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Como se expressar em 140 caracteres


Antes de começar a falar sobre o assunto do post, gostaria de parabenizar o blog e os leitores porque esse é o post 101. O blog está crescendo a cada dia que passa, graças a vocês leitores, que fazem a divulgação desse blog.


Eu já falei várias vezes do twitter aqui. Eu consegui o novo twitter ontem e tudo o que eu tenho a falar é que ele é muito melhor que o twitter antigo.


O twitter permite um tweet de até 140 caracteres. Muitas vezes a pessoa não consegue se expressar nesses 140 caracteres, e tem que continuar sua ideia no tweet seguinte. Se o twitter cobrasse para planos para twittar com mais caracteres, tenha a certeza de que várias pessoas pagariam, incluindo eu.

O grande ponto do twitter é ser ao mesmo tempo coerente, coeso e conciso. Ele pode inclusive ajudar algumas pessoas a melhorarem sua redação, já que elas devem transmitir toda a informação em até 140 caracteres.

Como eu já twitto há algum tempo, posso dar algumas dicas com relação a isso.

A primeira é: Omita as palavras desnecessárias. Por exemplo, a preposição "e" pode ser omitida em vários casos. Omita também os pronomes se a desinência do verbo indicar a pessoa. Exemplo: Você quer twittar "Eu queria comer doces hoje". Você poderia simplesmente dizer "Queria comer doces hj". Vários caracteres foram economizados nessa brincadeira.

A segunda dica é justamente essa: utilize abreviações. Eu não sei o porquê, mas há algum tempo as pessoas erravam demais na internet, abreviavam demais. Hoje isso está melhor um pouco e as pessoas estão abreviando menos e não colocando acentos. Eu particularmente não gosto de colocar acentos quando estou no MSN, mas talvez no twitter seja necessário para demonstrar um domínio do idioma, principalmente se você tiver vários seguidores.

As abreviações mais comuns são:
  • "q" - que
  • "hj" - hoje
  • "qnd" - quando
  • "td" - tudo
  • "d" - de. Essa você pode abreviar somente quando não há realmente mais coisas para reduzir, porque eu acho meio feio escrever somente a letra "d" para simbolizar a preposição "de".
  • "p" - para. A mesma observação da abreviação anterior vale para essa.
  • "pq" - porque, por que, porquê ou por quê. Obviamente vai depender do contexto.
  • "vc" - você. É a mais comum de todas.
  • "qr" - quer. Só a utilize às vezes, somente quando não há mais coisas para reduzir mesmo.
  • "c" - com. A mesma observação para a abreviação de cima vale para essa.
  • "hr" - hora. A mesma observação para a abreviação acima dessa vale também para essa.
  • "mto" ou "mt" - muito. Convém utilizar essa abreviação de vez em quando para economizar caracteres do tweet ou da mensagem.

Essas são apenas algumas abreviações que eu lembrei, mas há várias. Tente resumir ao máximo a informação que você quer transmitir no twitter, e caso não dê em um tweet, retire a última palavra dele e escreva "(cont)" ou "(+)" e escreva a mesma coisa no início do próximo tweet, para indicar que a informação ou frase não acabou e continua no próximo tweet.

A chave para tudo é tentar ser bem conciso e resumir o seu tweet para que você consiga transmitir toda a informação em apenas 140 caracteres. Algumas vezes isso não será possível, então é melhor utilizar a técnica de continuação que eu expliquei acima. 


Além disso, caso você prefira digitar algo no bloco de notas, por exemplo, e tirar um screenshot, colocar no twitpic e twittar isso, dará para falar muita coisa em apenas uma imagem. Daí que deve vir o ditado: "Uma imagem vale mais que mil palavras".


Vale lembrar que isso vale não somente para o twitter, mas para mensagens de celular, por exemplo, que no geral têm um limite de 170 caracteres, mais ou menos.


É bom lembrar que a letra "e" geralmente significa a preposição "e", e que a palavra "eh" quer dizer "é". Apesar de várias pessoas utilizarem o "e" para indicar tudo, convém ao menos colocar acento para diferenciar as duas palavras.


Por favor, tente não cometer erros de português graves e se você seguir essas dicas, com o tempo você estará falando muita coisa em apenas 140 caracteres (ou até menos).

Caso tenha alguma dúvida sobre algum assunto relacionado à tecnologia, mande um email para o blog ou comente logo abaixo de algum post.

5 comentários:

  1. Parabéns - Quando chegar ao post 1000 vamos fazer uma festa! Continue assim!

    ResponderExcluir
  2. Só uma observação: se o Twitter abrir mão do limite de 140 caracteres, ele perde sua essência, virando um "novo orkut".

    ResponderExcluir
  3. mas tenho certeza que pessoas como eu comprariam meio que um plano para twittar com mais caracteres. Ele não iria virar um novo orkut, é só não permitir tweets de 1000 caracteres. acho que tweets de até no máximo 300, 400 caracteres tudo bem, mas ele não viraria um novo orkut aumentando um pouco seu limite.

    ResponderExcluir
  4. O legal do twitter eh q na verdade ele eh feito para ser usado por qualquer celular, pois o celular aceita 160 caracteres (não 170 como no post) para mandar SMS e o twitter nada mais eh q vc mandar seu tweet por ele, pq ele eh feito a partir da ideia q 20 caracteres são utilizados como o nome do usuario e os 140 restantes (q o twitter utiliza) para sua mensagem...

    ResponderExcluir
  5. Na verdade, a quantidade de caracteres depende da operadora. A minha aceita 170 caracteres em uma mensagem, mas eu sei que varia de 160 a 170 caracteres. Eu falei 170 porque a que eu uso aceita 170.

    ResponderExcluir